Atividades de Matemática – Julho/2020
Turmas A7A e A7B
Professora Cibele
Semana 08/07 – Atividades 1 e 2
Semana 15/07 - Atividades 3 e 4
Semana 22/07 - Atividades 5 e 6
Semana 29/07 - Atividades 7 e 8
Atividades de Matemática – Agosto/2020
Turmas A7A e A7B
Professora Cibele
Semana 05/08 - Atividades 9 e 10 - Atividades Interdisciplinares de Matemática e Ciências
Semana 12/08 - Atividades 11 e 12
Semana 24/08 - Atividades 13 e 14
Atividades de Matemática – Setembro/2020
Turmas A7A e A7B
Semana 07/09 – Atividades 15 e 16
Semana 21/09 – Atividades 17 e 18
Atividades de Matemática – Outubro/2020
Turmas A7A e A7B
Semana 05/10 – Atividades 19 e 20
Semana 19/10 – Atividades 21 e 22
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE ESPANHOL. (Somente para quem ainda não realizou a atividade.)
Links das atividades de Espanhol do mês de JULHO.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKwioeSvE0GSm49F0G7dl3azlBXwV9ieUqejWZQzY3GZSYdg/viewform
_____________________________________________________________________________
Atividades de História -
mês de julho
Professora
Camilla Arenhart
SEMANA - DIAS 06 A 13 DE
JULHO:
https://forms.gle/nZdwDnWaGE5oMevR8
SEMANA - DIAS 13 A 20 DE JULHO:
Atividade 1:
https://docs.google.com/document/d/1B_hInFf6fMTAAFyhVvVmc55IL5c7-aAi0ufxvAM7YjY/edit?usp=sharing
Atividade 2:
https://drive.google.com/file/d/1jrPjoc9u03T-qK03WmIA-tEAh0ipt6y8/view?usp=sharing
SEMANA - DIAS 20 A 27 DE JULHO:
https://drive.google.com/file/d/13Kl7UsPwt1n4wHBiI7fzLOXaIhUrkQi9/view?usp=sharing
SEMANA - DIAS 27 DE JULHO A 03 DE AGOSTO:
https://forms.gle/q98sxXJujhtysaUH9
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Componente Curricular: Ciências
Professora Cristiane Luna
Olá pessoal!!!! Espero que estejam todos bem!!! Seguem as atividades de Ciências dos mês de Julho, se você não pode realizar por algum motivo, entra no link do formulário e responda, copiando as informações quando é solicitado. Estou esperando o retorno de vocês. Super abraço.
Semana 06/07: atividades 1 e 2
Semana 13/07: atividade 3 e 4
Semana 20/07: atividades 5 e 6
Semana 27/07: atividades 7 e 8
Sua participação é de extrema importância!
ATIVIDADES AGOSTO - CIÊNCIAS
Semana 5: atividade 9 e 10
Essa a atividade é interdisciplinar: Ciências e Matemática, logo a professora Cibele irá divulgar e resposta irá contemplar as duas disciplinas.
Semana 6: atividade 11 e 12
https://docs.google.com/document/d/1LcGPFWYRhIu7ne8aKVTIivnlmbhq0Xm9oNWxOUaxVoQ/edit?usp=sharing
Semana 8: atividade 13 e 14
https://docs.google.com/document/d/1E3lweKIGIXOPJa17YxbZJY-dkO6Bc5_1gDPSI8azM2k/edit?usp=sharing
Aguardo teus e-mails!!!!
Tua participação é muito importante!
Forte abraço
Ciências - Atividades de Setembro
Semana 10: atividade 15 e 16
https://docs.google.com/document/d/1AUGOzx70_I-G7jSXdiZuyZ9GrRBCB4DDJXyhw7PxZ0Y/edit?usp=sharing
Semana 12: atividade 17 e 18
Atividade Interdisciplinar de Ciências, Ensino Religioso, Espanhol e Inglês (você acessando o link e respondendo todas as professoras dessas disciplinas citadas acima receberam as tuas respostas)
https://forms.gle/GDYdivobw9A81XRE8
Espero as tuas atividades! Abraços
Atividades de Outubro
Semana 14: Atividades 19 e 20
https://forms.gle/2QCdLQacwENPkhX17
Semana 16: Atividades 21 e 22
https://forms.gle/ondkK1V5tR6b49gbA
Atividades Novembro
Semana 18: Atividades 23 e 24
Semana 20: Atividade geral da escola e interdisciplinar
___________________________________________________________________________________
ENSINO RELIGIOSO
VAMOS CONHECER ALGUNS LÍDERES RELIGIOSOS
CANDOMBLÉ E UMBANDA
O LÍDER
RELIGIOSO NO CANDOMBLÉ É ESCOLHIDO POR MEIO DOS ORÁCULOS E É GERALMENTE CHAMADO
DE “PAI DE SANTO” OU “MÃE DE SANTO”. ELE OU ELA TEM A FUNÇÃO DE
CHEFE DO TERREIRO, O RESPONSÁVEL PELO CULTO RELIGIOSO, PELA ADMINISTRAÇÃO DO
GRUPO E O ZELO PELA MANUTENÇÃO DA ORDEM DO TERREIRO.
HINDUÍSMO
O HINDUÍSMO É O CONJUNTO DE
RELIGIÕES DA ÍNDIA QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA A DIVERSIDADE DE LÍDERES EM SUA
HISTÓRIA, SEM NENHUM FUNDADOR ESPECÍFICO. PARA SEUS SEGUIDORES, ACREDITA-SE QUE
O LÍDER NASCE DA EXPERIÊNCIA HUMANA. NO HINDUÍSMO, OS SADHUS SÃO RESPEITADOS E
SÃO DENOMINADOS “SANTOS VIVOS, VIDENTES E SÁBIOS”.
JUDAÍSMO
O POVO JUDEU SEGUE, EM SUA
MAIORIA, A RELIGIÃO JUDAICA. ESSA RELIGIÃO TEM COMO UM DOS SEUS PRINCIPAIS
LÍDERES, MOISÉS. ESSE LÍDER RELIGIOSO VIVEU NO SÉCULO XIII A.C. E É A FIGURA
MAIS DESTACADA NA HISTÓRIA DO POVO DE ISRAEL. SEUS SEGUIDORES ACREDITAM QUE
MOISÉS, QUANDO CRIANÇA, FOI COLOCADO NO RIO NILO E SALVO PELA FILHA DE UM FARAÓ
E ENTÃO CRESCEU E FOI EDUCADO NO EGITO.
ISLAMISMO
A RELIGIÃO
MUÇULMANA FOI FUNDADA PELO PROFETA MUHAMMAD (MAOMÉ). SEUS FUNDAMENTOS ESTÃO
ESCRITOS NO LIVRO SAGRADO CHAMADO ALCORÃO OU CORÃO.
AOS 40 ANOS,
SEGUNDO A TRADIÇÃO RELIGIOSA ISLÂMICA, MUHAMMAD (MAOMÉ) RECEBEU A VISITA DO
ANJO GABRIEL QUE LHE TRANSMITIU A EXISTÊNCIA DE UM ÚNICO DEUS (ALÁ). INICIA-SE
ENTÃO A FASE DE PREGAÇÃO DESTA DOUTRINA QUE É MONOTEÍSTA.
CRISTIANISMO
DE ACORDO COM A
TRADIÇÃO CRISTÃ, DEUS ENVIOU AO MUNDO SEU FILHO JESUS PARA SALVAR A HUMANIDADE.
JESUS CRISTO PREGAVA A PAZ, A HARMONIA, O RESPEITO A UM SÓ DEUS E O AMOR ENTRE
OS HOMENS, SENDO CONSIDERADO UM LÍDER CARISMÁTICO.
1-LÍDER RELIGIOSO ESCOLHIDO
POR MEIO DOS ORÁCULOS:
( ) MOISÉS
( ) SADHUS
( ) “PAI DE SANTO” OU “MÃE DE SANTO”
2-LÍDER RELIGIOSO JUDEU:
( ) MUHAMMAD (MAOMÉ)
( ) SHIVA
( ) MOISÉS
3- DE ACORDO COM A
TRADIÇÃO CRISTÃ, DEUS ENVIOU AO MUNDO SEU FILHO JESUS PARA SALVAR A HUMANIDADE._________________
PREGAVA A PAZ, A HARMONIA, O RESPEITO A UM SÓ DEUS E O AMOR ENTRE OS HOMENS,
SENDO CONSIDERADO UM LÍDER CARISMÁTICO.
( ) “PAI DE SANTO” OU “MÃE DE SANTO”
( ) JESUS CRISTO
( ) RABINO
4-____________________ É
O CONJUNTO DE RELIGIÕES DA ÍNDIA QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA A DIVERSIDADE DE
LÍDERES EM SUA HISTÓRIA, SEM NENHUM FUNDADOR ESPECÍFICO. PARA SEUS SEGUIDORES,
ACREDITA-SE QUE O LÍDER NASCE DA EXPERIÊNCIA HUMANA.
( ) CRISTIANISMO
( ) ISLAMISMO
( )HINDUÍSMO
ATIVIDADE DIA 15/07
LIDERANÇAS RELIGIOSAS E A BUSCA PELO BEM COMUM
A BUSCA PELA JUSTIÇA E PELO BEM COMUM É A MOTIVAÇÃO
PARA MUITAS PESSOAS SE TORNAREM LÍDERES, COMO VIMOS ANTERIORMENTE. MAS, EM
ALGUMAS ÁREAS, ESSA BUSCA É FUNDAMENTAL, COMO NO CASO DOS LÍDERES RELIGIOSOS.
TRANSMITIR E VIVENCIAR OS VALORES DA SUA RELIGIÃO, PROMOVER O BEM COMUM E CONDUZIR
A COMUNIDADE PARA ESSE OBJETIVO SÃO ATITUDES QUE FAZEM PARTE DA MISSÃO DOS
RELIGIOSOS.
PAPA FRANCISCO É UM EXEMPLO DE LIDERANÇA
RELIGIOSA PELO BEM COMUM. ALÉM DE LÍDER DA RELIGIÃO CATÓLICA, É TAMBÉM CHEFE DO
ESTADO DO VATICANO E UMA DAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS NA PROMOÇÃO DO BEM COMUM E
DA PAZ ENTRE OS POVOS. SUAS DECLARAÇÕES E ATITUDES POR AQUELES QUE MAIS SOFREM
SÃO PROPAGADAS E OUVIDAS PELO MUNDO TODO. PARA O PAPA FRANCISCO, A PROMOÇÃO
DO BEM COMUM NÃO É RESPONSABILIDADE APENAS DOS LÍDERES.
NA PRIMEIRA MISSA DO ANO DE 2019, O PAPA FRANCISCO APELOU
PARA QUE O MUNDO OLHE DE MANEIRA MAIS TERNA E SUAVE NO ENFRENTAMENTO A UM MUNDO
DESUNIDO. ELE RESSALTOU QUE TODOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO BEM COMUM E QUE A
POLÍTICA NÃO CABE APENAS AOS GOVERNANTES, MAS À SOCIEDADE COMO UM TODO.
“TODO MUNDO FAZ SUA PARTE NO SERVIÇO DA PAZ”, DISSE
O PAPA NA MISSA INTITULADA SANTA MÃE DE DEUS. DE ACORDO COM FRANCISCO, TODOS
DEVEM DESEMPENHAR O PAPEL DE “PACIFICADORES”. [...]
AGORA ACOMPANHE A MENSAGEM DE OUTRO LIDER RELIGIOSO:
MARTIN LUTHER KING
ATIVIDADES:
1-
QUEM É PAPA FRANCISCO?
( ) É UM
EXEMPLO DE LIDERANÇA RELIGIOSA PELO BEM COMUM. ALÉM DE LÍDER DA RELIGIÃO
CATÓLICA, É TAMBÉM CHEFE DO ESTADO DO VATICANO E UMA DAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS
NA PROMOÇÃO DO BEM COMUM E DA PAZ ENTRE OS POVOS
(
) É UM ARTISTA FAMOSO CONHECIDO NO MUNDO TODO.
2-
SOBRE MARTIN LUTHER KING MARQUE A ALTERNATIVA VERDADEIRA:
( ) MARTIN LUTHER
KING ERA UM PASTOR BATISTA QUE LUTOU CONTRA A DESIGUALDADE. POR DEFENDER A
IGUALDADE ENTRE OS HOMENS, ELE FOI PRESO VÁRIAS VEZES. EM 1964, CONQUISTOU O
PRÊMIO NOBEL DA PAZ, APÓS PROFERIR O SEU MAIS FAMOSO DISCURSO: EU TENHO UM
SONHO.
( ) MARTIN LUTHER
KING FOI UM POLÍTICO FAMOSO QUE DIZIA QUE TODOS OS HOMENS DEVERIAM SER TRATADOS
DE FORMA DIFERENTES.
3-
QUE SEMELHANÇA PODEMOS ENCONTRAR ENTRE ESSES DOIS
LÍDERES RELIGIOSOS?
( ) AMBOS TEM EM COMUM
A LUTA PELA PAZ E BEM COMUM;
( ) AMBOS ESPERAM
QUE CADA PESSOA RESOLVA SEUS PROBLEMAS COMO ACHAR MELHOR E PROCURANDO O SEU BEM
ESTAR PESSOAL.
MÍSTICA E
ESPIRITUALIDADE
MÍSTICA É UM
CONCEITO AMPLO QUE PODE VARIAR DE ACORDO COM OS CONTEXTOS HISTÓRICO E CULTURAL.
DE MODO GERAL, SIGNIFICA UMA EXPERIÊNCIA COM O QUE É CONSIDERADO SAGRADO. É
ALGO QUE ESTÁ PARA ALÉM DA DIMENSÃO IMANENTE, OU
SEJA, DA REALIDADE QUE PODEMOS VER, SENTIR E PERCEBER. A MÍSTICA É UMA CONEXÃO COM AQUILO QUE É TRANSCENDENTE,
ISTO É, QUE ESTÁ ALÉM DA REALIDADE CONCRETA E PERCEPTÍVEL.
DEPENDENDO DA
FILOSOFIA DE VIDA OU DA RELIGIÃO, O TRANSCENDENTE PODE SER NOMEADO COMO DEUS,
SAGRADO, UNIVERSAL, ENTRE OUTROS. AQUELE QUE ACREDITA NESSA CONEXÃO COM O TRANSCENDENTE
E A VIVENCIA É CONSIDERADO MÍSTICO.
POR MEIO DE
EXPERIÊNCIAS MÍSTICAS, AS QUAIS, MUITAS VEZES, INCLUEM EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS,
MEDITAÇÃO, PEREGRINAÇÕES, JEJUNS, FESTAS, OFERENDAS, VIDA EM COMUNIDADE E
TANTAS OUTRAS POSSIBILIDADES, O MÍSTICO ACREDITA CONECTAR-SE COM A DIMENSÃO
TRANSCENDENTE.
ATIVIDADES:
1- REZAR,
CANTAR, MEDITAR, OUVIR MÚSICAS, PARTICIPAR DE CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS, FICAR EM
SILÊNCIO, ETC. SÃO AÇÕES QUE SE CONECTAM COM O:
(
) TRANSCENDENTE
(
) IMANENTE
2- MARQUE
AS AÇÕES QUE VOCÊ REALIZA PARA SE CONECTAR COM A DIMENSÃO TRANSCENDENTE.
(
) IR À ESCOLA, PRATICAR ESPORTES, ASSISTIR À TELEVISÃO, PASSEAR COM OS
AMIGOS E FAMILIARES, ETC.
(
)REZAR, CANTAR, MEDITAR, OUVIR MÚSICAS, PARTICIPAR DE CELEBRAÇÕES
RELIGIOSAS, FICAR EM SILÊNCIO, ETC.
3- A
MÍSTICA É UMA CONEXÃO COM O:
(
) TRANSCENDENTE, ISTO É, QUE ESTÁ ALÉM DA REALIDADE CONCRETA E
PERCEPTÍVEL.
(
) IMANENTE, OU SEJA, DA REALIDADE QUE PODEMOS VER, SENTIR E PERCEBER.
4- O
TRANSCENDENTE PODE SER NOMEADO COMO:
( ) DEUS, SAGRADO, UNIVERSAL
(
) UM OBJETO, UMA AÇÃO
NESTA AULA PROPONHO
FAZER UMA LEITURA REFLEXIVA. PARA QUE POSSA PARAR UM POUCO E ANALISAR COMO VOCÊ
TEM ENFRENTADO ESSA SITUAÇÃO SE ISOLAMENTO.
NOS PEQUENOS TEXTOS
ENCONTRARÁ DICAS QUE SUGEREM UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E PARA MANTER SUA
SAÚDE ATRAVÉS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.
GUIA PARA PROTEGER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE
ISOLAMENTO SOCIAL
EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS: O ISOLAMENTO SOCIAL NÃO É PUNIÇÃO E, SIM, PRESERVAÇÃO
E CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM COMUM. PERMANECER EM CASA POR ALGUNS DIAS É
NECESSÁRIO, MAS NÃO É UMA CONDIÇÃO DEFINITIVA. EVITE O PENSAMENTO NEGATIVO. CRIE MOMENTOS DE AUTOCUIDADO, MELHORES
HÁBITOS ALIMENTARES, ESCUTE BOA MÚSICA, LEIA LIVROS, ASSISTA FILMES, PEÇA AJUDA AOS PROFESSORES,
CONSELHOS, QUANDO NÃO ESTIVER BEM. NÃO
GUARDE SENTIMENTOS PARA SI, PEÇA
AJUDA. O IMPORTANTE AGORA É VOLTAR PARA O AUTOCUIDADO MENTAL E FÍSICO.
COMBATA SUAS AFLIÇÕES DURANTE A QUARENTENA: PARA COMBATER A ANSIEDADE
PROVOCADA PELO ISOLAMENTO, FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CASA, PINTURAS,
ATIVIDADES MANUAIS. DESAFIE-SE. BUSQUE APRENDER ALGUMA ATIVIDADE NOVA NESTE
PERÍODO DE CONFINAMENTO. ESTABELECER UMA ROTINA DIÁRIA, ORGANIZE SEU TEMPO
CONFORME ERAM OS HORÁRIOS DE AULAS PRESENCIAIS, ISSO VAI AJUDAR A VOCÊ SE
CONCENTRAR E RENDER SEUS DIAS PARA PAUSAS E INTERVALOS DE DESCANSO SEM QUE SE
SINTA PERDIDO OU ANGUSTIADO.
NÃO SE SINTA PRESSIONADO COM AULAS VIRTUAIS: OS PROFESSORES ESTÃO
DISPONÍVEIS PARA DÚVIDAS E DIFICULDADES DE CADA UM. POR ISSO, NÃO DEIXEM DE
INFORMÁ-LOS QUANTO ALGUM PROBLEMA DE ACESSO ÀS MATÉRIAS, RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES,
ETC. O DIÁLOGO É A MELHOR SOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA. MAS LEMBRE-SE: EXISTE
HORA ADEQUADA PARA TUDO, E TALVEZ A RESPOSTA NÃO VENHA IMEDIATAMENTE.
TENHA
PACIÊNCIA!
TUDO SE
RESOLVERÁ!
AMBIENTE DE
ESTUDO
FAÇA
PLANEJAMENTOS DIÁRIOS E SEMANAIS, COLABORE COM A ORGANIZAÇÃO DO SEU LOCAL DE ESTUDO,
DA SUA CASA. AO ACORDAR TIRE O PIJAMA, TOME BANHO, COLOQUE UMA ROUPA
CONFORTÁVEL, SE ALIMENTE, ABRA AS JANELAS E SE PREPARE PARA MAIS UM DIA.
PREENCHER O TEMPO COM ATIVIDADES SAUDÁVEIS PARA AJUDAR A GERAR BEM-ESTAR PARA
SUA MENTE.
TENHA UMA BOA NOITE DE SONO DORMIR MAL PODE CAUSAR REDUÇÃO DA IMUNIDADE,
ALTERAÇÕES NO HUMOR, AUMENTO DO
ESTRESSE, DORES DE CABEÇA, ETC. POR ISSO É
IMPORTANTE TER UM SONO
REGULAR E DEFINIR AS HORAS DO DIA
QUE SERÃO DEDICADAS AO ESTUDO E AS HORAS QUE SERÃO DEDICADAS A OUTRAS ATIVIDADES,
COMO TAREFAS DE CASA E CUIDADOS PESSOAIS.
O SEGREDO DE UMA BOA CONVIVÊNCIA
FAMILIAR NO COTIDIANO
ATIVIDADE
SEJA CRIATIVO E CONSTRUA SEU PRÓPRIO QUADRO DE BOA
CONVIVÊNCIA FAMILIAR. CONTENDO 10 FRASES (CRIADAS POR VOCÊ) DAS
REGRAS DA FAMILIA (PODE SER FEITO COM MATERIAL QUE VOCÊ TEM EM CASA: EM
CARTOLINA, PAPEL PARDO, EVA, FOLHA DE OFÍCIO A4, PAPELÃO, PAPEL COLORIDO, CAPA
DE CADERNO VELHO QUE VOCÊ NÃO USE
MAIS, RECORTES DE REVISTAS OU JORNAIS, ENTRE OUTRAS). ESCREVA COM FORMATOS DE LETRAS DIFERENTES, CORES DIFERENTES (USE LÁPIS DE COR, CANETINHAS, TINTA GUACHE...), INSTIGUE
A SUA IMAGINAÇÃO! DEPOIS DE PRONTO COLOQUE EM UM LOCAL VISÍVEL PARA
TODOS DA CASA ONDE VOCÊ PREFERIR. E TIRE
UMA FOTO JUNTO COM SEU QUADRO E ENVIE
PARA A PROFESSORA.
ENSINO RELIGIOSO
PORTUGUÊS
PROFESSORA: CLÁUDIA LEITE
ENVIAR ATIVIDADES PARA O E-MAIL: atividadespandemiansl@gmail.com
OBS.: NÃO ESQUECER DE COLOCAR NOME E TURMA
Ativ. 1 e 2 - Português - Julho - Semana 1 e 2 (06/07 à 17/07)
https://drive.google.com/file/d/1vxMXCX-EYdQYM9AKaJtDLrrARAFXzsMZ/view?usp=sharing
Ativ. 3 e 4 - Português - Julho - Semana 3 (20/07 à 24/07)
https://drive.google.com/file/d/1-EwfQnbqa0XlYeby-3RzWQSuu1-1hs_t/view?usp=sharing
Ativ. 5 e 6 - Português - Julho- Semana 4 (27/07 à 07/08)
https://drive.google.com/file/d/1bm4xJLcIJXDaaN7-iM6DUA1_i4e4WLd2/view?usp=sharing
Ativ. 7 e 8 - Português - Julho - Semana 5 (27/07 à 07/08)
https://drive.google.com/file/d/1sbW1nQ3aIienF_gkq1IQCayHKUPX80fL/view?usp=sharing
Ativ. 9 e 10 - Português - Agosto - Semana 6 (10/08 à 14/08)
https://drive.google.com/file/d/1XcRhgaSbBtX3uL-YxWSawMHsXeSjmdex/view?usp=sharing
Para acessar esse link você deve selecioná-lo, clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção "IR ATÉ..."
Ativ. 11 e 12 - Português - Agosto - Semana 7 (17/08 à 28/08)
https://drive.google.com/file/d/1jJDkV1V9A7eG_tuj3XgOpjAJ9oOUw6Yw/view?usp=sharing
Ativ. 13 e 14 - Português - Agosto - Semana 7 (17/08 à 28/08)
https://drive.google.com/file/d/1uBk6n6LxCNiC7s5hdjEse-JitMeec1MV/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1emqtuEgNDQewEYhRCKsO_D0vBT0JGNUT/view?usp=sharing
Ativ. 15 e 16 - Português - Agosto/ Setembro - Semana 9 (31/08 à 11/09)
Para acessar esse link você deve selecioná-lo, clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção "IR ATÉ..."
Ativ. 17 e 18 - Português- Setembro - Semana 11 (14/09 à 25/09)
https://drive.google.com/file/d/14xeTTKFiu6hD6MRlpUS-5DAKDXregb7w/view?usp=sharing
Ativ. 19 e 20 - Português - Setembro - Semana 13 (28/09 à 09/10)
https://docs.google.com/forms/d/1XY-wTXEea5iaP4qiTwVPrlzB-wdJPuNaU8gFhtSrLTE/edit
Ativ. 21 e 22 - Português - Outrubro - Semana 15 (13/10 à 23/10)
https://docs.google.com/forms/d/1gPbujb7G_Qmeg_WqlX7EYJDARa0fk9RVd523rq5FpvU/edit
Ativ. 23 e 24 - Português - Outubro - Semana 17 ( 26/10 à 06/11)
https://forms.gle/vYESADTsgec5iZsc8
Ativ. 25 e 26 - Português - Novembro - Semana 19 ( 03/11 à 13/11)
https://forms.gle/YNQb3xLXQ14Wr2xA8
Ativ. 27 e 28 - Português - Novembro - Semana 21 (16/11 à 27/11)
Projeto - relatos do cotidiano de uma pandemia - sábado letivo
Ativ. 29 e 30 - Português - Dezembro - Semana 23 (30/11 à 11/12)
https://forms.gle/SxbSP7RU2Yn3QZaA8
______________________________________________________________
ATIVIDADES DE HISTÓRIA - AGOSTO E SETEMBRO:
PROFESSORA CAMILLA
Quando realizar as atividades atrasadas, envie um aviso para o e-mail para que seja feita a conferência e o registro. E-mail: cmarenhart@gmail.com
03 A 09 DE AGOSTO:
https://forms.gle/Ae1Kbvm6wNjQL4iK7
10 A 16 DE AGOSTO:
https://forms.gle/vbSc5ABs1XyWtHgU8
31 DE AGOSTO A 06 DE SETEMBRO:
https://forms.gle/JtAhm6mxU6RFqbD76
14 A 20 DE SETEMBRO:
https://forms.gle/XcWxGJCvQGD2ApZ96
28 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO:
https://forms.gle/Kh9A7PPG2MRaBjBi7
13 A 19 DE OUTUBRO:
https://forms.gle/TRj63vvezQMSkgTM8
26 A 01 DE NOVEMBRO:
https://forms.gle/T9F41sadToyKYEDw6
09 A 15 DE NOVEMBRO:
https://docs.google.com/document/d/1a4uHNiUN74sx1JeBPrWaA-f5v5I3wmlknCFnQlO9m70/edit?usp=sharing
07 A 13 DE DEZEMBRO:
https://forms.gle/K5KpBCyfP6DcvWhL9
ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA
JULHO E AGOSTO
ENVIE SUAS ATIVIDADES PARA O E-MAIL:
teacheradrigeisler@gmail.com
SEMANA 01 (08/07)
SEMANA 03 (20/07)
https://www.blogger.com/blog/page/edit/777050274305674989/5106288447959852800#
SEMANA 04 (29/07)
SEMANA 05 (05/08)
SEMANA 06 (12/08)
SEMANA 07 (24/08)
Atividades de Artes
Data: 06/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Atividade: Prédios com círculos
Esta atividade é uma maneira diferente de se
trabalhar com cores quentes e frias, como também usar o conceito de
sobreposição e perspectiva. Iremos criar um cenário de cidade grande utilizando
o contraste das cores quentes x cores frias.
Como
fazer:
Segue abaixo o demonstrativo das etapas de criação dos prédios da cidade. Faça um rascunho antes de iniciar o desenho no papel oficial, isso ajudará muito no resultado final! O trabalho inicia com a criação de setas vindas da parte inferior do papel até a altura desejada de cada prédio. Em seguida, é só descer as colunas e adicionar janelas. Pode usar régua. Na área do céu adicione círculos concêntricos. Agora, decida se irá usar as cores quentes nos edifícios ou no céu. Depois de escolher, só fazer a pintura.
Abaixo está um esquema para vocês lembrarem quais são as cores frias e as cores quentes.
Atividades de Artes
Data: 13/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Atividade: Circulos sobrepostos.
Modo de fazer:
Risque os círculos na folha
de papel de modo que fiquem sobrepostos. Após crie formas gráficas diversas nos
espaços como no modelo da imagem.
Atividades de Artes
Data: 27/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Atividade: Realçando a silhueta.
Escolha o molde de uma
silhueta (que poderá ser silhuetas de animais, pessoas, objetos, etc.) coloque
a figura embaixo da folha de ofício e risque por cima da imagem. Utilizando o
lápis grafite. Caso não queira utilizar moldes de silhuetas, cada um poderá
criar e desenhá-las.
Depois da silhueta pronta,
é hora de criar o fundo abstrato, pintando bem colorido. Dessa forma a silhueta
ficará destacada.
A intenção é que o fundo
fique bem colorido, como podemos observar nos modelos a seguir:
Atividades de Artes e Música
Data: 10/08
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando aldeia@hotmail.com
Atividade: Movimento.
Procure em revistas imagens de pessoas em tamanho
grande (pode ser só do rosto) e recorte. Em seguida recorte novamente em várias
tiras verticais e cole-as novamente de maneira irregular e original, criando a
impressão de movimento da imagem. É possível trocar simetricamente as tiras
para tornar a ilusão de ótica mais interessante.
Observe as imagens:
Atividades de Artes e Música
Data: 31/08
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Arte: Sobreposição de pessoas
1º Desenhe
uma linha horizontal no centro da folha. Faça pequenos moldes ovais que
servirão para riscar as cabeças dos personagens. Cabeças adultas ficarão no
topo do papel, crianças um pouco abaixo da linha do centro do papel e
adolescentes entre os pais e as crianças. Não faça as crianças muito abaixo da
linha horizontal que correrá o risco de não haver espaço para desenhar as
pernas.
2º Agora faça um “esqueleto” para posicionar os corpos. Peça para os alunos desenharem o pescoço e depois o início do ombro e quadris.
3º Agora desenhe o esboço dos braços e as pernas. Mostre como famílias se gostam um dos outros e podem estar de mãos dadas ou abraçados uns aos outros. Agora desenhe as linhas do cabelo, os detalhes do rosto e o restante do corpo. E que os olhos possam estar se olhando um para o outro para criar emoção e sentimento de amor entre os membros da família. Em seguida, apague a linha do centro da folha e desenhe roupas e acessórios . Como também pode desenhar animais de estimação, adereços que representem seus interesses e, ainda, fazer um belo cenário ao fundo. Para finalizar faça uma bela pintura usando um degradê de cores vibrantes e alegres para celebrar o amor entre as famílias!
2-Atividade de Música
Pesquise o Hino da Escola
Municipal Nossa Senhora de Lourdes e identifique o autor da letra e música. Escreve
a primeira estrofe.
Atividades de Artes e Música
Data: 14/09
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes
Faça
uma releitura do poema “O bicho” através do desenho, imaginando como seria o
bicho descrito por Manuel Bandeira, caso não se tratasse de um ser humano. Faça
um desenho surreal, um animal fantástico com parte humana e parte animal.
Também crie um plano de fundo para o personagem.
2-Atividade de Música
Pesquise o ritmo gaúcho valsa e
quais os instrumentos musicais utilizados.
Atividades de Artes e Música
Data: 28/09
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Personagens cubistas
O
cubismo é um movimento artístico, que decorreu entre 1907 á 1914. Os principais
criadores foram Pablo Picasso e George Braque. O cubismo retrata as figuras de
natureza por figuras geométricas, algumas figuras não se percebem devido a sua
forma geométrica. Nesta atividade iremos desenhar personagens com
características cubistas utilizando uma técnica simples, dobrando uma folha de
papel. Dobre o papel ofício de diversas formas pressionando bem para que as
dobras fiquem marcadas. Utilizando uma régua e uma caneta ou canetinha preta,
realce as marcas das dobras como demonstra as imagens abaixo. Após deverão
desenhar os personagens do estilo cubista. Depois pinte!
2-Atividade de Música
Continuando a pesquisar sobre
ritmos gauchescos, qual a origem do
ritmo musical “Vanera”.
Professora: Laura da Silva Gonçalves
Atividade - Novembro - Semana 21 (16/11 à 27/11)
Projeto - relatos do cotidiano de uma pandemia - sábado letivo
Atividade 14 - Dezembro - Semana 23 ( 30/11 à 11/12)
https://drive.google.com/file/d/1iQpMhoMEzByai33Wn2ge44T0FdJkR-rt/view?usp=sharing
__________________________________________________________________________
MÚSICA 🎶🎵🎷🎸🎹🎺🎻🎼
PROFESSOR: Fernando Aldeia
Enviar atividades para: fernando.aldeia@hotmail.com
Obs: Não esqueça de colocar NOME E TURMA.
Atividade 1 - Julho - 06/07 à 17/07
https://drive.google.com/file/d/1XUqih9bYfpFQK5Y3-6LjbbcwpCgNuUqz/view?usp=sharing
Atividade 2- Julho - 27/07 à 07/08
https://drive.google.com/file/d/1EUqKN3U_9_YJwE2lwCrcN6__g00cC4BX/view?usp=sharing
Atividade 3 - Agosto - 03/08 à 10/08
https://drive.google.com/file/d/1fbjpas_m17c_ibfos0iVUtK44dFL15_1/view?usp=sharing
Atividade 4 - Agosto - 03/08 à 10/08
https://drive.google.com/file/d/1fbjpas_m17c_ibfos0iVUtK44dFL15_1/view?usp=sharing
Atividade 5- Agosto - 17/08 à 23/08
https://drive.google.com/file/d/1-ziRdwpqZif7g5pQ6LNFy8pCSL5-glcS/view?usp=sharing
OBS: A partir do dia 31/08 as atividades de música passaram a ser junto com as de Artes numa única postagem. Ver atividades de Artes postadas acima.👆👆👆
Atividades de Artes e Música
Data: 13/10
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Faces femininas
Vamos
aprender a desenhar rostos femininos a partir de um modelo geométrico e em
seguida adicione variações de cores nos cabelos, lábios, maquiagem e camiseta,
usando lápis de cor. Para traçar um rosto feminino simétrico sega o modelo da
imagem. Inicie com o lápis grafite para fazer os primeiros traços que depois
serão apagados. Pegue uma base circular (pode se a tampa de um pote redondo ou
um compasso). Nesta área serão desenhados os olhos e o nariz. Em seguida use a
régua para riscar o restante das marcações e conseguir a simetria.
Após
riscar as marcações do rosto, inicie o desenho dos olhos, sobrancelhas, nariz,
boca e cabelo. O cabelo é um elemento da face feminina, bastante dinâmico e
pode apresentar vários formatos. Então faça cabelos diferentes!
2- Atividade de Música:
Responda o que é música
Medieval? Cite dois compositores de Música Medieval.
Atividades de Artes e Música
Data: 26/10
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Perspectiva tridimensional
Quanto mais longe alguma coisa
está de nós, menor ela fica não é verdade? É justamente esse feito que queremos
criar no desenho durante a prática desta atividade. Imaginemos que temos 5
prédios, um ao lado do outro, todos com muitos andares. Neste cenário, teremos
que retratar no desenho a altura dos prédios. Para isso, usaremos a técnica da
perspectiva tridimensional!
Use um molde para desenhar as
formas que serão o topo dos prédios. Utilize a régua para fazer linhas que
ligam cada extremidade das formas a um ponto no canto da página. Em seguida,
pinte com as cores desejadas. Segue mais exemplos para auxiliá-los.
2- Atividade de Música:
Escolha uma música que goste e envie por escrito ou por áudio.
Atividades de Artes e Música
Data: 09/11
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando aldeia@hotmail.com
1-Atividade de Artes: Projetando Mandalas
O colorido e os traços das
mandalas são coisas maravilhosas de se ver! Essa atividade propõe trabalhar
justamente esse universo tão extenso e diversificado que são as mandalas. Uma
arte que abre possibilidade imensa de criação e estimula demais a criatividade.
Crie uma mandala usando traços,
linhas, curvas e muitas cores. Observe algumas ideias:
2- Atividade de Música:
a) Pergunte aos seus pais qual a música que eles
escutavam quando eram crianças?
b) Qual a música que eles gostam hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário