Nono Ano

PORTUGUÊS: A9A/A9B

AULA  12 - semana 21 - 16/11

O texto conta a história de um homem que “entrou pelo cano”.

                                                               O Homem que entrou pelo cano

Abriu a torneira e entrou pelo cano. A princípio incomodava-o a estreiteza do tubo. Depois se acostumou. E, com a água, foi seguindo. Andou quilômetros. Aqui e ali ouvia barulhos familiares. Vez ou outra um desvio, era uma seção que terminava em torneira.

Vários dias foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era interessante.

No primeiro desvio, entrou. Vozes de mulher. Uma criança brincava. Então per­cebeu que as engrenagens giravam e caiu numa pia. À sua volta era um branco imenso, uma água límpida. E a cara da menina aparecia redonda e grande, a olhá-lo interessada. Ela gritou: “Mamãe, tem um homem dentro da pia”.

Não obteve resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu pelo esgoto.

                           BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras Proibidas. São Paulo: Global, 1988, p. 89.

                                        

1. O conto cria uma expectativa no leitor pela situação incomum criada pelo enredo. O resultado não foi o esperado porque:

(A) a menina agiu como se fosse um fato normal.

(B) o homem demonstrou pouco interesse em sair do cano.

(C) as engrenagens da tubulação não funcionaram.

(D) a mãe não manifestou nenhum interesse pelo fato.

Leia o texto abaixo:



2. A atitude de Romeu em relação a Dalila, na tirinha acima, revela

(A) compaixão.

(B) companheirismo.

(C)insensibilidade.                                                                                                                                                                 (D) revolta.

 

 

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda aos itens 3, 4 e 5.

                                                        Puro preconceito

É razoável que as pessoas tenham medo de assaltos. Eles se tornaram rotina nos centros urbanos e, por vezes, têm consequências fatais. Faz todo sentido, portanto, cuidar-se, evitar algumas regiões em certos horários e, até, evitar pessoas que pareçam suspeitas.                                                                                                                                                                            E quem inspira desconfiança é, no imaginário das pessoas, mulato ou negro. Se falar com sotaque nordestino, torna-se duplamente suspeito.                                                                                                                                                                          Pesquisa feita em São Paulo, contudo, mostra que essas ideias não têm base na realidade. Não passam de preconceito. Dados obtidos de 2901 processos de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) entre 1991 e 1999 revelam que o ladrão típico de São Paulo é branco (57% dos crimes) e paulista (62%). Os negros, de acordo com a pesquisa, respondem por apenas 12% das ocorrências. Baianos e pernambucanos, juntos, por 14%. O estudo é estatisticamente significativo. Os 2901 processos correspondem a 5% do total do período.                                          Mas, por mais frágil que fosse a pesquisa, ela já serviria para mostrar que o vínculo entre mulatos, negros, nordestinos e assaltantes não passa de uma manifestação de racismo, do qual, aliás, o brasileiro gosta de declarar-se isento. (...)                                                                                                                                                                                                              Fonte: Folha de São Paulo, 06 de março de 2001. (Com adaptações)

 

3. O ponto de vista defendido no texto é o de que

(A) precisamos de mudanças para vencer a desigualdade social.

(B) negros e pernambucanos, juntos, somam 14% das ocorrências de crimes.

(C) é falsa a ligação entre criminalidade e cor da pele ou origem.

(D) é falsa a ideia de que o Brasil é um país cheio de contradições.

 

4.  Para defender o  ponto de vista, nesse texto são apresentadas

(A) opiniões de policiais.

(B) opiniões das pessoas.

(C) dados estatísticos.

(D) depoimento das vítimas.           

                                           

5. No trecho “têm consequências fatais”(1º parágrafo), a palavra têm relaciona-se

(A) aos horários

(B) a algumas regiões

(C) ao medo

(D) aos assaltos

 

 

 



6. A charge acima revela                                                                                                                                                                                                                 (A) um questionamento ao fato de que relacionamentos reais estão em alta entre as pessoas.                                                                                               (B) uma importância exagerada que se dá para as relações sociais na atualidade.                                                                                  (C) uma crítica ao fato de que as pessoas preferem as redes virtuais de relacionamento.                                                                            (D) uma descrição das sociedades humanas no mundo globalizado.                                                                                                           (E) uma constatação de que a rede de computadores é um espaço mais eficaz para as relações humanas.

 

7. Ao exclamar “EM TODOS!”, no 2º quadrinho,  a personagem quer dizer que

(A) está presente em todos os lugares onde é possível acessar todas as redes sociais citadas.

(B) está postando todos os seus passos e sua vida no Orkut e no Facebook.

(C) está em todos os sites, blogs e redes sociais existentes.

(D) é um usuário de todas as redes virtuais de relacionamento citadas na pergunta da amiga.

 

8. A palavra “RARAMENTE”, no último quadrinho, poderia ser substituída, por

(A) frequentemente

(B) dificilmente

(C) geralmente

(D) incessantemente

 9. Em textos como as tirinhas vemos que a linguagem apresentada pode misturar imagens ou desenhos(linguagem não verbal ou visual) com as falas das personagens (verbal). No caso da tirinha acima, a linguagem pode ser identificada como

(A) verbo-visual.

(B) não verbal, apenas.

(C) verbal, apenas.

(D) verbo-visual em três quadrinhos, apenas.

 10. No 3º quadrinho, quando a personagem diz “ATÉ NO TWITTER?”,  sua pergunta expressa

(A) incômodo

(B) indignação

(C) surpresa

(D) raiva


AULA  11 - semana 19 - 03/11

                                                                                           Assaltos insólitos

Assalto não tem graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota.

Uma vez me contaram de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação.

Pois lá estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos.

Mal teve tempo de tomar uma atitude e já ouvia:

— É um assalto, fica quieto senão leva chumbo.

Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta:

— Cadê o patrão?

Num rasgo de criatividade, respondeu:

— Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta.

— Então vamos lá dentro, mostre tudo.

Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer:

— Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom.

Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados.

Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos.

Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo.

                                                          SANTANNA Affonso Romano. PORTA DE COLÉGIO E OUTRAS CRÔNICAS São Paulo:Ática 1995. (Coleção Para gostar de ler).

1-  O dono da casa livra-se de toda sorte de tragédias, principalmente, porque

(A) aconselha a levar o som.

(B) conta os defeitos do patrão.

(C) mente para os assaltantes.

(D) mostra os objetos da casa.

 2-  No trecho “e o marido se entregara a essa terapêutica atividade” , a expressão destacada substitui

(A) fazer compras.

(B) ir ao mercado.

(C) narrar anedotas.

(D) pintar a casa. 

3-  É exemplo de linguagem formal, no texto

(A) “dito-cujo”. (parágrafo 3, linha 1)

(B) “adentrar”. (parágrafo 3, linha 2)

(C) “pão-duro”. (parágrafo 12, linha 1)

(D) “botam”.  (parágrafo 12, linha 3)

                                                                                                (Angeli. Folha de S. Paulo, 25/4/2006).

4-  Na tirinha de ROMEU e DALILA, há traço de humor em

(A) “Que olhar é esse Dalila?”

(B) “Olhar de tristeza, mágoa, desilusão...”

(C) “Olhar de apatia, tédio, solidão...”

(D) “Sorte! Pensei que fosse conjuntivite!”

 

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Haroldo, um tigre sábio, que para o menino está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia.


5-  Quanto ao 3º quadrinho, especificamente, pode-se afirmar que

(A) a linguagem verbal representa o descontentamento de Calvin.

(B) a linguagem é mista, porque é verbal e não verbal.

(C) a linguagem não verbal comunica a insatisfação de Calvin.

(D) a linguagem representa a comunicação verbal e não verbal.

 

 Leia, com atenção, o texto a seguir para responder às questões 6 e 7:


             Disponível em: https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/ype=3theater

 

6-  A expressão facial de Armandinho, no primeiro quadrinho, associada ao texto verbal revela

(A)  alegria.

(B)  aborrecimento.

(C)  raiva.

(D) tranquilidade.

  7-  Levando em conta a linguagem verbo-visual, ou seja, não verbal, da tirinha acima, infere-se, na visão de Armandinho, que a palavra justiça

(A)  embora tenha mudado de significado, está acontecendo para todos.

(B)  mantém seu significado e é igual para todos os cidadãos.

(C)  mudou de significado, pois não está sendo feita.

(D)  não mudou de significado, ela apenas tarda, mas não falha.

 

Leia o informativo que a prefeitura da cidade de Saudades, Santa Catarina, produziu.

 


8-  Observando o texto, pode-se perceber a referência direta ao leitor no trecho:

 (A) “Lavar as mãos frequentemente com água e sabão”.

    (B) “Evitar aglomerações.”

    (C) “Usar álcool em gel.”

    (D) “Não faça o vírus circular, fique em casa!”

 

9-  Responda – Se fosse acrescentar outra(s) maneira(s) de prevenção ao informativo, o que você acrescentaria?

 10-  Comente – Em Pelotas, as medidas de prevenção ao novo coronavírus têm sido adotadas e respeitadas? O que você tem observado na nossa cidade?                    


AULA  10 - semana 17 - 26/10

PROFESSORAS – Ângela Mattos, Márcia Nunes, Camilla Arenhart

 ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR LÍNGUA PORTUGUESA / HISTÓRIA

DATA PARA ENVIO DA ATIVIDADE: 16/12

 A partir da leitura do Art. 3⁰ da Constituição Federal de 1988 e do Art. 4⁰ do Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, produza um texto de 15 a 20 linhas, refletindo sobre os limites das leis e a necessidade de a sociedade civil sempre pressionar o governo e as autoridades para garantir que aquilo que está assegurado nas leis seja cumprido na prática; reflita também, sobre a importância da sociedade e dos funcionários públicos estarem sempre vigilantes para que as leis sejam obedecidas, responsabilizando aqueles que não cumprem à legislação.

 

ATENÇÃO:

A atividade deverá ser encaminhada para a professora de Português e para a professora de História (uma atividade para duas disciplinas).

Na elaboração do texto, atente para: parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão; pontuação; texto coerente com o assunto; uso da norma culta.

 

 

    E-mail: aangelacmattos@gmail.com (A9A)          E-mail  mnduarth@gmail.com (A9B)

 

 AULA  9 - semana 15 - 13/10

O texto a seguir é um conto.

Nas atividades anteriores, tivemos a oportunidade de observar algumas características desse gênero textual. Devemos lembrar que cada conto, além dos elementos que são comuns ao gênero, apresenta as suas circunstâncias, o seu “corpo”, o seu contexto.

 ·         Leitura -  Leia o conto do autor paulista JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA com atenção, para que você consiga compreender as peculiaridades do que está sendo contado, para que possa “entrar” na narrativa e no mundo das personagens.

                                                                                                     Aos 7 e aos 40

 Foi assim: à mesa do café, o pai disse que ia ao entreposto carregar o caminhão. Eu perguntei se podia ir; ele disse, Pode, vamos! Luiz, que tinha ido lá uma vez e voltara aborrecido, Não tem nada pra fazer, ficou me olhando, incrédulo, seu silêncio dizia, Você vai se arrepender, e deu de ombros. Irritava-se, sempre, quando eu me recusava a aprender o que ele, para o meu bem, queria me ensinar. Talvez porque, eu já pensava, a gente aprende mais indo até as coisas do que com as palavras dos outros. A mãe sorriu, reconhecendo um tanto dela em mim, muito além da cor de seus olhos e da curva de suas sobrancelhas.

E, então, fomos, eu e o pai, no caminhão a trovejar pelas ruas, a carroceria vazia, o dia menino, o sol ainda preguiçoso sobre as casas. No banco, entre nós, nada, só uma fatia de espaço, para o nosso conforto. Não precisávamos de mais: as nossas presenças se tocavam. A gente ali, sendo eu e ele, pai e filho na recém-nascida manhã.

Não demorou, chegamos ao entreposto, enorme depósito de cereais junto à rodovia. Dali dava para ver nossa cidade lá embaixo, embutida na planície verde. À beira do entreposto, caminhões aguardavam a hora de serem carregados. O pai estacionou, fomos lá dentro – ele pegando o caminho do escritório, eu atrás, desorientado com aquela grandeza. Sacas e mais sacas (de arroz, café, feijão, milho) formando imensas pilhas que atingiam o teto; dezenas de homens musculosos, sem camisa, pano enrolado na cabeça como turbante, transportando as mercadorias de um lado para o outro. O chão coberto por uma película de pó branco, cascas de amendoim, linhas de estopa. O mundo ali, numa maneira de ser que eu desconhecia – e que se mostrava para mim como o pássaro entre a ramagem da árvore.


No escritório, um cercado de vidro no fundo do entreposto, sentamos num banco de madeira e aguardamos a nossa vez. O pai quase sorria, ele no seu lugar de lucro e contentamento; eu, ao seu lado, assistia ao vaivém que os carregadores teciam com seus pés naquele lugar imenso. Conversavam, gritavam, riam alto, como se levassem às costas asas e não pesadas cargas. Um e outro cantavam, os braços brilhando de suor, as faces sujas de poeira. Distraí-me: com aquilo tudo à minha frente, não havia como ficar em mim, era uma obrigação me entregar.

Assim, quando me dei conta, o pai me pegava pelo braço, Vem, e eu fui, obediente, mas ainda voltando-me para trás, querendo mais, lá no fundo um guindaste começava a se mover. Era o fim, mas o fim apenas da primeira parte. Porque o pai, depois de alguns minutos, atendendo ao sinal de um homem, ligou o caminhão e se pôs a entrar, devagarinho, no armazém. Logo os carregadores começaram a trazer sacas e organizá-las num canto da carroceria.

Eu desci da boleia, queria me gastar naquela observação. Atravessei o entreposto procurando um lugar só meu, para ficar comigo, vendo o que eu via – aquele desenho de vidas. Achei uma pequena pilha de sacas de amendoim. Subi ao seu topo, sentei-me. Nenhum véu, tudo nu adiante, para mim. E ainda tinha o cheiro: cheiro cru, de grão de terra transformado em grão de alimento, cheiro demais de vida, de vida brava, senhora das mudanças. De repente, senti: era tanta – e silenciosa – a minha alegria que uma ponta de tristeza já se insinuava. Deixei que viessem, as duas, e me confundissem, eu queria sentir o que sentia àquela hora, uma força presente e a outra futura. O instante e a sua sombra.

Foi assim. Eu cheguei em casa sendo outro, excitado de quietude, maior na minha miudeza. Luiz me viu daquele tamanho e não ligou para a nossa diferença. Fui para o nosso quarto, sentei-me em frente à janela, eu me tornando (também) a vista lá de fora. Desejava, febrilmente, que continuasse tudo daquele jeito: que as coisas, no seu ser apenas, me espantassem sempre. Era o vital para mim: a vida com seus visíveis movimentos. E a gente, cada um no seu posto, nem dentro, nem fora. Entre.        

                           Fonte:  https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2016/10/1824990-leia-conto-inedito-de-joao-anzanello-carrascoza.shtml?origin=folha                                                                             

·          Atividade 7 -  Produção textual   

 Escreva as suas impressões sobre o texto lido, de modo que apresente – as suas observações sobre o personagem principal, sobre o ambiente que ele descreve e sobre a forma como você compreendeu a experiência desse personagem no conto.

                  Sugestão:  10 a 15 linhas

Atividade 8 -  Oralização

 A ideia para essa atividade é exercitar a oralidade, por meio de uma leitura expressiva e fluente, de forma que você possa demonstrar a compreensão do conto trabalhado, respeitando a pontuação apresentada, o ritmo, as pausas, a entonação correta.

A leitura expressiva de um texto auxilia no processo de interpretação, sendo, assim, muito importante para o estudo da oralidade e, também, da escrita.

 

Como fazer?

 

·         Produção de podcast

 

Podcast é um material entregue na forma de áudio. Muitos sites jornalísticos, atualmente, têm usado esse recurso de multimídia para compartilhar conteúdos, sendo alternativa para quem não tem tempo de ler e prefere ouvir o conteúdo. Para nós, nesta atividade, especificamente, o objetivo é abordar a linguagem oral de forma criativa e original.

 

A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho multimídia homónimo, da Apple Inc., que é sigla de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) - e broadcasting (radiodifusão). O conjunto de ficheiros ou arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.  FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting

 

·         Você poderá assistir a um tutorial sobre como produzir um podcast, através do link  a seguir

https://www.youtube.com/watch?v=Drx0lxATDK4

 

·         Depois de baixar o aplicativo, você vai gravar a sua leitura do conto Aos 7 e aos 40.

 

Treine a leitura, repita quantas vezes achar necessário, até que esteja pronto para fazer a gravação final – lembre-se que o aplicativo possibilita eliminar uma gravação e gravar novamente.

Procure ler usando um tom de voz alto e claro.

 

·         Em seguida, envie para o e-mail da professora, como de costume, juntamente com a atividade 7.

 

Se tiver algum problema para realizar a atividade, entre em contato com a professora com antecedência, para que seja possível resolver o problema e você possa entregar as atividades dentro do prazo determinado.

 

 

    E-mail: aangelacmattos@gmail.com (A9A)          E-mail  mnduarth@gmail.com (A9B)



AULA  8 - semana 13 - 28/09

Para esta atividade, você vai precisar reler o texto  Circuito fechado 3, do autor Ricardo Ramos, de onde foram tirados os  exemplos para as atividades anteriores, postadas  no grupo da turma, no dia 13/07/2020.                                                      

Siga este link: http://bailedeliteratura.blogspot.com/2014/03/analise-circuito-fechado-ricardo-ramos.html 

Lembre-se, é o 3º texto!

  

ATIVIDADE 5  -  Questões interpretativas

 

·         O texto Circuito fechado 3 é um conto. Pesquise as características desse tipo de texto e responda:

 

a-      Quais as principais características do gênero conto?

  

b-      Quais dessas características podem ser observadas no texto de Ricardo Ramos?

 

 

·         Esse conto é construído apenas por falas da personagem. Com base nessa informação, diga:

 

a-      É possível saber se a personagem é homem ou mulher? Como?

 

 b-      Como é o dia dessa personagem? Explique.

 

 c-       Procure o significado da palavra circuito. Com base nisso, explique o titulo do texto.

 

 

·         Há no texto expressões usadas em relações pessoais que podem indicar uma situação de prestação de serviços. Exemplo: “Puro, com gelo.”  Possivelmente, esse é um  pedido feito a um garçom.

Retire do texto outros dois trechos que indiquem situações semelhantes.

 

  

·         Marque apenas a alternativa verdadeira em relação ao texto.

             Ao longo do dia, a personagem

a-      (  ) discute com o mesmo interlocutor.

b-      (  ) fala com diferentes interlocutores.

c-       (  ) conversa apenas com pessoas da família.

d-      (  ) dialoga somente com pessoas do trabalho.

 

 

ATIVIDADE 6  - Leia o conto abaixo. Em seguida, resolva as questões propostas, fazendo uma comparação entre os   contos lidos.      

                                                                               No Messenger

 Dois anos de forte amizade virtual, e agora aquele “silêncio” constrangedor: não havia o que                       teclar, era a hora do “ombro amigo”.

                                                                             Leonardo Brasiliense

                           

 

·         Assim como no conto Circuito fechado 3, o conto No Messenger também apresenta um só parágrafo.

No único parágrafo que constitui esse conto de Leonardo Brasiliense observam-se informações.

Marque as afirmativas  que correspondem a essas informações.

(  ) É possível compreender o tipo de amizade.

(  ) Percebe-se quando o fato ocorreu.

(  ) O tempo de duração da amizade está claro no texto.

(  ) É possível entender o que acontece.

 ·         Nos itens abaixo, há seis observações, devidamente numeradas. Leia cada uma delas. Depois, analise quais  podem ser relacionadas a cada conto.

 1.       Apresenta partes de diálogos que mostram interação com vários falantes.

2.       O texto mostra sequência de ações apresentadas em um único parágrafo.

3.       Há predominância de verbos de ação no tempo presente.

4.       Há verbos indicando ações ora no presente, ora no pretérito.

5.       Tem a intenção de contar um fato em um tempo e um espaço.

6.       Há a intenção de criticar as relações entre as pessoas.

É possível relacionar as observações   ___________________  ao conto Circuito fechado 3.

É possível relacionar as observações  ___________________  ao conto No Messenger.


AULA 7 - semana 11 - 14/09

Oi, pessoal!

Nas atividades desta semana, temos a revisão de alguns conceitos importantes para o estudo gramatical na nossa disciplina  e temos, também, a proposta de alguns exercícios.

Para que não haja nenhuma dúvida, entendam a importância do estudo gramatical na língua portuguesa.

A GRAMÁTICA é o conjunto de padrões, de ferramentas e de regras que regem uma língua.

Portanto, o estudo gramatical é importante em todos os níveis de ensino, em todas as séries, porque é através dele que temos a possibilidade de compreender melhor os fatos, as condições e os modos de uso da linguagem, para que possamos usá-la cada vez mais com propriedade, segurança e desenvoltura, na fala e, principalmente, na escrita.

Leia mais em  https://brasilescola.uol.com.br/gramatica

                                                          Então, vamos começar?

 

Leia o texto Circuito fechado 3, do autor Ricardo Ramos, de onde foram tirados os  exemplos, frases e orações  para as atividades 3 e 4.                                                      

Siga este link: http://bailedeliteratura.blogspot.com/2014/03/analise-circuito-fechado-ricardo-ramos.html 

É o 3º texto. E os trechos que se referem a ele, aqui nas nossas atividades, estão entre aspas.

 

 

ATIVIDADE 3  - Copie no caderno, para fixar os conceitos, reler e analisar os exemplos.

                              (Para enviar essa parte, depois de copiar no seu caderno, tire uma foto nítida, envie com a parte 4)

 

                                                     REVISÃOFrase, Oração, Período

 

Frase: unidade de comunicação que pode ser expressa por uma ou por várias palavras, pode apresentar ou não verbo.

Oração: frase que se organiza em torno do verbo.

Período: enunciado com sentido completo, iniciado, geralmente, por letra maiúscula e cujo término é marcado por um sinal de pontuação (ponto-final, ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências). O período pode ser simples ou composto.

 

Veja:

·         “Vinte litros, da comum.”

Podem-se afirmar que essa sequência é uma frase formada pelas palavras que a compõem, pois o sentido pode ser percebido pelo contexto e pelas ligações de sentido entre as palavras. Não há verbo, portanto não pode ser classificada como oração.

  

·         Coloque vinte litros da gasolina comum.

                                  A palavra coloque é um verbo, portanto há no exemplo acima uma oração.

                                  Sendo apenas uma oração, temos o período simples.

 

·         Coloque vinte litros da gasolina comum, veja o nível do óleo e limpe o para-brisa, por favor.

Há três orações, claramente observadas nesse exemplo, considerando que cada uma se organiza em torno de um verbo. São três verbos: coloque, veja, limpe.

Se apresenta mais de uma oração, então temos o período composto.

 

Analisar o modo como os termos – palavras ou orações – se relacionam ajuda-nos a perceber como as ideias se encadeiam em um texto, ou seja, como as relações entre as ideias do texto se estabelecem.

 ATIVIDADE 4  - Resolva os exercícios gramaticais: (Essa parte pode ser feita no Word)

 1-      Marque as alternativas que apresentam orações:

 a-      (  )  “Bem, obrigado, e você?”

 

b-      (  )  “Quanto mais quente melhor.”

 c-       (  )  “Onde está minha camisa amarela?”

 

d-      (  )  “Não, filha, não é assim que se faz.”

 

e-      (  )  “Nem sim, nem não, muito pelo contrário.”

      Período simples ou composto? Classifique cada período abaixo, destacando o(s) verbo(s):

 a-      “É pena, mas hoje não posso, tenho um jantar.”

b-      “Claro, fechei a porta e botei o  carro pra dentro.”

c-       “Nas próximas férias, vou até lá, de carro.”

d-      “Só peço que não seja nada.”

e-      “Veja logo a conta, sim?”

f-       “Se for preciso, dou um pulo aí.”

g-      “Acho que não, penso que não, creio que não.”


AULA 6 - semana 9 - 31/08

PROFESSORAS – Ângela Mattos, Márcia Nunes, Camilla Arenhart

 ATIVIDADE COMPLEMENTAR INTERDISCIPLINAR LÍNGUA PORTUGUESA / HISTÓRIA

 O Diário de Anne Frank

 Após nossa aula virtual, surgiram outras questões sobre O Diário de Anne Frank, então, nessa semana nosso trabalho segue em cima do livro. Quem não leu, deverá fazer a leitura!

  TEXTO 1-Releia este trecho de O diário de Anne Frank que está na página 149, no segundo parágrafo.

 “Bem no fundo, os jovens estão mais solitários do que os adultos”

Li isso e algum livro, e ficou na minha mente. Até onde eu sei, é verdade. Então, se você está se perguntando se ficar aqui é mais difícil para os adultos do que para os jovens, a resposta é não, com certeza. Os mais velhos têm uma opinião formada sobre tudo, são seguros de si e de seus atos. Para nós jovens é duas vezes mais difícil sustentar nossas opiniões numa época em que os ideais são estilhaçados e destruídos, quando o pior lado da natureza humana predomina, quando todo mundo duvida da verdade, da justiça e de Deus.

 texto 2-     ENTENDENDOA ADOLESCÊNCIA- POR QUE É TÃO DIFÍCIL CRESCER?

 A adolescência pode ser definida como uma das etapas do desenvolvimento humano que se caracteriza pelas mais complexas  alterações psíquicas e sociais, sendo estas  influenciadas pela época e  cultura onde estão inseridas.

Em meio a esse turbilhão de mudanças, o adolescente precisa encontrar uma nova visão do mundo e de si, em uma tentativa de redefinir seu caráter social, sexual, ideológico e profissional.

Nesse difícil processo de adolescer, que varia aproximadamente entre  11 e 20 anos, há o surgimento de uma nova identidade (...)

 

Uma nova identidade

As primeiras identificações feitas pelo ser humano são com as figuras parentais, frequentemente, idealizadas como heróis. Entretanto, na adolescência, essas identificações deixam de exercer sua grande influência, pois o sujeito passa a buscar uma nova identidade: já não é mais criança e ainda não se comporta como adulto.

Essa busca, normalmente, gera um progressivo afastamento dos pais.  Porém, não é o distanciamento dessas figuras que o adolescente deseja, e, sim, desvincular-se do seu papel de criança.  O sujeito passa pelo processo de luto pelo seu corpo de criança e aspectos infantis perdidos. Frente a isso, vê-se obrigado a reformular todos os conceitos que até então tinha de si, ao mesmo tempo em que se projeta para a vida adulta, ainda desconhecida.

  

Crises e Angústias

Nessa tentativa de se encontrar, a oscilação entre enormes urgências e postergações, aparentemente ilógicas, aparece de forma marcante.  O adolescente se encontra perdido nas referências de tempo - a infância do passado e a vida adulta do futuro – o que gera grande angústia.

As flutuações de humor também são outro traço típico dessa fase, consequências das variações hormonais e da ansiedade gerada pelas inúmeras experiências e descobertas que o adolescente passa a vivenciar com intensidade.

Baseado no texto da psicóloga Fernanda A. LinharesGuimarães em:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/psicologia/entendendo-adolescencia-por-que-tao-dificil-crescer.htm

 ATIVIDADE 1 Questões interpretativas

 1-      Quanto ao TEXTO 1, responda:

 A-     O que significam, no seu entendimento, as posições e afirmações da personagem nessa parte do diário em especial.

 

B-     Anne compara jovens e adultos. Como a personagem faz essa comparação? Explique com suas palavras.

 

C-     Anne Frank era uma jovem questionadora e estava em busca de si mesma e das próprias convicções.Você concorda com essa afirmação? Por quê?

 

 2-      Quanto ao TEXTO 2, responda:

      “Em meio a esse turbilhão de mudanças...” (2º parágrafo) – A que se refere a expressão destacada?

      A psicóloga afirma que na tentativa de se encontrar o comportamento do adolescente oscila entre enormesurgências e postergações.  O que a autora quis dizer? (Se for necessário, procure o significado das palavras que você não conhece).

      É possível dizer que há relação entre esse texto e o TEXTO 1. Explique essa afirmação.

              ATIVIDADE 2

Reflita sobre os textos 1 e 2. Pense acerca do questionamento feito no título do TEXTO 2.

Escreva um texto que responda a seguinte pergunta :É difícil ser adolescente? Comente sobre as suas dificuldades, se percebe as mudanças emocionais dessa fase, quais são e como lida com elas.

 Escreva com clareza.

Divida seu texto em parágrafos.

Revise a ortografia.

Sugestão: 12 a 15 linhas.

 

Encaminhem para meu e-mail  as respostas de vocês.

E-mail: aangelacmattos@gmail.com (A9A) e mnduarth@gmail.com (A9B)

 

 AULA 5 - semana 7 - 17/08

Gênero Textual Diário

             Diário é um tipo de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos, acontecimentos e fatos do cotidiano. Ainda que com a expansão da internet, o diário manuscrito tem sido explorado, muitas pessoas preferem produzir seus textos com papel e caneta.

             Na comunicação virtual, os blogs se assemelham aos diários uma vez que muitos possuem as mesmas características e, por isso, são comumente chamados de “Diários Virtuais”. Além dos diários pessoais, podemos incluir na mesma categoria os diários de viagem, que relatam experiências sobre determinado passeio. Já os chamados "diários de ficção" são textos literários criados segundo o modelo confessional dos diários.

             Os diários podem ser importantes documentos históricos de testemunho que revelam uma época, como por exemplo, Diário de Anne Frank, em que a autora adolescente e judia aborda sobre os dias em que passou escondida na Holanda, durante o período do holocausto.

 

            O diário pode ser considerado um diálogo íntimo entre o escritor e o papel. A palavra “diário” (do latim diarium) está relacionada com o termo “dia” e pode ser considerado uma autobiografia. Os diários eram produzidos para serem lidos somente pelas próprias pessoas ou por um amigo muito íntimo, pois ele reunia diversos segredos. Alguns tipos de diários até incluíam um cadeado com chave. Sem dúvida, a linguagem utilizada nos diários pessoais era informal, coloquial, despreocupada e familiar com expressões populares e gírias, que marcavam a oralidade dos textos haja vista seu número reduzido de leitores.

https://www.todamateria.com.br/genero-textual-diario/ acesso em 29/06/2020.

Então, falando sobre O Diário de Anne Frank, vamos relacioná-lo com as características do gênero textual “Diário”, ou seja, vamos analisar o que tem em comum o diário da Anne e os demais diários. Para tal atividade responda o que segue.

· Ao ler o título do livro é possível imaginar sobre o assunto que ele aborda?

·Quais elementos característicos de um diário é possível observar nos trechos lidos?

·Faça uma síntese dos relatos de Anne Frank a partir das leituras realizadas.

·Há momentos em que a vida de Anne parece tão comum quanto a sua? Justifique.

Para complementar a leitura do Diário de Anne Frank, vou sugerir três links para que vocês possam ver mais de perto o que foi a vida dela. Trata-se de um museu virtual do anexo onde ela ficou escondida, um museu de objetos pessoais da Anne e um vídeo sobre a história de Anne Frank. Bom passeio!!

https://www.youtube.com/watch?v=n2yS97CEBiw

 https://www.annefrank.org/en/

 https://artsandculture.google.com/partner/anne-frank-house

  

Encaminhem para meu e-mail  as respostas de vocês e também um relato do que vocês acharam da visita virtual.

E-mail: aangelacmattos@gmail.com e mnduarth@gmail.com

 AULA 4 - semana 6 - 10/08

Lembra da atividade 3, na qual você leu reportagens sobre racismo e respondeu algumas questões?

Nessa atividadevamos continuar com esse tema.

 1-        Crie um poema-protesto, de modo que nele você exponha suas ideias sobre o racismo, levando em conta que ele, de fato, é um mal para a sociedade e a humanidade.

Seja criativo e não esqueça: um poema é um texto formado de versos e estrofes.

 2-        Depois de criar seu poema, faça um vídeo recitando o seu texto.

Lembre-se que ao recitar você deve expressar a intenção de cada verso.

Ponha a sua emoção na leitura do poema.

Não é preciso decorar, você pode estar com seu texto em mãos. Mas não esconda seu rosto, mantenha a postura correta em frente à câmera.

Treine em frente ao espelho.

Utilize bem a sua voz.

Se achar melhor, peça a algum familiar  para fazer a filmagem.

 Sugestão:3 estrofes com 4 versos cada uma.


AULA 3 - semana 4 e 5 - 27/07 e 03/08

  Professoras:  Ângela Mattos, Márcia Nunes  

• Leia com atenção as três reportagens que seguem.

• Morte de homem negro asfixiado por policiais nos EUA gera indignação internacional

Caso aconteceu no estado de Minnesota, segunda-feira, (25/05/20); manifestações pedem justiça e denunciam racismo

 Clamando por justiça, centenas de pessoas se reuniram no local onde aconteceu o episódio, com cartazes da campanha   “  Black   Lives     Matter  ” (Vidas Negras Importam, em português) e mensagens que denunciam o racismo da polícia estadunidense. 

Veja em    https://www.brasildefato.com.br/2020/05/28/morte-de-homem-negro-asfixiado-por-policiais-nos-eua-geraindignacao-inter  nacional

• Confundidos com bandidos?

Fato evidencia estatísticas que apontam maior número de assassinatos de jovens negros

             

O estudante João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, morreu na última segunda-feira (18) durante uma operação conjunta das polícias Federal e Civil do RJ no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.  Ele  estava na casa dos primos, enquanto os pais e a tia trabalhavam.

 Veja  em  https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/05/menino-de-14-anos-e-morto-em-casadurante-acao-da-pf-no-rio.shtml • Menino de 5 anos estava sob os cuidados da patroa de sua mãe.                                                      A pergunta que surge é: E se ele fosse branco aos cuidados de uma mulher negra?                                         

Miguel Otávio Santana da Silva, 5, que morreu na tarde de terça-feira (2/06) após cair do 9ª andar de um prédio 

residencial no centro do Recife. A mãe do menino disse que confiou o filho à patroa e que esta não teria tido a paciência para retirá-lo do elevador.

Veja em   https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/06/menino-de-5-anos-que-estava-aos-cuidados-da-patroa-damae-morre-apos-cair-de-predio.shtml

• Atividades

• De acordo com as três reportagens mostradas acima, Responda:

Na sua opinião, acontecimentos como esses são demonstrações de racismo? Comente.

• Faça uma rápida pesquisa e responda aos questionamentos abaixo:

. O que é racismo estrutural?

. O que é racismo institucional?

. Algum dos fatos mostrados nas reportagens acima pode estar relacionado com um desses tipos de racismo? Por quê? 

• Já presenciou algum episódio de racismo? Como foi?

• Você acha que de algum modo já teve alguma atitude racista? Explique.

• O racismo existe e é um fato. Escreva um pequeno texto falando sobre ações/atitudes que você considera que seriam importantes para diminuir, ou banir, o racismo e conscientizar a todos sobre os males que ele traz à sociedade.

(Sugestão: 6 a 8 linhas)


AULA 2 - semana 3 - 20/07

Caixa de texto: Os exercícios desta atividade referem-se ao que vimos em aula sobre variação linguística. Lembrando: A variação linguística ocorre em função das características dos falantes, como idade, origem, nível de escolaridade, local onde mora, etc., além disso, o modo como falamos, como usamos a linguagem, pode mudar com o passar do tempo.









·         Veja esta lista de ingredientes para a preparação de uma receita.

·         Assista em  https://www.youtube.com/watch?v=PqdgDt40EfM

 Mandioca Gratinada Especial com Bacon

Ingredientes:

800g de mandioca

1 xícara de bacon picado

1 caixinha de creme de leite

3 colheres de sopa de maionese

3 dentes de alho

1 cebola picada

1/2 xícara de leite de coco

queijomussarela a gosto

 

1-      A precisão é uma das características do gênero textual acima.

Responda – Como essa característica aparece no texto?

2-      Explique por que no vídeo Diego Assalve, o chef de cozinha, mostra uma boa compreensão do fenômeno da variação linguística, ao citar um dos elementos principais da receita.

3-      A palavra chef é um estrangeirismo. Explique essa afirmação.


AULA 1 - semana 1 e 2 - 06/07 e 13/07

Queridos alunos,

Esperamos que todos estejam bem!! Cuidando de si e de seus familiares!! Logo estaremos juntos para nos divertir e compartilhar as emoções vivenciadas nesse momento tão inusitado!!! Beijos no coração!! Cuidem-se!!

Agora, vamos ouvir uma música ♪♪ que traz uma mensagem muito legal, que nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido de nossas vidas... após, vamos responder algumas perguntas e, muito tranquilamente, vamos escrever um pouco sobre essas emoções que estão guardadas em nossos corações, em nossas mentes...♥♥♥

 

https://www.youtube.com/watch?v=-fF5imtuMQk

 

DAQUI SÓ SE LEVA O AMOR

 Viver

Tudo o que a vida tem pra te dar
Saber, saber
Em qualquer segundo tudo pode mudar

Fazer
Sem esperar nada em troca
Correr
Sem se desviar da rota

Acreditar no sorriso
E não se dar por vencido

Querer, querer

Mudar o mundo ao seu redor
Saber, saber
Que mudar por dentro pode ser o melhor

Fazer
Sem esperar nada em troca
Vencer
É recomeçar

Quando o sol chegar
Quando o céu se abrir
Saiba que estarei aqui
Aqui

Vamos amar no presente
Vamos cuidar mais da gente
Vamos pensar diferente porque
Daqui só se leva o amor

Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor

Fonte: LyricFind

Compositores: Rogerio Flausino             

Letra de Daqui só se leva o amor © Sony/ATV Music Publishing LLC

*Transcreva da música a passagem que mais dialoga com o momento em que estamos vivendo no mundo.

*Vamos pensar em coisas boas? Então, escreva três parágrafos com recordações ou sonhos (objetivos a realizar) de coisas boas, valores, amizades, sentimentos, lugares, pessoas... Não quero respostas soltas! Quero um texto com três parágrafos, cuidando pontuação, letra legível, coerente (sentido), bem elaborado! (de 10 a 15 linhas)

*Acesse o link abaixo para assistir aos quase oito minutos da reportagem veiculada no programa Fantástico, da rede Globo, no domingo, dia 17/05/2020.

https://globoplay.globo.com/v/8559810/

O título da reportagem é: Falta de empatia: por que tem gente que age como se a pandemia não estivesse acontecendo?          

A pergunta do título refere-se a casos em que pessoas supostamente agiram demonstrando falta de empatia com o próximo. O 1º caso retratado ocorre em um restaurante. O 2º caso acontece em um supermercado, onde uma funcionária acaba sendo baleada. O 3º caso mostra um homem em uma farmácia, ele se recusa a usar máscara e filma sua própria ação. Outros casos retratam a realização de festas e comemorações em meio à pandemia.

Após assistir à reportagem, desenvolva em seu caderno de Língua Portuguesa, as questões propostas.

1.      Explique com suas palavras – O que é “exercer a empatia”?

2.      Como reagiria se estivesse na farmácia, naquele momento em que o rapaz se recusa a usar máscara? Ao contrário dele, você teria empatia ou se sentiria incomodado? Comente.

3.      Observe o que diz a neurocientista, Cláudia Feitosa Santana, ao conversar com o repórter. Ela explica que diante de uma grande dificuldade, de uma perda, muitos de nós tendem a negar, há uma negação dos fatos como uma forma de lidar com eles. Por que tem gente que age como se nada estivesse acontecendo? Qual a melhor forma de lidar com essa grande dificuldade, que é a pandemia e as perdas que ela está trazendo? Dê a sua opinião.

 


ATIVIDADES DE GEOGRAFIA JULHO, AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO

TURMA 9A e 9B

SEMANA 1

SEMANA 2

SEMANA 3

SEMANA 4

SEMANA 5

SEMANA 6

SEMANA 7

SEMANA 9

SEMANA 11

SEMANA 13

SEMANA 15

SEMANA 17

SEMANA 19

SEMANA 23

 




    SEMANA 14 - Atividade 19 e 20 - 05 a 09/10/2020

    SEMANA 16 - Atividade 21 e 22 - 19 a 23/10/2020

    SEMANA 18 - Atividade 23 e 24 - 03 a 06/11/2020

    SEMANA 20 - Projeto - 16 a 20/11/2020 
    
     SEMANA 22 - Atividade 27 e 28 - 30/11 a 04/12/2020


ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- JULHO

Semana:01

Atividades 1 e 2

Semana:02

Atividades 3 e 4

Semana:03

Atividades 5 e 6

Semana:04

Atividades 7 e 8

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- AGOSTO

SEMANA:05

Atividades 9 e 10

SEMANA:06

Atividades 11 e 12

SEMANA:08

Atividades 13 e 14

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- SETEMBRO

SEMANA:10

Atividades 15 e 16

SEMANA: 12

Atividades 17 e 18 

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- OUTUBRO

SEMANA:14

Atividades 19 e 20

SEMANA:16

Atividades 21 e 22

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- NOVEMBRO

SEMANA:18

Atividades 23 e 24

SEMANA 20 (projeto quarentena)

 atividades 25 e 26 SEM LINK - peça à professora 

SEMANA 22

Atividades 27 e 28

___________________________________________________________________

ATIVIDADES DE ESPANHOL. (Somente para quem ainda não realizou a atividade.)


Links das atividades de Espanhol do mês de JULHO.

 

Links das atividades de Espanhol do mês de AGOSTO.

Semana de 03/08

Semana de 10/08

Semana de 17/08

Semana de 31/08



LINKS DAS ATIVIDADES DE ESPANHOL DO MÊS DE SETEMBRO.

Semana de 14/09


Semana de 29/09



LINKS DAS ATIVIDADES DE ESPANHOL DO MÊS DE  OUTUBRO.

Semana de 13/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2-0boSKZ_13U_wAJiUTKXStgp0XEBXO7U_TCQtIBGKtftXg/viewform


Semana de 26/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckOfa7VS_2hdQdeiIBOFOT5aPHGNsLXKcACLDIapNiaZxn3Q/viewform



LINKS DAS ATIVIDADES DE ESPANHOL DO MÊS DE  NOVEMBRO.

Semana de 09/11

 ___________________________________________________________________________


 Atividades de História - mês de julho

Professora Camilla Arenhart

Ao realizar atividades atrasadas, deve enviar um e-mail informando a SEMANA DA ATIVIDADE  realizada para que seja feita a conferência e o resgistro.

cmarenhart@gmail.com = PROF. CAMILLA

 

SEMANA 1:  - DIAS 06 A 13 DE JULHO:

https://docs.google.com/document/d/1saCy3WmmBkyQIzKojLRgnriOuFXP0mYmAjbwGfvH5DE/edit?usp=sharing

SEMANA 2:  - DIAS 13 A 20 DE JULHO:

https://drive.google.com/file/d/1c8InFuXfFKR63UhPI_kvxKRFS_XWiYgi/view?usp=sharing


SEMANA 3:  - DIAS 20 A 27 DE JULHO:

https://drive.google.com/file/d/1dtVJD0IlqTq78PLiYqmj64Bi6KE9w8Ev/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/1Mw9-nJK7H3c_9RJDlMMfVBhUXXyfGU_Y/view?usp=sharing


SEMANA 4:  - DIAS 27 DE JULHO A 03 DE AGOSTO:

https://drive.google.com/file/d/1ex_XEzaHJGRCGQnBbZX9bx_CKLXWH3k3/view?usp=sharing

Áudios:

https://drive.google.com/file/d/1NW5xNxJwUiLeic481xZ30kSWCmlZ5Xbt/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/1-UylB7WWwsO4efRWYSIQt80pzRFEynmX/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/1sZAnJxdRUb6095DU6gvEc4l-wFSO7YLH/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/1eqqaVlKMLTA-ynnkpzrB7yVspgE2dcSA/view?usp=sharing


______________________________________________________________________


ENSINO RELIGIOSO

PROFESSORA GRACIELA

CARO(A) ALUNO(A), ESTAS SÃO AS ATIVIDADES DO MÊS DE JULHO.

PEÇO QUE ENVIEM COM DADOS COMPLETOS (NOME, TURMA E DATA DA ATIVIDADE) PARA O EMAIL :

professoragraci007@gmail.com


ATIVIDADE DIA 08/07

Diversidade religiosa

Atualmente é muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e consequentemente, com tradições e hábitos diversificados decorrentes de suas crenças.

No ambiente escolar é importante conhecer e respeitar essas diferenças principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados aos princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

Mas… O que é religião? A palavra “religião” tem origem da expressão latina “religio”. Existem debates a respeito do real significado desse termo. A interpretação mais aceita afirma que a palavra significa “religar”. Essa ideia faz menção ao fato de que, por meio da religião, o homem religa-se aos deuses e ao sagrado. Existem estudiosos, porém, que sugerem que o termo significa “reeleger”.

Trazendo o conceito de religião para uma visão mais moderna, a palavra faz referência ao conjunto de crenças e visões do mundo que forma as noções de espiritualidade e de sagrado do ser humano. Sendo assim, corresponde ao conjunto de crenças que faz o ser humano acreditar na existência de uma entidade ou ser superior.

A religião surgiu em algum momento entre os períodos Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos se tornaram sedentários. As primeiras manifestações religiosas relacionavam-se com os fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como uma manifestação divina. Com o desenvolvimento da humanidade e o surgimento de novas culturas, novos tipos de religião foram surgindo em diferentes partes do planeta.

Atualmente, as diversas religiões no mundo podem ser classificadas em três diferentes grupos:

Politeístas: sistema religioso que possibilita a crença em mais de um deus.

Monoteístas: sistema religioso que possibilita a crença em apenas um deus.

Panteístas: sistema religioso que afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si. Baseia-se, portanto, na crença em espíritos da natureza.

Além desses três tipos citados, é importante mencionar os ateístas, ou seja, pessoas que não acreditam em nenhum tipo de religião e não acreditam na existência de uma entidade ou ser superior aos humanos. O princípio básico do ateísmo é o ceticismo, isto é, o questionamento do princípio básico de toda religião: a crença no divino.

Cada religião possui suas particularidades: suas histórias sagradas, seus símbolos, contos e seu próprio código de conduta. Apesar disso, os estudiosos da área conseguem identificar aproximações em diferentes religiões, como acontece no caso das maiores religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Hoje, são cinco as religiões predominantes no mundo, cada uma com características específicas. Conheça um pouco dessas religiões:

O cristianismo é uma religião monoteísta, isto é, acreditam em um único Deus. Atualmente conta com 1,9 bilhões de seguidores em todo o mundo. O termo “cristianismo” vem da palavra “Cristo”, que significa “pessoa consagrada, messias”. Os cristãos acreditam que o espírito é eterno. Assim como ocorreu com Cristo, que ressuscitou após sua morte. Seus ensinamentos estão escritos na Bíblia, que é seu livro sagrado e seu templo sagrado é chamado de Igreja.

O judaísmo também é uma religião monoteísta e atualmente tem o menor número de fiéis: aproximadamente 12 a 15 milhões de seguidores em todo o mundo. Para os judeus, o Deus Jeová ou Javé criou o universo e continua responsável por tomar conta dele. A Torá, ou a Bíblia Hebraica é o livro sagrado dessa religião. E seu templo religioso é chamado de Sinagoga.

Outra religião monoteísta é o islamismo. O deus dos islâmicos é chamado de Allah e esta religião nasceu com a revelação do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão. Essa religião conta hoje com mais de 1,2 bilhões de seguidores e seu templo religioso é chamado de Mesquita.

O budismo é uma religião fundada pelo príncipe Siddartha Gautama, aproximadamente 500 anos antes no nascimento de Cristo. Atualmente estima-se que tenha entre 250 e 550 milhões de adeptos no mundo. O príncipe, que ficou conhecido como Buda Gautama pregava sobre o desapego material e a importância de seguir princípios morais baseados na verdade e no respeito ao próximo e também sobre a importância da meditação.

Existem também as religiões politeístas, ou seja, as que acreditam em vários deuses e não em um único. O hinduísmo é uma dessas religiões, sendo que o deus principal é o Brahma, considerado o criador e, junto com Shiva e Vishnu, formam a tríade divina, que para os cristãos é o que representa Pai, Filho e Espírito Santo. Os ensinamentos do hinduísmo estão nos chamados Quatro Livros Sagrados dos Vedas. Estatísticas mostram que essa religião conta com aproximadamente 700 milhões de adeptos em todo mundo. A vida Hindu é repleta de simbolismos, por isso existem festas e rezas para praticamente todas as situações possíveis. São aproximadamente 400 festejos, que podem variar de acordo com a região ou a divindade celebrada. Um desses festejos é o que acontece a cada 12 anos, que atrai milhões de pessoas as quais participam de um ritual de mergulho na cidade de Allahabad, no norte da Índia, onde as águas dos rios Ganges e Yamuna se encontram. O evento é conhecido como o Kumbh Mela, o sagrado Festival da Grande Ânfora. Hinduístas de todas as partes acreditam que ao banhar-se naquele rio ficarão livres de seus pecados. O banho é seguido de um rito de purificação espiritual que assegura as bênçãos das divindades.

 

 

ATIVIDADES:

1-_____________________________ faz referência ao conjunto de crenças e visões do mundo que forma as noções de espiritualidade e de sagrado do ser humano. Sendo assim, corresponde ao conjunto de crenças que faz o ser humano acreditar na existência de uma entidade ou ser superior.

2- A religião surgiu em algum momento entre os períodos Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos se tornaram sedentários. As primeiras_____________________________ relacionavam-se com os fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como uma manifestação divina. Com o desenvolvimento da humanidade e o surgimento de novas culturas, novos tipos de religião foram surgindo em diferentes partes do planeta.

3- Sistema religioso que possibilita a crença em mais de um deus:_____________________

4- Sistema religioso que possibilita a crença em apenas um deus:_______________________

5-Sistema religioso que afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si. Baseia-se, portanto, na crença em espíritos da natureza:_______________________

6- Pessoas que não acreditam em nenhum tipo de religião e não acreditam na existência de uma entidade ou ser superior aos humanos. Seu princípio básico é o ceticismo, isto é, o questionamento do princípio básico de toda religião: a crença no divino:______________________

7- Hoje, são cinco as religiões predominantes no mundo, cada uma com características específicas. São elas:_______________________________________



ATIVIDADE DIA 15/07

COMUNICAÇÃO COM O TRANSCENDENTE

A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano.

Toda cultura ou civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais simples, como as religiões dos povos nativos (índios) fosse mais complexo, como no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

Cada religião tem a sua maneira de se comunicar com o seu “Deus”, com o Transcendente. (Como já estudamos nos textos anteriores, Deus é O Transcendente, o Ser Supremo, pois ele está além e acima de tudo e de todos.)

A forma mais comum de comunicação com o transcendente (Deus) é a oração. Mas, o que é oração?

Oração é uma prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual e que está integrada nos rituais de grande parte das religiões.

Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.

A oração pode ser feita de forma individual ou em grupo, em um meio público ou privado. Também pode seguir um modelo formal ou ser feita de forma espontânea.

ORAR É FALAR COM DEUS

Orar é falar com Deus, confiantes de que somos ouvidos por Ele.

A oração não é um monólogo, mas um diálogo entre nós e Deus. O exemplo de Deus ensina que a oração não é uma receita para receber favores de forma automática, mas uma maneira para descobrir e aceitar o que Deus quer para nós.

A comunicação com Deus se dá não somente no ato de falar, mas também no silêncio que permite descobrir o que Deus responde aos homens.

Há vários tipos de oração. De modo geral, dirigimo-nos a Deus com os seguintes propósitos:

- Suplicar pelo seu próprio bem ou pelo bem de outras pessoas.

- Agradecer pelas coisas boas que temos recebido dele.

- Pedir perdão quando temos consciência de que fizemos algo que ofendeu a Deus ou aos outros.

- Adorar e falar com Deus, reconhecer o seu amor e alegrar-se por sua companhia e por suas obras.

- Fazer silêncio para escutar suas palavras.

A oração pode ser individual ou comunitária.

(Autor Desconhecido)

 

ATIVIDADES:

 

1-Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(    ) Todas as religiões se comunicam com Deus da mesma maneira.

(    )  A forma mais comum de comunicação com o transcendente é a oração.

 

2- Marque a alternativa que completa a seguinte frase:

A ........................é de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.

(     )Mensagem

(     )Oração

 

3. Marque a alternativa que completa NA ORDEM CORRETA as frases:

(      )FÉ – COMUNICAÇÃO - REZA – ORAÇÃO – SILÊNCIO – SOZINHO.

(      )COMUNICAÇÃO – SILÊNCIO – SOZINHO – ORAÇÃO - FÉ – REZA.

a) A oração é uma _____________________ com Deus.

b) Pode-se orar em voz alta ou em _____________________.

c) Pode-se orar _____________________ ou em comunidade.

d) A fé e a _____________________ são interdependentes.

e) Quanto mais se reza mais _____________________ se tem.

f) Quanto mais fé se tem mais se _____________________.

 

ATIVIDADE DIA 22/07

CONTEXTO RELIGIOSO SOBRE IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA

Essa discussão sobre a diferença entre os dois termos permeia a religião e pode ser mais bem visualizada no contexto religioso. Podemos classificar as duas, em relação ao pensamento religioso, da seguinte maneira: Imanência: relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora.

Transcendência: a tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.

A expressão ‘Panteísmo’ deriva do grego ‘pan’, que tem o sentido de ‘tudo’; e de ‘theos’, que significa ‘Deus’. Desta forma este termo se traduz aproximadamente por ‘tudo é Deus’. Segundo esta doutrina, Deus está presente em todo o Universo, em cada elemento; ela defende igualmente a existência de várias divindades ligadas aos mais variados componentes da Natureza.

O Panteísmo é uma das diretrizes religiosas vigentes no Ocidente que mais se identificam ao pensamento filosófico oriental, como o Budista, o Janista, o Taoísta e o Confucionista. O Panteísmo não explica os eventos aparentemente naturais, como a Criação do Universo, o princípio da existência, como provindos de um Ser Supremo.

 

A fé baseada no imanente

O hinduísmo professa três deuses principais: Brahma, que vem da raiz brah e que significa crescimento. Brahma é a personificação masculina do Absoluto, pai e origem de todas as coisas, criador do Universo. É representado com quatro caras e quatro braços para indicar a sua onipotência. Está presente em todas as coisas podendo manifestar-se sob qualquer espécie humana, animal (vacas sagradas, elefante) ou mineral (rio Ganges).

Assim se revela um panteísmo. Víshnu é a divindade solar que preside as coisas criadas, conservando-as e fazendo-as prosperar. Tudo é deus, deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é deus, e estando unido ao universo, todos são deuses. Ensina também que este mesmo deus, é impessoal. Muitos deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.

Shiva é oposto a Víshnu, e é chamado o "destruidor".

Entre muitos outros deuses podemos mencionar Rama e Krishna descendente de Vishnu.

O hindu acredita na reencarnação das almas, depois da morte, segundo os méritos.

Acredita também na possibilidade de libertação do homem do ciclo da reencarnação. A ética hinduísta consiste em quatro noções: é preciso aspirar à virtude, mesmo em detrimento de certos bens materiais; a virtude é a prática da não-violência; tem que sofrer pelos outros; e os vícios conduzem ao destino demoníaco que é a vida transmigrante.

 

ATIVIDADES:

1-      Marque a alternativa correta:

O panteísmo tem ligação com o:

(    ) Imanente

(    ) Transcendente

 

Panteísmo significa:

(    ) Este termo se traduz aproximadamente por ‘tudo é Deus’. Segundo esta doutrina, Deus está presente em todo o Universo, em cada elemento; ela defende igualmente a existência de várias divindades ligadas aos mais variados componentes da Natureza.

(   ) Está baseado na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria

 

2-      Marque Verdadeiro ou Falso:

(    ) Imanência relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo

(  ) O Panteísmo  explica os eventos aparentemente naturais, como a Criação do Universo, o princípio da existência, como provindos de um Ser Supremo.

(   ) Na imanência a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora.

 


 ATIVIDADE DIA 29/07


NESTA AULA PROPONHO FAZER UMA LEITURA REFLEXIVA. PARA QUE POSSA PARAR UM POUCO E ANALISAR COMO VOCÊ TEM ENFRENTADO ESSA SITUAÇÃO SE ISOLAMENTO.

NOS PEQUENOS TEXTOS ENCONTRARÁ DICAS QUE SUGEREM UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E PARA MANTER SUA SAÚDE ATRAVÉS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.

 

GUIA PARA PROTEGER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS: O ISOLAMENTO SOCIAL NÃO É PUNIÇÃO E, SIM, PRESERVAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM COMUM. PERMANECER EM CASA POR ALGUNS DIAS É NECESSÁRIO, MAS NÃO É UMA CONDIÇÃO DEFINITIVA. EVITE O PENSAMENTO NEGATIVO. CRIE MOMENTOS DE AUTOCUIDADO, MELHORES HÁBITOS ALIMENTARES, ESCUTE BOA MÚSICA, LEIA LIVROS, ASSISTA FILMES, PEÇA AJUDA AOS PROFESSORES, CONSELHOS, QUANDO NÃO ESTIVER BEM. NÃO GUARDE SENTIMENTOS PARA SI, PEÇA AJUDA. O IMPORTANTE AGORA É VOLTAR PARA O AUTOCUIDADO MENTAL E FÍSICO.


COMBATA SUAS AFLIÇÕES DURANTE A QUARENTENA: PARA COMBATER A ANSIEDADE PROVOCADA PELO ISOLAMENTO, FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CASA, PINTURAS, ATIVIDADES MANUAIS. DESAFIE-SE. BUSQUE APRENDER ALGUMA ATIVIDADE NOVA NESTE PERÍODO DE CONFINAMENTO. ESTABELECER UMA ROTINA DIÁRIA, ORGANIZE SEU TEMPO CONFORME ERAM OS HORÁRIOS DE AULAS PRESENCIAIS, ISSO VAI AJUDAR A VOCÊ SE CONCENTRAR E RENDER SEUS DIAS PARA PAUSAS E INTERVALOS DE DESCANSO SEM QUE SE SINTA PERDIDO OU ANGUSTIADO.

 

NÃO SE SINTA PRESSIONADO COM AULAS VIRTUAIS: OS PROFESSORES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DÚVIDAS E DIFICULDADES DE CADA UM. POR ISSO, NÃO DEIXEM DE INFORMÁ-LOS QUANTO ALGUM PROBLEMA DE ACESSO ÀS MATÉRIAS, RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES, ETC. O DIÁLOGO É A MELHOR SOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA. MAS LEMBRE-SE: EXISTE HORA ADEQUADA PARA TUDO, E TALVEZ A RESPOSTA NÃO VENHA IMEDIATAMENTE.

TENHA PACIÊNCIA!

TUDO SE RESOLVERÁ!

 

AMBIENTE DE ESTUDO

 

FAÇA PLANEJAMENTOS DIÁRIOS E SEMANAIS, COLABORE COM A ORGANIZAÇÃO DO SEU LOCAL DE ESTUDO, DA SUA CASA. AO ACORDAR TIRE O PIJAMA, TOME BANHO, COLOQUE UMA ROUPA CONFORTÁVEL, SE ALIMENTE, ABRA AS JANELAS E SE PREPARE PARA MAIS UM DIA. PREENCHER O TEMPO COM ATIVIDADES SAUDÁVEIS PARA AJUDAR A GERAR BEM-ESTAR PARA SUA MENTE.

 

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO DORMIR MAL PODE CAUSAR REDUÇÃO DA IMUNIDADE, ALTERAÇÕES NO HUMOR, AUMENTO DO ESTRESSE, DORES DE CABEÇA, ETC. POR ISSO É IMPORTANTE TER UM SONO REGULAR E DEFINIR AS HORAS DO DIA QUE SERÃO DEDICADAS AO ESTUDO E AS HORAS QUE SERÃO DEDICADAS A OUTRAS ATIVIDADES, COMO TAREFAS DE CASA E CUIDADOS PESSOAIS.

O SEGREDO DE UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR NO COTIDIANO



ATIVIDADE

 

 

SEJA CRIATIVO E CONSTRUA SEU PRÓPRIO QUADRO DE BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR. CONTENDO 10 FRASES (CRIADAS POR VOCÊ) DAS REGRAS DA FAMILIA (PODE SER FEITO COM MATERIAL QUE VOCÊ TEM EM CASA: EM CARTOLINA, PAPEL PARDO, EVA, FOLHA DE OFÍCIO A4, PAPELÃO, PAPEL COLORIDO, CAPA DE CADERNO VELHO QUE VOCÊ NÃO USE MAIS, RECORTES DE REVISTAS OU JORNAIS, ENTRE OUTRAS). ESCREVA COM FORMATOS DE LETRAS DIFERENTES, CORES DIFERENTES (USE LÁPIS DE COR, CANETINHAS, TINTA GUACHE...), INSTIGUE A SUA IMAGINAÇÃO! DEPOIS DE PRONTO COLOQUE EM UM LOCAL VISÍVEL PARA TODOS DA CASA ONDE VOCÊ PREFERIR. E TIRE UMA FOTO JUNTO COM SEU QUADRO E ENVIE PARA  A PROFESSORA.


 

BOM TRABALHO!!!


ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADES DE AGOSTO E SETEMBRO

ENVIAR AS ATIVIDADES ATRASADAS PARA O EMAIL: professoragraci007@gmail.com

AULA 05

Clique no link a seguir para acessar a aula:


AULA 06

Clique no link a seguir para acessar a aula:


AULA 07

Clique no link a seguir para acessar a aula:


AULA 08

Clique no link a seguir para acessar a aula:



AULA 09

Clique no link a seguir para acessar a aula:



ATIVIDADES MÊS DE OUTUBRO


AULA 10

Clique no link a seguir para acessar a aula:



AULA 11

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 11 (SEMANA 19.10 à 23.10)


ATIVIDADES MÊS DE NOVEMBRO


AULA 12

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 12 (SEMANA 03.11 à 06.11)



__________________________________________________________________________________


ATIVIDADES DE HISTÓRIA

Ao realizar as atividades atrasadas, envie um e-mail avisando para que seja feita a conferência e o registro. E-mail: cmarenhart@gmail.com 

SEMANA 5: 03 a 09 de agosto:

https://forms.gle/NPmgURqCzTPZQHdc9


SEMANA 6: 10 a 16 de agosto:

https://drive.google.com/file/d/1KjIqJIrA57aTMDf__Yc_TEmJXig9PAOg/view?usp=sharing


SEMANA 7: 17 a 23 de agosto:

https://forms.gle/YpZcNafc6DyTbXSp6


SEMANA 8: 31 de agosto a 06 de setembro:

https://forms.gle/RXZHdKfWKbUoeqjP6


SEMANA 9: 14 a 20 de setembro:

https://forms.gle/8kM1xMS8NcXUJg8n6


SEMANA 10: 28 de setembro a 04 de outubro:

https://forms.gle/9h83EBXemrhSBLhi7

SEMANA 11: 13 a 19 de outubro: 

https://forms.gle/CYxqf9yPJLrr6vej6

SEMANA 12: 26 a 01 de novembro:

https://forms.gle/RSMP2nphHK8ibUP7A


SEMANA: 09/11 a 15/11

https://docs.google.com/document/d/1a4uHNiUN74sx1JeBPrWaA-f5v5I3wmlknCFnQlO9m70/edit?usp=sharing


SEMANA: 07 A 13 DE DEZEMBRO

https://forms.gle/i2Fyx32wEuDbLUua8


____________________________________________________________________________

                  ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA

                                 JULHO E AGOSTO

ENVIE SUAS ATIVIDADES PARA O E-MAIL:

teacheradrigeisler@gmail.com

SEMANA 01 (08/07)



SEMANA 02 (15/07)                                                                                                                                    


SEMANA 03 (20/07)                                                                                                                               


https://www.blogger.com/blog/page/edit/777050274305674989/4242304882511239682#

SEMANA 04 (29/07)



SEMANA 05 (05/08)

SEMANA 06 (12/08)



SEMANA 07 (24/08)




              Atividades de Artes

Data: 06/07

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com

 

Atividade: Design de Cadeiras

 O Design é uma área recente no campo das profissões. Apenas três séculos nos separam de seu surgimento como uma ciência com seus próprios conhecimentos, métodos e técnicas. Isto não significa que não houve Design antes da era moderna. Na faculdade, os estudantes passam superficialmente por sua história e nem sequer são instigados a pensar no antes do Design. Podemos considerar Design todos os objetos que se criaram desde o surgimento da humanidade; mas, como o termo é muito abrangente porque inclui toda a cultura dos objetos materiais, a história do Design se inicia no momento em que esta cultura se torna uma ciência, ou melhor, quando percebem a necessidade do Design no mundo.  Esta área está muito ligada a arte já que comunicação visual é a atividade criativa de conceber uma interface gráfica para passar mensagens, ideias e conceitos. Partindo deste princípio, nessa atividade vamos imaginar que tu és um design de cadeiras, alterando a forma do objeto, porém mantendo sua função inicial.  Inicie o desenho fazendo o esquema abaixo.

 





 

                             Atividades de Artes

Data: 13/07

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com

 

Atividade: Projetando um sapato.

 

Modo de fazer:

Seguindo a mesma ideia da atividade anterior só que agora imaginem que vocês são designers de sapatos, sendo inspirados pelos seus gostos pessoais traduzidos na criação dos modelos.

Agora vocês devem pensar em um tema para a criação que poderá ser algo que goste muito como alguma cidade, esporte, música, profissão etc. Risque levemente no papel, desenhe o molde do sapato, bota ou tênis para servir como base para a criação do projeto. Observe algumas ideias:

 





  

 

                            Atividades de Artes

Data: 27/07

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com

 

 

Atividade: Arte Optica.

 

Op-art, também conhecida como Arte Óptica, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Este movimento artístico teve início na década de 1930 com as obras do designer gráfico e artista húngaro Victor Vasarely. Principais características: Usa de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas; as imagens parecem ter movimento; combinações de formas geométricas simples como, por exemplo, quadrados, retângulos, círculos e triângulos; em muitas obras, o observador deve se movimentar para visualizar os efeitos da pintura ou escultura. Desta forma, o observador participa ativamente; uso de linhas paralelas sinuosas ou retas; uso de poucas cores, sendo o preto e o branco as mais usadas; imagens ocultas que podem ser vistas somente de determinados ângulos ou através da focalização de determinadas áreas da obra.

Observe os exemplos de como fazer e escolha um modelo para desenhar. O desenho deve ser a lápis em papel ofício ou no caderno de desenho e com o máximo de dedicação pra ficar impressionante. Vamos lá!


 






 

 

                           Atividades de Artes

Data: 10/08

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com

 

Atividade: Pontes entrelaçadas.

 

Esta é uma excelente atividade para se trabalhar com sombreamento e profundidade. Para se compreender os efeitos de sombreamento em um desenho, um dos caminhos é se trabalhar com a percepção de profundidade. Adicionar sombras a um desenho plano ajuda a nossa percepção a intensificar os efeitos tridimensionais e de profundidade. É uma espécie de mágica, onde podemos identificar as diferentes camadas do desenho apenas se as sombras estiverem nos pontos certos. Nesta atividade trabalharemos exatamente esse jogo de sombreamento e profundidade criando um desenho tridimensional utilizando desenhos que aparentam serem pontes entrelaçadas de uma grande metrópole. 

Modo de fazer:

Comece desenhando algumas camadas das pontes, uma sobrepondo a outra, utilizando o lápis grafite. Após esboçar algumas dessas camadas realize o sombreamento com lápis de cor. É nesta fase que está o grande segredo do efeito tridimensional: o truque é criar uma sombra toda vez que uma ponte passa por outra, como se a ponte de cima criasse uma sombra na ponte de baixo, para que possa ser criado a profundidade das camadas. Veja esse efeito na imagem abaixo:

 



 

Perceba que onde os ‘tecidos’ se encontram a pintura foi feita com uma tonalidade mais forte, causando a impressão de sombreamento.

 


 Use uma cor diferente para cada camada. Depois de desenhar de 3 a 4 camadas, colorimos o fundo com um marcador permanente de cor preta (ou lápis de cor, giz de cera) para enfatizar a profundidade. 

 

 


 

 

 

                    Atividades de Artes e Música

Data: 31/08

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com

 

1-Atividade de Artes: Desenho de observação

Corte umas tiras de papel ofício tipo com cerca de 6 a 8 cm de comprimento. Pegue essa tira e enrole no dedo para marcar o espiral, dobrem, manipulem de forma que se forme um tipo de cacho.

Se possível, desligue todas as luzes da sala e simplesmente deixe entrar a luz solar natural de alguma janela criando uma sombra consistente em todos os cachos de papel. Agora iniciem o desenho com o lápis observando todos os contornos do cacho.

 

                                    






O sombreamento de algumas áreas do desenho é extremamente importante para a qualidade final do desenho. Tenham bastante atenção na execução desta tarefa.

 

 


 

 

2-Atividade de Música

Pesquise o Hino da Independência do Brasil e identifique o autor da letra e música. Também escreva a primeira estrofe do hino.

 

 


                       Atividades de Artes e música

Data: 14/09

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com

 

1-Atividade de Artes: Desenho com colagem

Faça montagens utilizando recortes de revista de partes de figuras de pessoas, mesclando com desenho a lápis,. Crie duas montagens uma pessoa ao lado da outra, na qual as duas estejam interagindo.

Se preferir pode fazer de modo digital usando aplicativos que possam editar, recortar imagem e desenhar com traços simples. Tem que fazer pessoas, animais e outros objetos são opcionais.

Observe algumas ideias:

 





2-Atividade de Música

Pesquise sobre o ritmo gaúcho Bugio e quais os instrumentos musicais são utilizados.




                       Atividades de Artes e música

Data: 28/09

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com


1-Atividade de Artes: Ilustrações por Husk Mit Navn

Ilustrações tem o objetivo de comunicar ideias e expressar sentimentos de diversas maneiras. Com uma simples folha em branco e uma caneta, o artista dinamarquês Husk Mit Navn transforma suas ilustrações dando vida e forma 3D em um trabalho incrível, misturando suas ilustrações com a realidade, ele cria cenas a partir da simplicidade de traços e dobrando folhas de papel.

Depois de observar algumas ilustrações do artista Husk, cada aluno tentará criar sua própria ilustração baseada em seus trabalhos. Eles deverão “brincar” com a folha de papel fazendo rasgões, dobras, enrolando-a tudo isso para completar seu desenho e criar o efeito 3D, sempre com uma pitada de humor.

Observe alguns trabalhos:


                     



2-Atividade de Música:

Continuando a pesquisar ritmos gauchescos, perguntamos: Qual a origem do ritmo “Chamarra”.

__________________________________________________________

MÚSICA 🎷🎸🎹🎺🎻🎧

PROFESSOR: Fernando Aldeia

Enviar atividades para o e-mail: fernando.aldeia@hotmail.com

Obs: Não esqueça de colocar NOME e TURMA.


Atividade 1 - Julho - 06/07 à 17/07

https://drive.google.com/file/d/1l39tGogfUMfpX88HLS4mkyAOKvBYNad6/view?usp=sharing 

 

Atividade 2 - Julho - 27/07 à 07/08

https://drive.google.com/file/d/1NHP04Mcwwr4wq_Bb21c646NVyZRLVSLR/view?usp=sharing

 

 Atividade 3 - Agosto - 03/08 à 10/08

https://drive.google.com/file/d/1cqL8qHXRG8FAPo2-ypvZitrdXpo6kFxe/view?usp=sharing

 

 Atividade 4 - Agosto - 17/08 à 23/08

https://drive.google.com/file/d/17-xNmpjtIehcXWLvBkqPsFVj79G1Qugs/view?usp=sharing

 

Obs: A partir do dia 31/08 as atividades de música passaram a ser junto com as de Artes numa única postagem. Ver atividades de Artes acima. ☝☝☝


                   Atividades de Artes e Música

Data: 13/10

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com


1-Atividade de Artes: Um desenho- 4 ângulos

Vocês irão mostrar vistas diferentes de um mesmo desenho. Escolha um tema que servirá de base para a criação. Em seguida divida a folha em quatro partes no formato horizontal. No primeiro desenhe a imagem completa do tema escolhido, ou seja, o desenho do animal de corpo inteiro com uma paisagem no fundo. Depois realize a pintura. Nos outros três quadrados, desenhe partes da imagem número um, visualizada de um ângulo diferente, um diferente do outro.

Observe as imagens:





2-Atividade de Música:

O que é música Renascentista? Cite dois compositores de Música Renascentista.



             Atividades de Artes e Música

Data: 26/10

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com

 

1-Atividade de Artes: Vaso facial

Esta é uma técnica de ilusão de ótica onde, reparando bem, dá para perceber que no desenho é possível identificar um vaso ou dois rostos, um de frente para o outro.





 O segredo para se criar a ilusão de ótica neste desenho está no centro da folha, onde podemos perceber a presença de um vaso. O vaso poderá ser desenhado com a utilização de várias texturas. Por fim não se saberá o que enxergar primeiro se é o vaso ou os rostos.







 2-Atividade de Música:

Escolha uma música que você mais gosta, nacional ou internacional e envie por vídeo, áudio ou por escrito. Também podem interpretar a música e enviar.

 

         Atividades de Artes e Música

Data: 09/11

Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com


1-Atividade de Artes: Ilusão de espaço 3D

Observe as imagens do artista Brendan Monroe, onde ele faz uso de linhas para criar padrões e a ilusão do espaço 3D. Observe as imagens:






Agora crie uma paisagem e utilize o efeito 3D que o artista usou, utilize só a cor preta ou o lápis grafite. Lembre que as linhas próximas aumentam o efeito.

 

2-Atividade de Música:

a)        Pergunte aos seus pais qual a música que eles escutavam quando eram crianças?

b)        Qual a música que eles gostam hoje?





 

 

 

 

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário