PORTUGUÊS: A9A/A9B
AULA 12 - semana 21 - 16/11
O texto conta a história de um homem
que “entrou pelo cano”.
O Homem que entrou pelo cano
Abriu a torneira e entrou pelo cano. A
princípio incomodava-o a estreiteza do tubo. Depois se acostumou. E, com a
água, foi seguindo. Andou quilômetros. Aqui e ali ouvia barulhos familiares.
Vez ou outra um desvio, era uma seção que terminava em torneira.
Vários dias foi rodando, até que tudo se
tornou monótono. O cano por dentro não era interessante.
No primeiro desvio, entrou. Vozes de mulher.
Uma criança brincava. Então percebeu que as engrenagens giravam e caiu numa
pia. À sua volta era um branco imenso, uma água límpida. E a cara da menina
aparecia redonda e grande, a olhá-lo interessada. Ela gritou: “Mamãe, tem um
homem dentro da pia”.
Não obteve resposta. Esperou, tudo quieto. A
menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu pelo esgoto.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras
Proibidas. São Paulo: Global, 1988, p. 89.
1.
O conto cria uma expectativa no leitor pela situação incomum
criada pelo enredo. O resultado não foi o esperado porque:
(A) a menina agiu como se fosse um fato normal.
(B) o homem demonstrou pouco interesse em sair do cano.
(C) as engrenagens da tubulação não funcionaram.
(D)
a mãe não manifestou nenhum interesse pelo fato.
Leia o texto abaixo:
2. A atitude de Romeu em relação a
Dalila, na tirinha acima, revela
(A) compaixão.
(B) companheirismo.
(C)insensibilidade. (D)
revolta.
Leia o texto abaixo
e, a seguir, responda aos itens 3, 4 e 5.
Puro preconceito
É razoável que as pessoas tenham medo de assaltos. Eles se tornaram
rotina nos centros urbanos e, por vezes, têm consequências fatais. Faz todo
sentido, portanto, cuidar-se, evitar algumas regiões em certos horários e, até,
evitar pessoas que pareçam suspeitas.
E quem inspira desconfiança é, no imaginário das pessoas, mulato ou
negro. Se falar com sotaque nordestino, torna-se duplamente suspeito.
Pesquisa feita em São Paulo, contudo, mostra que essas ideias não têm
base na realidade. Não passam de preconceito. Dados obtidos de 2901 processos
de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) entre 1991 e 1999 revelam que o
ladrão típico de São Paulo é branco (57% dos crimes) e paulista (62%). Os
negros, de acordo com a pesquisa, respondem por apenas 12% das ocorrências.
Baianos e pernambucanos, juntos, por 14%. O estudo é estatisticamente
significativo. Os 2901 processos correspondem a 5% do total do período. Mas, por mais frágil que
fosse a pesquisa, ela já serviria para mostrar que o vínculo entre mulatos,
negros, nordestinos e assaltantes não passa de uma manifestação de racismo, do
qual, aliás, o brasileiro gosta de declarar-se isento. (...)
Fonte: Folha de São Paulo, 06 de março de 2001. (Com adaptações)
3. O ponto de vista
defendido no texto é o de que
(A) precisamos de
mudanças para vencer a desigualdade social.
(B) negros e
pernambucanos, juntos, somam 14% das ocorrências de crimes.
(C) é falsa a
ligação entre criminalidade e cor da pele ou origem.
(D) é falsa a ideia de que o Brasil é um país cheio
de contradições.
4. Para defender o ponto de vista, nesse texto são apresentadas
(A) opiniões de policiais.
(B) opiniões
das pessoas.
(C) dados
estatísticos.
(D) depoimento das vítimas.
5. No trecho “têm consequências fatais”(1º parágrafo), a
palavra têm relaciona-se
(A) aos horários
(B) a algumas regiões
(C) ao medo
(D) aos assaltos
6. A charge acima revela
(A) um questionamento ao fato
de que relacionamentos reais estão em alta entre as pessoas.
(B) uma importância exagerada que se dá para as relações sociais na
atualidade. (C)
uma crítica ao fato de que as
pessoas preferem as redes virtuais de relacionamento.
(D) uma descrição das sociedades humanas no mundo globalizado.
(E) uma constatação de que a rede de computadores é um espaço mais eficaz para as relações
humanas.
7.
Ao exclamar “EM TODOS!”, no 2º quadrinho,
a personagem quer dizer que
(A) está
presente em todos os lugares onde é possível acessar todas as redes sociais
citadas.
(B) está
postando todos os seus passos e sua vida no Orkut e no Facebook.
(C) está
em todos os sites, blogs e redes sociais existentes.
(D) é
um usuário de todas as redes virtuais de relacionamento citadas na pergunta da
amiga.
8.
A palavra “RARAMENTE”, no último quadrinho, poderia ser substituída, por
(A)
frequentemente
(B)
dificilmente
(C)
geralmente
(D) incessantemente
9. Em textos como as tirinhas vemos que a linguagem apresentada pode misturar imagens ou desenhos(linguagem não verbal ou visual) com as falas das personagens (verbal). No caso da tirinha acima, a linguagem pode ser identificada como
(A) verbo-visual.
(B) não
verbal, apenas.
(C)
verbal, apenas.
(D) verbo-visual em três quadrinhos, apenas.
10. No 3º quadrinho, quando a personagem diz “ATÉ NO TWITTER?”, sua pergunta expressa
(A)
incômodo
(B)
indignação
(C)
surpresa
(D)
raiva
AULA 11 - semana 19 - 03/11
Assaltos insólitos
Assalto não tem graça nenhuma, mas
alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de
viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois,
narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota.
Uma vez me contaram de um cidadão que
foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na
rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o
são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação.
Pois lá estava o dito-cujo em sua
casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na
garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras
e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê
adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos.
Mal teve tempo de tomar uma atitude e
já ouvia:
— É um assalto, fica quieto senão leva
chumbo.
Ele já se preparava para toda sorte de
tragédias quando um dos ladrões pergunta:
— Cadê o patrão?
Num rasgo de criatividade, respondeu:
— Saiu, foi com a família ao mercado,
mas já volta.
— Então vamos lá dentro, mostre tudo.
Fingindo-se, então, de empregado de si
mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer:
— Se quiserem levar, podem levar tudo,
estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não
levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na
cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não
tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem
uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom.
Os ladrões recolheram tudo o que o
falso empregado indicou e saíram apressados.
Daí a pouco chegavam a mulher e os
filhos.
Sentado na sala, o marido ria, ria,
tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si
mesmo.
SANTANNA Affonso Romano. PORTA DE COLÉGIO E OUTRAS CRÔNICAS São
Paulo:Ática 1995. (Coleção Para gostar de ler).
1- O dono da casa livra-se
de toda sorte de tragédias, principalmente, porque
(A) aconselha a levar o som.
(B) conta os defeitos do patrão.
(C) mente para os assaltantes.
(D) mostra os objetos da casa.
2- No trecho “e o marido se entregara a essa terapêutica atividade” , a expressão destacada substitui
(A) fazer compras.
(B) ir ao mercado.
(C) narrar anedotas.
(D) pintar a casa.
3- É exemplo de linguagem
formal, no texto
(A) “dito-cujo”. (parágrafo 3, linha 1)
(B) “adentrar”. (parágrafo 3, linha 2)
(C) “pão-duro”. (parágrafo 12, linha 1)
(D) “botam”. (parágrafo 12,
linha 3)
(Angeli. Folha de S. Paulo, 25/4/2006).
4- Na tirinha de ROMEU e
DALILA, há traço de humor em
(A) “Que olhar é esse Dalila?”
(B) “Olhar de tristeza, mágoa, desilusão...”
(C) “Olhar de apatia, tédio, solidão...”
(D) “Sorte! Pensei que fosse conjuntivite!”
Calvin
é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como
companheiro Haroldo, um tigre sábio, que para o menino está tão vivo como um
amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia.
5- Quanto ao 3º quadrinho, especificamente,
pode-se afirmar que
(A) a linguagem verbal representa o descontentamento de Calvin.
(B) a linguagem é mista, porque é verbal e não verbal.
(C) a linguagem não verbal comunica a insatisfação de Calvin.
(D) a linguagem representa a comunicação verbal e não verbal.
Leia, com atenção, o texto
a seguir para responder às questões 6 e 7:
Disponível em: https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/ype=3theater
6- A expressão facial de
Armandinho, no primeiro quadrinho, associada ao texto verbal revela
(A) alegria.
(B) aborrecimento.
(C) raiva.
(D) tranquilidade.
7- Levando em conta a linguagem verbo-visual, ou seja, não verbal, da tirinha acima, infere-se, na visão de Armandinho, que a palavra justiça
(A) embora tenha mudado de
significado, está acontecendo para todos.
(B) mantém seu significado
e é igual para todos os cidadãos.
(C) mudou de significado,
pois não está sendo feita.
(D) não mudou de
significado, ela apenas tarda, mas não falha.
Leia o informativo que a prefeitura da cidade de Saudades, Santa
Catarina, produziu.
8-
Observando o texto, pode-se perceber a referência direta ao leitor no
trecho:
(A) “Lavar as mãos frequentemente com água e sabão”.
(B) “Evitar aglomerações.”
(C) “Usar álcool em gel.”
(D) “Não faça o vírus circular, fique em casa!”
9- Responda – Se fosse
acrescentar outra(s) maneira(s) de prevenção ao informativo, o que você
acrescentaria?
10- Comente – Em Pelotas, as medidas de prevenção ao novo coronavírus têm sido adotadas e respeitadas? O que você tem observado na nossa cidade?
AULA 10 - semana 17 - 26/10
PROFESSORAS – Ângela Mattos, Márcia Nunes, Camilla
Arenhart
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR LÍNGUA PORTUGUESA / HISTÓRIA
DATA PARA ENVIO DA ATIVIDADE: 16/12
A partir da leitura do Art. 3⁰ da Constituição Federal de 1988 e do Art. 4⁰ do Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, produza um texto de 15 a 20 linhas, refletindo sobre os limites das leis e a necessidade de a sociedade civil sempre pressionar o governo e as autoridades para garantir que aquilo que está assegurado nas leis seja cumprido na prática; reflita também, sobre a importância da sociedade e dos funcionários públicos estarem sempre vigilantes para que as leis sejam obedecidas, responsabilizando aqueles que não cumprem à legislação.
ATENÇÃO: A atividade deverá ser encaminhada para a professora
de Português e para a professora de História (uma atividade para duas
disciplinas). Na elaboração do texto, atente para: parágrafos de
introdução, desenvolvimento e conclusão; pontuação; texto coerente com o
assunto; uso da norma culta.
|
E-mail: aangelacmattos@gmail.com (A9A) E-mail mnduarth@gmail.com (A9B) |
O
texto a seguir é um conto.
Nas
atividades anteriores, tivemos a oportunidade de observar algumas características
desse gênero textual. Devemos lembrar que cada conto, além dos elementos que
são comuns ao gênero, apresenta as suas circunstâncias, o seu “corpo”, o seu
contexto.
· Leitura - Leia o conto do autor paulista JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA com atenção, para que você consiga compreender as peculiaridades do que está sendo contado, para que possa “entrar” na narrativa e no mundo das personagens.
Aos 7 e aos 40
Foi
assim: à mesa do café, o pai disse que ia ao entreposto carregar o caminhão. Eu
perguntei se podia ir; ele disse, Pode, vamos! Luiz, que tinha ido lá uma vez e
voltara aborrecido, Não tem nada pra fazer, ficou me olhando, incrédulo, seu
silêncio dizia, Você vai se arrepender, e deu de ombros. Irritava-se, sempre,
quando eu me recusava a aprender o que ele, para o meu bem, queria me ensinar.
Talvez porque, eu já pensava, a gente aprende mais indo até as coisas do que
com as palavras dos outros. A mãe sorriu, reconhecendo um tanto dela em mim,
muito além da cor de seus olhos e da curva de suas sobrancelhas.
E, então, fomos, eu e o pai, no
caminhão a trovejar pelas ruas, a carroceria vazia, o dia menino, o sol ainda
preguiçoso sobre as casas. No banco, entre nós, nada, só uma fatia de espaço,
para o nosso conforto. Não precisávamos de mais: as nossas presenças se
tocavam. A gente ali, sendo eu e ele, pai e filho na recém-nascida manhã.
Não demorou, chegamos ao entreposto,
enorme depósito de cereais junto à rodovia. Dali dava para ver nossa cidade lá
embaixo, embutida na planície verde. À beira do entreposto, caminhões
aguardavam a hora de serem carregados. O pai estacionou, fomos lá dentro – ele
pegando o caminho do escritório, eu atrás, desorientado com aquela grandeza.
Sacas e mais sacas (de arroz, café, feijão, milho) formando imensas pilhas que
atingiam o teto; dezenas de homens musculosos, sem camisa, pano enrolado na
cabeça como turbante, transportando as mercadorias de um lado para o outro. O
chão coberto por uma película de pó branco, cascas de amendoim, linhas de
estopa. O mundo ali, numa maneira de ser que eu desconhecia – e que se mostrava
para mim como o pássaro entre a ramagem da árvore.
Assim, quando me dei conta, o pai me pegava pelo
braço, Vem, e eu fui, obediente, mas ainda voltando-me para trás, querendo
mais, lá no fundo um guindaste começava a se mover. Era o fim, mas o fim
apenas da primeira parte. Porque o pai, depois de alguns minutos, atendendo
ao sinal de um homem, ligou o caminhão e se pôs a entrar, devagarinho, no
armazém. Logo os carregadores começaram a trazer sacas e organizá-las num
canto da carroceria. Eu desci da boleia, queria me gastar naquela
observação. Atravessei o entreposto procurando um lugar só meu, para ficar
comigo, vendo o que eu via – aquele desenho de vidas. Achei uma pequena pilha
de sacas de amendoim. Subi ao seu topo, sentei-me. Nenhum véu, tudo nu
adiante, para mim. E ainda tinha o cheiro: cheiro cru, de grão de terra
transformado em grão de alimento, cheiro demais de vida, de vida brava,
senhora das mudanças. De repente, senti: era tanta – e silenciosa – a minha
alegria que uma ponta de tristeza já se insinuava. Deixei que viessem, as
duas, e me confundissem, eu queria sentir o que sentia àquela hora, uma força
presente e a outra futura. O instante e a sua sombra. Foi assim. Eu cheguei em casa sendo outro, excitado
de quietude, maior na minha miudeza. Luiz me viu daquele tamanho e não ligou
para a nossa diferença. Fui para o nosso quarto, sentei-me em frente à
janela, eu me tornando (também) a vista lá de fora. Desejava, febrilmente,
que continuasse tudo daquele jeito: que as coisas, no seu ser apenas, me espantassem
sempre. Era o vital para mim: a vida com seus visíveis movimentos. E a gente,
cada um no seu posto, nem dentro, nem fora. Entre. ·
Atividade
7 - Produção textual Escreva as suas impressões sobre o texto lido, de modo que apresente – as suas observações sobre o personagem principal, sobre o ambiente que ele descreve e sobre a forma como você compreendeu a experiência desse personagem no conto. |
|
Atividade 8 - Oralização
A ideia para essa atividade é exercitar a oralidade, por meio de uma leitura expressiva e fluente, de forma que você possa demonstrar a compreensão do conto trabalhado, respeitando a pontuação apresentada, o ritmo, as pausas, a entonação correta.
A
leitura expressiva de um texto auxilia no processo de interpretação, sendo,
assim, muito importante para o estudo da oralidade e, também, da escrita.
Como fazer?
·
Produção de podcast
Podcast é um material
entregue na forma de áudio. Muitos sites jornalísticos, atualmente, têm usado
esse recurso de multimídia para compartilhar conteúdos, sendo alternativa para
quem não tem tempo de ler e prefere ouvir o conteúdo. Para nós, nesta atividade,
especificamente, o objetivo é abordar a linguagem oral de forma criativa e
original.
A palavra "podcasting" é uma junção
de iPod - marca do aparelho
multimídia homónimo, da Apple Inc., que é sigla de "Personal
On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) -
e broadcasting (radiodifusão). O conjunto de ficheiros ou
arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast.
O autor de um podcast é chamado podcaster. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting
·
Você
poderá assistir a um tutorial sobre como produzir um podcast, através do link a
seguir
https://www.youtube.com/watch?v=Drx0lxATDK4
·
Depois de baixar o aplicativo, você vai gravar a
sua leitura do conto Aos 7 e aos 40.
Treine a leitura, repita quantas vezes achar
necessário, até que esteja pronto para fazer a gravação final – lembre-se que o
aplicativo possibilita eliminar uma gravação e gravar novamente.
Procure ler usando um tom de voz alto e claro.
·
Em seguida, envie para o e-mail da professora,
como de costume, juntamente com a atividade 7.
Se tiver algum problema para realizar a atividade, entre em
contato com a professora com antecedência, para que seja possível resolver o
problema e você possa entregar as atividades dentro do prazo determinado.
E-mail: aangelacmattos@gmail.com (A9A) E-mail mnduarth@gmail.com (A9B) |
AULA 8 - semana 13 - 28/09
Para esta atividade, você
vai precisar reler o texto Circuito
fechado 3, do autor Ricardo Ramos, de onde foram tirados os exemplos para as atividades anteriores,
postadas no grupo da turma, no dia
13/07/2020.
Siga este link: http://bailedeliteratura.blogspot.com/2014/03/analise-circuito-fechado-ricardo-ramos.html
Lembre-se, é o 3º texto!
ATIVIDADE 5 - Questões
interpretativas
·
O texto Circuito
fechado 3 é um conto. Pesquise as características desse tipo de
texto e responda:
a- Quais
as principais características do gênero conto?
b- Quais
dessas características podem ser observadas no texto de Ricardo Ramos?
·
Esse conto é construído apenas por falas da
personagem. Com base nessa informação, diga:
a- É
possível saber se a personagem é homem ou mulher? Como?
b- Como é o dia dessa personagem? Explique.
c- Procure o significado da palavra circuito. Com base nisso, explique o titulo do texto.
·
Há no texto expressões usadas em relações pessoais que
podem indicar uma situação de prestação de serviços. Exemplo: “Puro, com gelo.” Possivelmente, esse é um pedido feito a um garçom.
Retire
do texto outros dois trechos que indiquem situações semelhantes.
·
Marque apenas
a alternativa verdadeira em relação ao texto.
Ao longo do dia, a personagem
a-
( ) discute com o mesmo interlocutor.
b-
( ) fala com diferentes interlocutores.
c-
( ) conversa apenas com pessoas da família.
d- ( ) dialoga somente com pessoas do trabalho.
ATIVIDADE 6 - Leia o conto abaixo. Em seguida, resolva as questões propostas, fazendo uma comparação entre os contos lidos.
No Messenger
Leonardo Brasiliense
·
Assim
como no conto Circuito fechado 3, o
conto No Messenger também apresenta
um só parágrafo.
No
único parágrafo que constitui esse conto de Leonardo Brasiliense observam-se
informações.
Marque as afirmativas que correspondem a essas informações.
( ) É possível
compreender o tipo de amizade.
( ) Percebe-se
quando o fato ocorreu.
( ) O tempo de
duração da amizade está claro no texto.
( ) É possível
entender o que acontece.
2. O texto mostra sequência
de ações apresentadas em um único parágrafo.
3. Há predominância de verbos
de ação no tempo presente.
4. Há verbos indicando ações
ora no presente, ora no pretérito.
5. Tem a intenção de contar
um fato em um tempo e um espaço.
6. Há a intenção de criticar
as relações entre as pessoas.
É
possível relacionar as observações
___________________ ao conto Circuito fechado 3.
É
possível relacionar as observações
___________________ ao conto No Messenger.
AULA 7 - semana 11 - 14/09
Oi, pessoal!
Nas atividades desta
semana, temos a revisão de alguns conceitos importantes para o estudo gramatical
na nossa disciplina e temos, também, a
proposta de alguns exercícios.
Para que não haja nenhuma
dúvida, entendam a importância do estudo
gramatical na língua portuguesa.
A GRAMÁTICA é o conjunto
de padrões, de ferramentas e de regras que regem uma língua.
Portanto, o estudo gramatical é importante em todos
os níveis de ensino, em todas as séries, porque é através dele que temos a
possibilidade de compreender melhor os fatos, as condições e os modos de uso da
linguagem, para que possamos usá-la cada vez mais com propriedade, segurança e
desenvoltura, na fala e, principalmente, na escrita.
Leia
mais em https://brasilescola.uol.com.br/gramatica
Então, vamos começar?
Leia o texto Circuito fechado 3,
do autor Ricardo Ramos, de onde foram tirados os exemplos, frases e orações para as atividades 3 e 4.
Siga este link: http://bailedeliteratura.blogspot.com/2014/03/analise-circuito-fechado-ricardo-ramos.html
É o 3º texto. E os trechos
que se referem a ele, aqui nas nossas atividades, estão entre aspas.
ATIVIDADE 3 - Copie no caderno, para fixar os conceitos,
reler e analisar os exemplos.
(Para enviar essa parte, depois
de copiar no seu caderno, tire uma foto nítida, envie com a parte 4)
REVISÃO – Frase, Oração, Período
Frase: unidade de
comunicação que pode ser expressa por uma ou por várias palavras, pode
apresentar ou não verbo.
Oração:
frase que se organiza em torno do verbo.
Período: enunciado com
sentido completo, iniciado, geralmente, por letra maiúscula e cujo término é
marcado por um sinal de pontuação (ponto-final, ponto de exclamação, ponto de
interrogação ou reticências). O período pode ser simples ou composto.
Veja:
·
“Vinte litros, da comum.”
Podem-se
afirmar que essa sequência é uma frase
formada pelas palavras que a compõem, pois o sentido pode ser percebido pelo
contexto e pelas ligações de sentido entre as palavras. Não há verbo, portanto não
pode ser classificada como oração.
·
Coloque vinte litros da gasolina comum.
A palavra coloque
é um verbo, portanto há no exemplo acima uma oração.
Sendo apenas uma
oração, temos o período simples.
·
Coloque vinte litros da gasolina comum, veja o nível do
óleo e limpe o para-brisa, por favor.
Há três orações, claramente observadas nesse exemplo,
considerando que cada uma se organiza em torno de um verbo. São três verbos: coloque,
veja, limpe.
Se apresenta mais de uma oração, então temos o período
composto.
Analisar o modo como os termos –
palavras ou orações – se relacionam ajuda-nos a perceber como as ideias se
encadeiam em um texto, ou seja, como as relações entre as ideias do texto se
estabelecem.
ATIVIDADE 4 - Resolva os exercícios gramaticais: (Essa parte pode ser feita no Word)
1- Marque as alternativas que apresentam orações:
b-
( )
“Quanto mais quente melhor.”
d-
( )
“Não, filha, não é assim que se faz.”
e-
( ) “Nem
sim, nem não, muito pelo contrário.”
b- “Claro, fechei a porta e
botei o carro pra dentro.”
c- “Nas próximas férias, vou
até lá, de carro.”
d- “Só peço que não seja
nada.”
e- “Veja logo a conta, sim?”
f- “Se for preciso, dou um
pulo aí.”
g- “Acho que não, penso que
não, creio que não.”
AULA 6 - semana 9 - 31/08
PROFESSORAS – Ângela Mattos,
Márcia Nunes, Camilla Arenhart
ATIVIDADE COMPLEMENTAR INTERDISCIPLINAR LÍNGUA PORTUGUESA / HISTÓRIA
O Diário de Anne Frank
Após nossa aula virtual, surgiram outras questões sobre O Diário de Anne Frank, então, nessa semana nosso trabalho segue em cima do livro. Quem não leu, deverá fazer a leitura!
TEXTO 1-Releia este trecho de O diário de Anne Frank que está na página 149, no segundo parágrafo.
“Bem no fundo, os jovens estão mais solitários do que os adultos”
Li
isso e algum livro, e ficou na minha mente. Até onde eu sei, é verdade. Então,
se você está se perguntando se ficar aqui é mais difícil para os adultos do que
para os jovens, a resposta é não, com certeza. Os mais velhos têm uma opinião
formada sobre tudo, são seguros de si e de seus atos. Para nós jovens é duas
vezes mais difícil sustentar nossas opiniões numa época em que os ideais são
estilhaçados e destruídos, quando o pior lado da natureza humana predomina,
quando todo mundo duvida da verdade, da justiça e de Deus.
texto 2- ENTENDENDOA ADOLESCÊNCIA- POR QUE É TÃO DIFÍCIL CRESCER?
A adolescência pode ser definida como uma das etapas do desenvolvimento humano que se caracteriza pelas mais complexas alterações psíquicas e sociais, sendo estas influenciadas pela época e cultura onde estão inseridas.
Em meio a esse turbilhão de mudanças, o adolescente precisa
encontrar uma nova visão do mundo e de si, em uma tentativa de redefinir seu
caráter social, sexual, ideológico e profissional.
Nesse difícil processo de adolescer, que varia aproximadamente
entre 11 e 20 anos, há o surgimento de uma nova identidade (...)
Uma nova identidade
As primeiras identificações feitas pelo ser humano são com as
figuras parentais, frequentemente, idealizadas como heróis. Entretanto, na
adolescência, essas identificações deixam de exercer sua grande influência,
pois o sujeito passa a buscar uma nova identidade: já não é mais criança e
ainda não se comporta como adulto.
Essa busca, normalmente, gera um progressivo afastamento dos
pais. Porém, não é o distanciamento dessas figuras que o adolescente
deseja, e, sim, desvincular-se do seu papel de criança. O sujeito passa
pelo processo de luto pelo seu corpo de criança e aspectos infantis perdidos.
Frente a isso, vê-se obrigado a reformular todos os conceitos que até então
tinha de si, ao mesmo tempo em que se projeta para a vida adulta, ainda
desconhecida.
Crises e Angústias
Nessa tentativa de se encontrar, a oscilação entre enormes
urgências e postergações, aparentemente ilógicas, aparece de forma
marcante. O adolescente se encontra perdido nas referências de tempo - a
infância do passado e a vida adulta do futuro – o que gera grande angústia.
As flutuações de humor também são outro traço típico dessa fase,
consequências das variações hormonais e da ansiedade gerada pelas inúmeras
experiências e descobertas que o adolescente passa a vivenciar com intensidade.
Baseado no texto da psicóloga Fernanda A. LinharesGuimarães em:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/psicologia/entendendo-adolescencia-por-que-tao-dificil-crescer.htm
ATIVIDADE 1 – Questões interpretativas
1- Quanto ao TEXTO 1, responda:
A- O que significam, no seu entendimento, as posições e afirmações da personagem nessa parte do diário em especial.
B-
Anne compara
jovens e adultos. Como a personagem faz essa comparação? Explique com suas
palavras.
C-
Anne Frank era
uma jovem questionadora e estava em busca de si mesma e das próprias
convicções.Você concorda com essa afirmação? Por quê?
2- Quanto ao TEXTO 2, responda:
“Em meio a esse turbilhão de mudanças...” (2º parágrafo) – A que se refere a expressão destacada?
A psicóloga afirma que na tentativa de se encontrar o comportamento do adolescente oscila entre enormesurgências e postergações. O que a autora quis dizer? (Se for necessário, procure o significado das palavras que você não conhece).
É possível dizer que há relação entre esse texto e o TEXTO 1. Explique essa afirmação.
ATIVIDADE 2
Reflita sobre os textos 1 e 2. Pense
acerca do questionamento feito no título do TEXTO 2.
Escreva
um texto que responda a seguinte pergunta :É
difícil ser adolescente? Comente sobre as suas dificuldades, se percebe as
mudanças emocionais dessa fase, quais são e como lida com elas.
Escreva com clareza.
Divida
seu texto em parágrafos.
Revise
a ortografia.
Sugestão:
12 a 15 linhas.
Encaminhem para meu e-mail as respostas de vocês. E-mail: aangelacmattos@gmail.com (A9A) e mnduarth@gmail.com (A9B) |
AULA 5 - semana 7 - 17/08
Gênero Textual Diário
O Diário é um tipo de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos, acontecimentos e fatos do cotidiano. Ainda que com a expansão da internet, o diário manuscrito tem sido explorado, muitas pessoas preferem produzir seus textos com papel e caneta.
Na comunicação virtual, os blogs se assemelham aos diários uma vez que muitos possuem as mesmas características e, por isso, são comumente chamados de “Diários Virtuais”. Além dos diários pessoais, podemos incluir na mesma categoria os diários de viagem, que relatam experiências sobre determinado passeio. Já os chamados "diários de ficção" são textos literários criados segundo o modelo confessional dos diários.
Os diários podem ser importantes documentos históricos de testemunho que revelam uma época, como por exemplo, Diário de Anne Frank, em que a autora adolescente e judia aborda sobre os dias em que passou escondida na Holanda, durante o período do holocausto.
O diário pode ser considerado um
diálogo íntimo entre o escritor e o papel. A palavra “diário” (do latim diarium)
está relacionada com o termo “dia” e pode ser considerado uma autobiografia. Os
diários eram produzidos para serem lidos somente pelas próprias pessoas ou por
um amigo muito íntimo, pois ele reunia
diversos segredos. Alguns tipos de diários até incluíam um cadeado com chave. Sem dúvida, a linguagem utilizada nos diários
pessoais era informal, coloquial,
despreocupada e familiar com expressões populares e gírias, que marcavam a
oralidade dos textos haja vista seu número reduzido de leitores.
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-diario/ acesso em 29/06/2020.
►
Então, falando sobre O Diário de Anne
Frank, vamos relacioná-lo com as características do gênero textual
“Diário”, ou seja, vamos analisar o que tem em comum o diário da Anne e os demais diários. Para tal
atividade responda o que segue.
· Ao ler o título do livro é possível imaginar sobre o assunto
que ele aborda?
·Quais elementos característicos de um diário é possível observar
nos trechos lidos?
·Faça uma síntese dos relatos de Anne Frank a partir das leituras
realizadas.
·Há momentos em que a vida de Anne parece tão comum quanto a sua?
Justifique.
►Para complementar a leitura do Diário de Anne Frank, vou sugerir três links para que vocês possam
ver mais de perto o que foi a vida dela. Trata-se de um museu virtual do anexo
onde ela ficou escondida, um museu de objetos pessoais da Anne e um vídeo sobre a história de Anne Frank. Bom passeio!!
https://www.youtube.com/watch?v=n2yS97CEBiw
Encaminhem
para meu e-mail as respostas de vocês e também um relato do que
vocês acharam da visita virtual. E-mail: aangelacmattos@gmail.com e mnduarth@gmail.com |
AULA 4 - semana 6 - 10/08
Lembra da
atividade 3, na qual você leu reportagens sobre racismo e respondeu algumas questões?
Nessa
atividadevamos continuar com esse tema.
1- Crie um poema-protesto, de modo que nele você exponha suas ideias sobre o racismo, levando em conta que ele, de fato, é um mal para a sociedade e a humanidade.
Seja
criativo e não esqueça: um poema é
um texto formado de versos e estrofes.
2- Depois de criar seu poema, faça um vídeo recitando o seu texto.
Lembre-se que ao recitar você deve expressar a
intenção de cada verso.
Ponha a sua emoção na leitura do poema.
Não é preciso decorar, você pode estar com seu texto
em mãos. Mas não esconda seu rosto, mantenha a postura correta em frente à
câmera.
Treine em frente ao espelho.
Utilize bem a sua voz.
Se achar melhor, peça a algum familiar para fazer a filmagem.
Sugestão:3 estrofes com 4 versos cada uma.
AULA 3 - semana 4 e 5 - 27/07 e 03/08
Professoras: Ângela Mattos, Márcia Nunes
• Leia com atenção as três reportagens que seguem.
• Morte de homem negro asfixiado por policiais nos EUA gera indignação internacional
Caso aconteceu no estado de Minnesota, segunda-feira, (25/05/20); manifestações pedem justiça e denunciam racismo
Clamando por justiça, centenas de pessoas se reuniram no local onde aconteceu o episódio, com cartazes da campanha “ Black Lives Matter ” (Vidas Negras Importam, em português) e mensagens que denunciam o racismo da polícia estadunidense.
Veja em https://www.brasildefato.com.br/2020/05/28/morte-de-homem-negro-asfixiado-por-policiais-nos-eua-geraindignacao-inter nacional
• Confundidos com bandidos?
Fato evidencia estatísticas que apontam maior número de assassinatos de jovens negros
O estudante João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, morreu na última segunda-feira (18) durante uma operação conjunta das polícias Federal e Civil do RJ no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Ele estava na casa dos primos, enquanto os pais e a tia trabalhavam.
Veja em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/05/menino-de-14-anos-e-morto-em-casadurante-acao-da-pf-no-rio.shtml • Menino de 5 anos estava sob os cuidados da patroa de sua mãe. A pergunta que surge é: E se ele fosse branco aos cuidados de uma mulher negra?
Miguel Otávio Santana da Silva, 5, que morreu na tarde de terça-feira (2/06) após cair do 9ª andar de um prédio
residencial no centro do Recife. A mãe do menino disse que confiou o filho à patroa e que esta não teria tido a paciência para retirá-lo do elevador.
Veja em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/06/menino-de-5-anos-que-estava-aos-cuidados-da-patroa-damae-morre-apos-cair-de-predio.shtml
• Atividades
• De acordo com as três reportagens mostradas acima, Responda:
Na sua opinião, acontecimentos como esses são demonstrações de racismo? Comente.
• Faça uma rápida pesquisa e responda aos questionamentos abaixo:
. O que é racismo estrutural?
. O que é racismo institucional?
. Algum dos fatos mostrados nas reportagens acima pode estar relacionado com um desses tipos de racismo? Por quê?
• Já presenciou algum episódio de racismo? Como foi?
• Você acha que de algum modo já teve alguma atitude racista? Explique.
• O racismo existe e é um fato. Escreva um pequeno texto falando sobre ações/atitudes que você considera que seriam importantes para diminuir, ou banir, o racismo e conscientizar a todos sobre os males que ele traz à sociedade.
(Sugestão: 6 a 8 linhas)
AULA 2 - semana 3 - 20/07
·
Veja esta lista de ingredientes para a
preparação de uma receita.
·
Assista em
https://www.youtube.com/watch?v=PqdgDt40EfM
Ingredientes:
800g de mandioca
1 xícara de bacon picado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres de sopa de maionese
3 dentes de alho
1 cebola picada
1/2 xícara de leite de coco
queijomussarela a gosto
1-
A precisão é uma das características do
gênero textual acima.
Responda – Como essa característica aparece no texto?
2-
Explique por que no vídeo Diego Assalve, o chef de cozinha, mostra uma boa compreensão do
fenômeno da variação linguística, ao citar um dos elementos principais da
receita.
3-
A palavra chef é um estrangeirismo. Explique essa afirmação.
AULA 1 - semana 1 e 2 - 06/07 e 13/07
Queridos alunos, Esperamos que
todos estejam bem!! Cuidando de si e de seus familiares!! Logo estaremos
juntos para nos divertir e compartilhar as emoções vivenciadas nesse momento
tão inusitado!!! Beijos no coração!! Cuidem-se!! |
► Agora,
vamos ouvir uma música ♪♪ que traz
uma mensagem muito legal, que nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido de
nossas vidas... após, vamos responder algumas perguntas e, muito
tranquilamente, vamos escrever um pouco sobre essas emoções que estão guardadas
em nossos corações, em nossas mentes...♥♥♥
► https://www.youtube.com/watch?v=-fF5imtuMQk
DAQUI SÓ SE LEVA O AMOR
Viver
Tudo o que a vida tem pra te dar
Saber, saber
Em qualquer segundo tudo pode mudar
Fazer
Sem esperar nada em troca
Correr
Sem se desviar da rota
Acreditar no sorriso
E não se dar por vencido
Querer, querer
Mudar o mundo ao seu redor
Saber, saber
Que mudar por dentro pode ser o melhor
Fazer
Sem esperar nada em troca
Vencer
É recomeçar
Quando o sol chegar
Quando o céu se abrir
Saiba que estarei aqui
Aqui
Vamos amar no presente
Vamos cuidar mais da gente
Vamos pensar diferente porque
Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor
Fonte: LyricFind
Compositores: Rogerio Flausino
Letra de Daqui só se leva o amor © Sony/ATV Music Publishing LLC
*Transcreva da música a passagem que mais dialoga com o momento em que estamos vivendo no mundo.
*Vamos pensar em coisas
boas? Então, escreva três parágrafos com recordações ou sonhos (objetivos a
realizar) de coisas boas, valores, amizades, sentimentos, lugares, pessoas...
Não quero respostas soltas! Quero um texto com três parágrafos, cuidando
pontuação, letra legível, coerente (sentido), bem elaborado! (de 10 a 15
linhas)
https://globoplay.globo.com/v/8559810/
O título da reportagem é: Falta de empatia: por que
tem gente que age como se a pandemia não estivesse acontecendo?
A pergunta do título refere-se a casos em que pessoas
supostamente agiram demonstrando falta de empatia com o próximo. O 1º caso
retratado ocorre em um restaurante. O 2º caso acontece em um supermercado, onde
uma funcionária acaba sendo baleada. O 3º caso mostra um homem em uma farmácia,
ele se recusa a usar máscara e filma sua própria ação. Outros casos retratam a
realização de festas e comemorações em meio à pandemia.
Após assistir à
reportagem, desenvolva em seu caderno de Língua Portuguesa, as questões
propostas.
1.
Explique
com suas palavras – O que é “exercer a
empatia”?
2.
Como
reagiria se estivesse na farmácia, naquele momento em que o rapaz se recusa a
usar máscara? Ao contrário dele, você teria empatia ou se sentiria incomodado?
Comente.
3.
Observe
o que diz a neurocientista, Cláudia
Feitosa Santana, ao conversar com o repórter. Ela explica que diante de uma
grande dificuldade, de uma perda, muitos de nós tendem a negar, há uma negação
dos fatos como uma forma de lidar com eles. Por que tem gente que age como se
nada estivesse acontecendo? Qual a melhor forma de lidar com essa grande
dificuldade, que é a pandemia e as perdas que ela está trazendo? Dê a sua
opinião.
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA JULHO, AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO
TURMA 9A e 9B
|
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA TURMA A9A e A9B
SEMANA 1 - Atividade 1 e 2 - 06 a 10/07/2020
SEMANA 2 - Atividade 3 e 4 - 13 a 17/07/2020
SEMANA 3 - Atividade 5 e 6 - 20 a 24/07/2020
SEMANA 4 - Atividade 7 e 8 - 27 a 31/07/2020
SEMANA 5 - Atividade 9 e 10 - 03 a 07/08/2020SEMANA 14 - Atividade 19 e 20 - 05 a 09/10/2020
SEMANA 16 - Atividade 21 e 22 - 19 a 23/10/2020
SEMANA 18 - Atividade 23 e 24 - 03 a 06/11/2020SEMANA 20 - Projeto - 16 a 20/11/2020
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- JULHO
Semana:01
Semana:02
Semana:03
Semana:04
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- AGOSTO
SEMANA:05
SEMANA:06
SEMANA:08
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- SETEMBRO
SEMANA:10
SEMANA: 12
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- OUTUBRO
SEMANA:14
SEMANA:16
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo- NOVEMBRO
SEMANA:18
SEMANA 20 (projeto quarentena)
atividades 25 e 26 SEM LINK - peça à professora
SEMANA 22
___________________________________________________________________
ATIVIDADES DE ESPANHOL. (Somente para quem ainda não realizou a atividade.)
Links das atividades de Espanhol do mês de JULHO.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKwioeSvE0GSm49F0G7dl3azlBXwV9ieUqejWZQzY3GZSYdg/viewform
___________________________________________________________________________
Atividades de História -
mês de julho
Professora
Camilla Arenhart
Ao realizar atividades atrasadas, deve enviar um e-mail informando a SEMANA DA ATIVIDADE realizada para que seja feita a conferência e o resgistro.
cmarenhart@gmail.com = PROF. CAMILLA
SEMANA 1: - DIAS 06 A 13 DE
JULHO:
SEMANA 2: - DIAS 13 A 20 DE JULHO:
https://drive.google.com/file/d/1c8InFuXfFKR63UhPI_kvxKRFS_XWiYgi/view?usp=sharing
SEMANA 3: - DIAS 20 A 27 DE JULHO:
https://drive.google.com/file/d/1dtVJD0IlqTq78PLiYqmj64Bi6KE9w8Ev/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1Mw9-nJK7H3c_9RJDlMMfVBhUXXyfGU_Y/view?usp=sharing
SEMANA 4: - DIAS 27 DE JULHO A 03 DE AGOSTO:
https://drive.google.com/file/d/1ex_XEzaHJGRCGQnBbZX9bx_CKLXWH3k3/view?usp=sharing
Áudios:
https://drive.google.com/file/d/1NW5xNxJwUiLeic481xZ30kSWCmlZ5Xbt/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1-UylB7WWwsO4efRWYSIQt80pzRFEynmX/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1sZAnJxdRUb6095DU6gvEc4l-wFSO7YLH/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1eqqaVlKMLTA-ynnkpzrB7yVspgE2dcSA/view?usp=sharing
______________________________________________________________________
ENSINO RELIGIOSO
Diversidade religiosa
Atualmente é muito comum conhecermos
pessoas de diferentes religiões e consequentemente, com tradições e hábitos
diversificados decorrentes de suas crenças.
No ambiente escolar é importante
conhecer e respeitar essas diferenças principalmente porque o objetivo
principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos,
relacionados aos princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do
outro.
Mas… O que é religião? A palavra
“religião” tem origem da expressão latina “religio”. Existem debates a respeito
do real significado desse termo. A interpretação mais aceita afirma que a
palavra significa “religar”. Essa ideia faz menção ao fato de que, por meio da
religião, o homem religa-se aos deuses e ao sagrado. Existem estudiosos, porém,
que sugerem que o termo significa “reeleger”.
Trazendo o conceito de religião para
uma visão mais moderna, a palavra faz referência ao conjunto de crenças e
visões do mundo que forma as noções de espiritualidade e de sagrado do ser
humano. Sendo assim, corresponde ao conjunto de crenças que faz o ser humano
acreditar na existência de uma entidade ou ser superior.
A religião surgiu em algum momento entre
os períodos Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos se
tornaram sedentários. As primeiras manifestações religiosas relacionavam-se com
os fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como
uma manifestação divina. Com o desenvolvimento da humanidade e o surgimento de
novas culturas, novos tipos de religião foram surgindo em diferentes partes do
planeta.
Atualmente, as diversas religiões no
mundo podem ser classificadas em três diferentes grupos:
Politeístas: sistema religioso que
possibilita a crença em mais de um deus.
Monoteístas: sistema religioso que
possibilita a crença em apenas um deus.
Panteístas: sistema religioso que
afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si.
Baseia-se, portanto, na crença em espíritos da natureza.
Além desses três tipos citados, é
importante mencionar os ateístas, ou seja, pessoas que não acreditam em nenhum
tipo de religião e não acreditam na existência de uma entidade ou ser superior
aos humanos. O princípio básico do ateísmo é o ceticismo, isto é, o
questionamento do princípio básico de toda religião: a crença no divino.
Cada religião possui suas
particularidades: suas histórias sagradas, seus símbolos, contos e seu próprio
código de conduta. Apesar disso, os estudiosos da área conseguem identificar
aproximações em diferentes religiões, como acontece no caso das maiores
religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Hoje, são cinco as religiões
predominantes no mundo, cada uma com características específicas. Conheça um
pouco dessas religiões:
O cristianismo é uma religião
monoteísta, isto é, acreditam em um único Deus. Atualmente conta com 1,9 bilhões
de seguidores em todo o mundo. O termo “cristianismo” vem da palavra “Cristo”,
que significa “pessoa consagrada, messias”. Os cristãos acreditam que o
espírito é eterno. Assim como ocorreu com Cristo, que ressuscitou após sua
morte. Seus ensinamentos estão escritos na Bíblia, que é seu livro sagrado e
seu templo sagrado é chamado de Igreja.
O judaísmo também é uma
religião monoteísta e atualmente tem o menor número de fiéis: aproximadamente
12 a 15 milhões de seguidores em todo o mundo. Para os judeus, o Deus Jeová ou
Javé criou o universo e continua responsável por tomar conta dele. A Torá, ou a
Bíblia Hebraica é o livro sagrado dessa religião. E seu templo religioso é
chamado de Sinagoga.
Outra religião monoteísta é o islamismo.
O deus dos islâmicos é chamado de Allah e esta religião nasceu com a revelação
do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão. Essa religião conta hoje com mais
de 1,2 bilhões de seguidores e seu templo religioso é chamado de Mesquita.
O budismo é uma religião
fundada pelo príncipe Siddartha Gautama, aproximadamente 500 anos antes no
nascimento de Cristo. Atualmente estima-se que tenha entre 250 e 550 milhões de
adeptos no mundo. O príncipe, que ficou conhecido como Buda Gautama pregava
sobre o desapego material e a importância de seguir princípios morais baseados
na verdade e no respeito ao próximo e também sobre a importância da meditação.
Existem também as religiões
politeístas, ou seja, as que acreditam em vários deuses e não em um único. O hinduísmo
é uma dessas religiões, sendo que o deus principal é o Brahma, considerado o
criador e, junto com Shiva e Vishnu, formam a tríade divina, que para os
cristãos é o que representa Pai, Filho e Espírito Santo. Os ensinamentos do
hinduísmo estão nos chamados Quatro Livros Sagrados dos Vedas. Estatísticas
mostram que essa religião conta com aproximadamente 700 milhões de adeptos em
todo mundo. A vida Hindu é repleta de simbolismos, por isso existem festas e
rezas para praticamente todas as situações possíveis. São aproximadamente 400
festejos, que podem variar de acordo com a região ou a divindade celebrada. Um
desses festejos é o que acontece a cada 12 anos, que atrai milhões de pessoas as
quais participam de um ritual de mergulho na cidade de Allahabad, no norte da
Índia, onde as águas dos rios Ganges e Yamuna se encontram. O evento é
conhecido como o Kumbh Mela, o sagrado Festival da Grande Ânfora. Hinduístas de
todas as partes acreditam que ao banhar-se naquele rio ficarão livres de seus
pecados. O banho é seguido de um rito de purificação espiritual que assegura as
bênçãos das divindades.
ATIVIDADES:
1-_____________________________ faz referência ao conjunto de
crenças e visões do mundo que forma as noções de espiritualidade e de sagrado
do ser humano. Sendo assim, corresponde ao conjunto de crenças que faz o ser
humano acreditar na existência de uma entidade ou ser superior.
2- A religião surgiu em algum momento entre os períodos
Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos se tornaram
sedentários. As primeiras_____________________________ relacionavam-se com os
fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como uma
manifestação divina. Com o desenvolvimento da humanidade e o surgimento de
novas culturas, novos tipos de religião foram surgindo em diferentes partes do
planeta.
3- Sistema religioso que possibilita a crença em mais de
um deus:_____________________
4- Sistema religioso que possibilita a crença em apenas
um deus:_______________________
5-Sistema religioso que afirma
que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si. Baseia-se,
portanto, na crença em espíritos da natureza:_______________________
6- Pessoas que não acreditam em nenhum tipo de
religião e não acreditam na existência de uma entidade ou ser superior aos
humanos. Seu princípio básico é o ceticismo, isto é, o questionamento do princípio
básico de toda religião: a crença no divino:______________________
7- Hoje, são cinco as religiões predominantes no mundo, cada uma com características específicas. São elas:_______________________________________
ATIVIDADE DIA 15/07
COMUNICAÇÃO
COM O TRANSCENDENTE
A religião é
um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao
ser humano.
Toda cultura
ou civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais simples,
como as religiões dos povos nativos (índios) fosse mais complexo, como no Judaísmo,
Cristianismo e Islamismo.
Cada
religião tem a sua maneira de se comunicar com o seu “Deus”, com o
Transcendente. (Como já estudamos nos textos anteriores, Deus é O
Transcendente, o Ser Supremo, pois ele está além e acima de tudo e de todos.)
A forma mais
comum de comunicação com o transcendente (Deus) é a oração. Mas, o que é oração?
Oração é uma
prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual e que está integrada
nos rituais de grande parte das religiões.
Trata-se de
um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos
através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros
propósitos.
A oração pode
ser feita de forma individual ou em grupo, em um meio público ou privado.
Também pode seguir um modelo formal ou ser feita de forma espontânea.
ORAR É FALAR
COM DEUS
Orar é falar
com Deus, confiantes de que somos ouvidos por Ele.
A oração não
é um monólogo, mas um diálogo entre nós e Deus. O exemplo de Deus ensina que a
oração não é uma receita para receber favores de forma automática, mas uma
maneira para descobrir e aceitar o que Deus quer para nós.
A
comunicação com Deus se dá não somente no ato de falar, mas também no silêncio
que permite descobrir o que Deus responde aos homens.
Há vários
tipos de oração. De modo geral, dirigimo-nos a Deus com os seguintes propósitos:
- Suplicar
pelo seu próprio bem ou pelo bem de outras pessoas.
- Agradecer
pelas coisas boas que temos recebido dele.
- Pedir
perdão quando temos consciência de que fizemos algo que ofendeu a Deus ou aos
outros.
- Adorar e
falar com Deus, reconhecer o seu amor e alegrar-se por sua companhia e por suas
obras.
- Fazer silêncio
para escutar suas palavras.
A oração
pode ser individual ou comunitária.
(Autor
Desconhecido)
ATIVIDADES:
1-Marque
Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Todas as religiões se comunicam com Deus
da mesma maneira.
( ) A
forma mais comum de comunicação com o transcendente é a oração.
2- Marque a
alternativa que completa a seguinte frase:
A ........................é
de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres
divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre
outros propósitos.
( )Mensagem
( )Oração
3. Marque a
alternativa que completa NA ORDEM CORRETA as frases:
( )FÉ – COMUNICAÇÃO - REZA – ORAÇÃO –
SILÊNCIO – SOZINHO.
( )COMUNICAÇÃO – SILÊNCIO – SOZINHO – ORAÇÃO
- FÉ – REZA.
a) A oração
é uma _____________________ com Deus.
b) Pode-se
orar em voz alta ou em _____________________.
c) Pode-se
orar _____________________ ou em comunidade.
d) A fé e a
_____________________ são interdependentes.
e) Quanto
mais se reza mais _____________________ se tem.
f) Quanto
mais fé se tem mais se _____________________.
ATIVIDADE DIA 22/07
CONTEXTO
RELIGIOSO SOBRE IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA
Essa discussão sobre a
diferença entre os dois termos permeia a religião e pode ser mais bem
visualizada no contexto religioso. Podemos classificar as duas, em relação ao
pensamento religioso, da seguinte maneira: Imanência: relaciona-se às religiões
panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da
matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo,
permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora.
Transcendência: a tradição
judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou
seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar
a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação
imanente do Deus transcendente.
A expressão ‘Panteísmo’
deriva do grego ‘pan’, que tem o sentido de ‘tudo’; e de ‘theos’, que significa
‘Deus’. Desta forma este termo se traduz aproximadamente por ‘tudo é Deus’. Segundo esta doutrina, Deus está presente em todo o Universo, em cada elemento; ela defende igualmente a existência de
várias divindades ligadas aos mais variados componentes da Natureza.
O Panteísmo é uma das diretrizes
religiosas vigentes no Ocidente que mais se identificam ao pensamento
filosófico oriental, como o Budista, o Janista, o Taoísta e o Confucionista.
O Panteísmo não explica os eventos aparentemente naturais, como a Criação do
Universo, o princípio da existência, como provindos de um Ser Supremo.
A fé baseada no imanente
O hinduísmo professa três
deuses principais: Brahma, que vem da raiz brah e que significa crescimento.
Brahma é a personificação masculina do Absoluto, pai e origem de todas as
coisas, criador do Universo. É representado com quatro caras e quatro braços
para indicar a sua onipotência. Está presente em todas as coisas podendo
manifestar-se sob qualquer espécie humana, animal (vacas sagradas, elefante) ou
mineral (rio Ganges).
Assim se revela um
panteísmo. Víshnu é a divindade solar que preside as coisas criadas,
conservando-as e fazendo-as prosperar. Tudo é deus, deus é tudo: o
hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e
com o universo. O universo é deus, e estando unido ao universo, todos são
deuses. Ensina também que este mesmo deus, é impessoal. Muitos deuses adorados
pelos hindus são amorais e imorais.
Shiva é oposto a Víshnu,
e é chamado o "destruidor".
Entre muitos outros
deuses podemos mencionar Rama e Krishna descendente de Vishnu.
O hindu acredita na reencarnação
das almas, depois da morte, segundo os méritos.
Acredita também na
possibilidade de libertação do homem do ciclo da reencarnação. A ética
hinduísta consiste em quatro noções: é preciso aspirar à virtude, mesmo em
detrimento de certos bens materiais; a virtude é a prática da não-violência;
tem que sofrer pelos outros; e os vícios conduzem ao destino demoníaco que é a
vida transmigrante.
ATIVIDADES:
1- Marque a alternativa
correta:
O panteísmo tem ligação com o:
( ) Imanente
( ) Transcendente
Panteísmo significa:
( ) Este termo se
traduz aproximadamente por ‘tudo é Deus’. Segundo esta doutrina, Deus está presente
em todo o Universo, em cada elemento; ela
defende igualmente a existência de várias divindades ligadas aos mais variados
componentes da Natureza.
( ) Está baseado na noção
de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria
que foi responsável por criar a matéria
2- Marque Verdadeiro ou
Falso:
( ) Imanência
relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo
( ) O
Panteísmo explica os eventos
aparentemente naturais, como a Criação do Universo, o princípio da existência,
como provindos de um Ser Supremo.
( ) Na imanência a concepção da ideia de Deus
não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus
está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim,
organizadora.
NESTA AULA PROPONHO FAZER UMA LEITURA REFLEXIVA. PARA QUE POSSA PARAR UM POUCO E ANALISAR COMO VOCÊ TEM ENFRENTADO ESSA SITUAÇÃO SE ISOLAMENTO.
NOS PEQUENOS TEXTOS ENCONTRARÁ DICAS QUE SUGEREM UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E PARA MANTER SUA SAÚDE ATRAVÉS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.
GUIA PARA PROTEGER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS: O ISOLAMENTO SOCIAL NÃO É PUNIÇÃO E, SIM, PRESERVAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM COMUM. PERMANECER EM CASA POR ALGUNS DIAS É NECESSÁRIO, MAS NÃO É UMA CONDIÇÃO DEFINITIVA. EVITE O PENSAMENTO NEGATIVO. CRIE MOMENTOS DE AUTOCUIDADO, MELHORES HÁBITOS ALIMENTARES, ESCUTE BOA MÚSICA, LEIA LIVROS, ASSISTA FILMES, PEÇA AJUDA AOS PROFESSORES, CONSELHOS, QUANDO NÃO ESTIVER BEM. NÃO GUARDE SENTIMENTOS PARA SI, PEÇA AJUDA. O IMPORTANTE AGORA É VOLTAR PARA O AUTOCUIDADO MENTAL E FÍSICO.
COMBATA SUAS AFLIÇÕES DURANTE A QUARENTENA: PARA COMBATER A ANSIEDADE PROVOCADA PELO ISOLAMENTO, FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CASA, PINTURAS, ATIVIDADES MANUAIS. DESAFIE-SE. BUSQUE APRENDER ALGUMA ATIVIDADE NOVA NESTE PERÍODO DE CONFINAMENTO. ESTABELECER UMA ROTINA DIÁRIA, ORGANIZE SEU TEMPO CONFORME ERAM OS HORÁRIOS DE AULAS PRESENCIAIS, ISSO VAI AJUDAR A VOCÊ SE CONCENTRAR E RENDER SEUS DIAS PARA PAUSAS E INTERVALOS DE DESCANSO SEM QUE SE SINTA PERDIDO OU ANGUSTIADO.
NÃO SE SINTA PRESSIONADO COM AULAS VIRTUAIS: OS PROFESSORES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DÚVIDAS E DIFICULDADES DE CADA UM. POR ISSO, NÃO DEIXEM DE INFORMÁ-LOS QUANTO ALGUM PROBLEMA DE ACESSO ÀS MATÉRIAS, RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES, ETC. O DIÁLOGO É A MELHOR SOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA. MAS LEMBRE-SE: EXISTE HORA ADEQUADA PARA TUDO, E TALVEZ A RESPOSTA NÃO VENHA IMEDIATAMENTE.
TENHA PACIÊNCIA!
TUDO SE RESOLVERÁ!
AMBIENTE DE ESTUDO
FAÇA PLANEJAMENTOS DIÁRIOS E SEMANAIS, COLABORE COM A ORGANIZAÇÃO DO SEU LOCAL DE ESTUDO, DA SUA CASA. AO ACORDAR TIRE O PIJAMA, TOME BANHO, COLOQUE UMA ROUPA CONFORTÁVEL, SE ALIMENTE, ABRA AS JANELAS E SE PREPARE PARA MAIS UM DIA. PREENCHER O TEMPO COM ATIVIDADES SAUDÁVEIS PARA AJUDAR A GERAR BEM-ESTAR PARA SUA MENTE.
TENHA UMA BOA NOITE DE SONO DORMIR MAL PODE CAUSAR REDUÇÃO DA IMUNIDADE, ALTERAÇÕES NO HUMOR, AUMENTO DO ESTRESSE, DORES DE CABEÇA, ETC. POR ISSO É IMPORTANTE TER UM SONO REGULAR E DEFINIR AS HORAS DO DIA QUE SERÃO DEDICADAS AO ESTUDO E AS HORAS QUE SERÃO DEDICADAS A OUTRAS ATIVIDADES, COMO TAREFAS DE CASA E CUIDADOS PESSOAIS.
O SEGREDO DE UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR NO COTIDIANO
ATIVIDADE
SEJA CRIATIVO E CONSTRUA SEU PRÓPRIO QUADRO DE BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR. CONTENDO 10 FRASES (CRIADAS POR VOCÊ) DAS REGRAS DA FAMILIA (PODE SER FEITO COM MATERIAL QUE VOCÊ TEM EM CASA: EM CARTOLINA, PAPEL PARDO, EVA, FOLHA DE OFÍCIO A4, PAPELÃO, PAPEL COLORIDO, CAPA DE CADERNO VELHO QUE VOCÊ NÃO USE MAIS, RECORTES DE REVISTAS OU JORNAIS, ENTRE OUTRAS). ESCREVA COM FORMATOS DE LETRAS DIFERENTES, CORES DIFERENTES (USE LÁPIS DE COR, CANETINHAS, TINTA GUACHE...), INSTIGUE A SUA IMAGINAÇÃO! DEPOIS DE PRONTO COLOQUE EM UM LOCAL VISÍVEL PARA TODOS DA CASA ONDE VOCÊ PREFERIR. E TIRE UMA FOTO JUNTO COM SEU QUADRO E ENVIE PARA A PROFESSORA.
ENSINO RELIGIOSO
AULA 11
Clique no link a seguir para acessar a aula:
AULA 11 (SEMANA 19.10 à 23.10)
AULA 12
Clique no link a seguir para acessar a aula:
AULA 12 (SEMANA 03.11 à 06.11)
ATIVIDADES DE HISTÓRIA
Ao realizar as atividades atrasadas, envie um e-mail avisando para que seja feita a conferência e o registro. E-mail: cmarenhart@gmail.com
SEMANA 5: 03 a 09 de agosto:
https://forms.gle/NPmgURqCzTPZQHdc9
SEMANA 6: 10 a 16 de agosto:
https://drive.google.com/file/d/1KjIqJIrA57aTMDf__Yc_TEmJXig9PAOg/view?usp=sharing
SEMANA 7: 17 a 23 de agosto:
https://forms.gle/YpZcNafc6DyTbXSp6
SEMANA 8: 31 de agosto a 06 de setembro:
https://forms.gle/RXZHdKfWKbUoeqjP6
SEMANA 9: 14 a 20 de setembro:
https://forms.gle/8kM1xMS8NcXUJg8n6
SEMANA 10: 28 de setembro a 04 de outubro:
https://forms.gle/9h83EBXemrhSBLhi7
SEMANA 11: 13 a 19 de outubro:
https://forms.gle/CYxqf9yPJLrr6vej6
SEMANA 12: 26 a 01 de novembro:
https://forms.gle/RSMP2nphHK8ibUP7A
SEMANA: 09/11 a 15/11
https://docs.google.com/document/d/1a4uHNiUN74sx1JeBPrWaA-f5v5I3wmlknCFnQlO9m70/edit?usp=sharing
SEMANA: 07 A 13 DE DEZEMBRO
https://forms.gle/i2Fyx32wEuDbLUua8
____________________________________________________________________________
ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA
JULHO E AGOSTO
ENVIE SUAS ATIVIDADES PARA O E-MAIL:
teacheradrigeisler@gmail.com
SEMANA 01 (08/07)
SEMANA 07 (24/08)
Atividades de
Artes
Data: 06/07
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Atividade: Design de Cadeiras
O Design é uma área recente no campo das profissões. Apenas três
séculos nos separam de seu surgimento como uma ciência com seus próprios
conhecimentos, métodos e técnicas. Isto não significa que não houve Design
antes da era moderna. Na faculdade, os estudantes passam superficialmente por
sua história e nem sequer são instigados a pensar no antes do Design. Podemos
considerar Design todos os objetos que se criaram desde o surgimento da
humanidade; mas, como o termo é muito abrangente porque inclui toda a cultura
dos objetos materiais, a história do Design se inicia no momento em que esta
cultura se torna uma ciência, ou melhor, quando percebem a necessidade do
Design no mundo. Esta área está muito ligada a arte já que
comunicação visual é a atividade criativa de conceber uma interface gráfica
para passar mensagens, ideias e conceitos. Partindo deste princípio, nessa
atividade vamos imaginar que tu és um design de cadeiras, alterando a forma do
objeto, porém mantendo sua função inicial. Inicie o desenho fazendo
o esquema abaixo.
Atividades de Artes
Data: 13/07
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Atividade: Projetando
um sapato.
Modo de fazer:
Seguindo a mesma ideia da
atividade anterior só que agora imaginem que vocês são designers de sapatos,
sendo inspirados pelos seus gostos pessoais traduzidos na criação dos modelos.
Agora vocês devem pensar em um
tema para a criação que poderá ser algo que goste muito como alguma cidade,
esporte, música, profissão etc. Risque levemente no papel, desenhe o molde do
sapato, bota ou tênis para servir como base para a criação do projeto. Observe
algumas ideias:
Atividades de Artes
Data: 27/07
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Atividade: Arte Optica.
Op-art, também
conhecida como Arte Óptica, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões
óticas. Este movimento artístico teve início na década de 1930 com as obras do
designer gráfico e artista húngaro Victor Vasarely. Principais características:
Usa de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas; as
imagens parecem ter movimento; combinações de formas geométricas simples como,
por exemplo, quadrados, retângulos, círculos e triângulos; em muitas obras, o
observador deve se movimentar para visualizar os efeitos da pintura ou
escultura. Desta forma, o observador participa ativamente; uso de linhas
paralelas sinuosas ou retas; uso de poucas cores, sendo o preto e o branco as
mais usadas; imagens ocultas que podem ser vistas somente de determinados
ângulos ou através da focalização de determinadas áreas da obra.
Observe os exemplos
de como fazer e escolha um modelo para desenhar. O desenho deve ser a lápis em
papel ofício ou no caderno de desenho e com o máximo de dedicação pra ficar
impressionante. Vamos lá!
Atividades de Artes
Data: 10/08
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Atividade: Pontes entrelaçadas.
Esta é uma excelente atividade para se
trabalhar com sombreamento e profundidade. Para se compreender os efeitos de
sombreamento em um desenho, um dos caminhos é se trabalhar com a percepção de
profundidade. Adicionar sombras a um desenho plano ajuda a nossa percepção a
intensificar os efeitos tridimensionais e de profundidade. É uma espécie de
mágica, onde podemos identificar as diferentes camadas do desenho apenas se as
sombras estiverem nos pontos certos. Nesta atividade trabalharemos exatamente
esse jogo de sombreamento e profundidade criando um desenho tridimensional utilizando
desenhos que aparentam serem pontes entrelaçadas de uma grande metrópole.
Modo de fazer:
Comece desenhando algumas camadas das
pontes, uma sobrepondo a outra, utilizando o lápis grafite. Após esboçar
algumas dessas camadas realize o sombreamento com lápis de cor. É nesta fase
que está o grande segredo do efeito tridimensional: o truque é criar uma sombra
toda vez que uma ponte passa por outra, como se a ponte de cima criasse uma
sombra na ponte de baixo, para que possa ser criado a profundidade das camadas.
Veja esse efeito na imagem abaixo:
Perceba que onde os ‘tecidos’ se
encontram a pintura foi feita com uma tonalidade mais forte, causando a
impressão de sombreamento.
Atividades de Artes e Música
Data: 31/08
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as
atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Desenho de observação
Corte umas tiras de papel ofício tipo
com cerca de 6 a 8 cm de comprimento. Pegue essa tira e enrole no dedo para
marcar o espiral, dobrem, manipulem de forma que se forme um tipo de cacho.
Se possível, desligue todas as luzes da
sala e simplesmente deixe entrar a luz solar natural de alguma janela criando
uma sombra consistente em todos os cachos de papel. Agora iniciem o desenho com
o lápis observando todos os contornos do cacho.
O sombreamento de algumas áreas do desenho é
extremamente importante para a qualidade final do desenho. Tenham bastante
atenção na execução desta tarefa.
2-Atividade de Música
Pesquise o Hino da Independência do
Brasil e identifique o autor da letra e música. Também escreva a primeira
estrofe do hino.
Atividades de Artes e música
Data: 14/09
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as
atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Desenho com
colagem
Faça montagens utilizando recortes de
revista de partes de figuras de pessoas, mesclando com desenho a lápis,. Crie
duas montagens uma pessoa ao lado da outra, na qual as duas estejam
interagindo.
Se preferir pode fazer de modo digital
usando aplicativos que possam editar, recortar imagem e desenhar com traços
simples. Tem que fazer pessoas, animais e outros objetos são opcionais.
Observe algumas ideias:
Pesquise sobre o ritmo gaúcho Bugio e quais os instrumentos
musicais são utilizados.
Atividades de Artes e música
Data: 28/09
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Ilustrações por Husk Mit Navn
Ilustrações tem o objetivo de
comunicar ideias e expressar sentimentos de diversas maneiras. Com uma simples
folha em branco e uma caneta, o artista dinamarquês Husk Mit Navn transforma
suas ilustrações dando vida e forma 3D em um trabalho incrível, misturando suas
ilustrações com a realidade, ele cria cenas a partir da simplicidade de traços
e dobrando folhas de papel.
Depois de observar algumas
ilustrações do artista Husk, cada aluno tentará criar sua própria ilustração
baseada em seus trabalhos. Eles deverão “brincar” com a folha de papel fazendo
rasgões, dobras, enrolando-a tudo isso para completar seu desenho e criar o
efeito 3D, sempre com uma pitada de humor.
Observe alguns trabalhos:
2-Atividade de Música:
Continuando a pesquisar ritmos gauchescos, perguntamos: Qual
a origem do ritmo “Chamarra”.
__________________________________________________________
MÚSICA 🎷🎸🎹🎺🎻🎧
PROFESSOR: Fernando Aldeia
Enviar atividades para o e-mail: fernando.aldeia@hotmail.com
Obs: Não esqueça de colocar NOME e TURMA.
Atividade 1 - Julho - 06/07 à 17/07
https://drive.google.com/file/d/1l39tGogfUMfpX88HLS4mkyAOKvBYNad6/view?usp=sharing
Atividade 2 - Julho - 27/07 à 07/08
https://drive.google.com/file/d/1NHP04Mcwwr4wq_Bb21c646NVyZRLVSLR/view?usp=sharing
Atividade 3 - Agosto - 03/08 à 10/08
https://drive.google.com/file/d/1cqL8qHXRG8FAPo2-ypvZitrdXpo6kFxe/view?usp=sharing
Atividade 4 - Agosto - 17/08 à 23/08
https://drive.google.com/file/d/17-xNmpjtIehcXWLvBkqPsFVj79G1Qugs/view?usp=sharing
Obs: A partir do dia 31/08 as atividades de música passaram a ser junto com as de Artes numa única postagem. Ver atividades de Artes acima. ☝☝☝
Atividades de Artes e Música
Data: 13/10
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Um desenho- 4 ângulos
Vocês irão
mostrar vistas diferentes de um mesmo desenho. Escolha um tema que servirá de
base para a criação. Em seguida divida a folha em quatro partes no formato
horizontal. No primeiro desenhe a imagem completa do tema escolhido, ou seja, o
desenho do animal de corpo inteiro com uma paisagem no fundo. Depois realize a
pintura. Nos outros três quadrados, desenhe partes da imagem número um,
visualizada de um ângulo diferente, um diferente do outro.
Observe as
imagens:
O que é música Renascentista?
Cite dois compositores de Música Renascentista.
Atividades de Artes e Música
Data: 26/10
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Vaso facial
Esta é uma
técnica de ilusão de ótica onde, reparando bem, dá para perceber que no desenho
é possível identificar um vaso ou dois rostos, um de frente para o outro.
O segredo para se criar a ilusão de ótica neste desenho está no centro da folha, onde podemos perceber a presença de um vaso. O vaso poderá ser desenhado com a utilização de várias texturas. Por fim não se saberá o que enxergar primeiro se é o vaso ou os rostos.
2-Atividade de Música:
Escolha uma música que você mais gosta, nacional ou internacional e
envie por vídeo, áudio ou por escrito. Também podem interpretar a música e
enviar.
Atividades de Artes e Música
Data: 09/11
Enviar as atividades para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Ilusão de espaço 3D
Observe as imagens do artista Brendan
Monroe, onde ele faz uso de linhas para criar padrões e a ilusão do espaço 3D. Observe
as imagens:
Agora crie uma paisagem e utilize o
efeito 3D que o artista usou, utilize só a cor preta ou o lápis grafite. Lembre
que as linhas próximas aumentam o efeito.
2-Atividade de Música:
a)
Pergunte aos seus pais qual a música que eles escutavam quando eram
crianças?
b)
Qual a música que eles gostam hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário