ATIVIDES GEOGRAFIA JULHO, AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO
TURMA 8A e 8B
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA TURMA A8B
SEMANA 1 - Atividade 1 e 2 - 06 a 10/07/2020
https://drive.google.com/file/d/1CYxNg0fRBGAf95MJijaS6nZgZnf0_LGC/view?usp=sharing
SEMANA 2 - Atividade 3 e 4 - 13 a 17/07/2020
https://drive.google.com/file/d/1HASSlJ_rFhCTQ6YlWBVN1-dvapoNkPd0/view?usp=sharing
SEMANA 3 - Atividade 5 e 6 - 20 a 24/07/2020
https://drive.google.com/file/d/10QQcRnY73vAC4I4jnNTz1ecJBr9VsZe4/view?usp=sharing
SEMANA 4 - Atividade 7 e 8 - 27 a 31/07/2020
https://drive.google.com/file/d/1nPlIP18sNlyNjOiOTXq0Rg_58Ml85-5c/view?usp=sharingSEMANA 5 - Atividade 9 e 10 - 03 a 07/08/2020
https://drive.google.com/file/d/1dHxTvaqiaC64BuXhlkPoXBU6NH-6GdeZ/view?usp=sharingSEMANA 12 - Atividade 17 e 18 - 21 a 25/09/2020
https://drive.google.com/file/d/1oa0N0tRE6XOPruriP9qYm8ZUv-jxhCAS/view?usp=sharing
SEMANA 14 - Atividade 19 e 20 - 05 a 09/10/2020
https://drive.google.com/file/d/1nlUMPzMHkNa705_EAAoK0XIpVoVlKfuJ/view?usp=sharing
SEMANA 16 - Atividade 21 e 22 - 19 a 23/10/2020
https://drive.google.com/file/d/1qOjAs5-4leM04B479fJO1mXy3jcBhT6G/view?usp=sharing
SEMANA 18 - Atividade 23 e 24 - 03 a 06/11/2020
https://drive.google.com/file/d/17citbKLY16x5ZFdNKwaOudVW2RwWsaQ3/view?usp=sharing
SEMANA 20 - Projeto - 16 a 20/11/2020
SEMANA 22 - Atividade 27 e 28 - 30/11 a 04/12/2020
https://drive.google.com/file/d/1ba-cWagm_iR-LzcAzqM6OINPY2YPOITS/view?usp=sharing
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
ATIVIDADE 03/06
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJYFELOXz0G8R725liFTNsA8VQYOa_Pt9Bx1WM9fb9l7gEA/viewform
ATIVIDADE 10/06
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMb0_Vu_
ekvHQOXQmjnQ-mPOO_OGwv37SOF8IQ1YffzN8NzQ/viewform
ATIVIDADE 17/06
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfG36D03XWXSiYpe0ai61UWVAyBSjBqyLn4P5AzJd3Jce8Gow/viewform
ATIVIDADE 24/06
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLV5CpFWVY4TPnztCAY55B6qdt41Kf8zObTKEL7NjarwiD1w/
viewform
ATIVIDADE 01/07
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3BF3huQ2boxfTj3GPVVoCdoCXcGAb_0YVHGlD2iNmdDI-kQ/viewform
ATIVIDADES 01 E 02 SMED
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbFdHDV0QgsvyNUmKPD7ZvBPo5AzzYIxzpP1POIVpx6jijbg/viewform
ATIVIDADE 03 SMED
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgijAIQ9CxPj07HFuJlSwBSNOBu3123M2SD3TH6ZT9V5zmcg/
viewform
ATIVIDADE 04 SMED
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIdhfkc-ksLMdqDrCNQFjBiQyqPU_RqhCvvDr4iSw23yTmHA/
viewform
ATIVIDADE 05 SMED
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfS21bary1rNCoydZUUrHbjT7dJTDKV_qjiCFkcCvP944EvJw/
viewform
ATIVIDADE 06 SMED
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc886jfCynC4K5OK6-Go7So9lp-RIUsMdhnIF_kZznoKa6zOQ/viewform
ATIVIDADES 07 E 08 SMED
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdy5pYyP_MhyfDoRzL1Ou8AQDdAdqCLgl1Nt9oQKf3xH3GM0w/
viewform
ATIVIDADES 09 E 10 SMED
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7uhOMDRyF4hxxVM2zG04Fvhs7OqkSZ-IV7qZI4elS1iBLEA/viewform
ATIVIDADES 11 E 12 SMED
CONTEÚDO: VALOR NUMÉRICO DE UMA
EXPRESSÃO ALGÉBRICA
è Observe
os dois tipos de expressões matemáticas:
·
Expressões numéricas: possuem apenas números.
Exs.: a) 9 – 1 + 4
b) 3.5 – 5
c) 82 – 2 + 3
· Expressões algébricas: possuem números e
letras ou apenas letras.
Exs.: a) a + b – c
b) 4x – 2a + 3
c) 5x2 – 3x + 4
VALOR
NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA
è Para
obter o valor numérico de uma expressão algébrica, deve-se proceder do seguinte
modo:
1)
Substituir as letras por números reais dados;
2)
Efetuar as operações indicadas, devendo
obedecer à seguinte ordem:
a)
Potenciação;
b)
Divisão e Multiplicação;
c)
Adição e Subtração.
OBS.:
Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos.
Exemplo 1)
Calcular o valor numérico de 2x + 3a para x = 5 e a = -4.
Solução:
Troca-se
x por 5 e a por -4.
Veja:
2x + 3a = 2.5 + 3. (-4)
= 10 – 12
= - 2
Exemplo 2)
Calcular o valor numérico de x2 – 7x + y para x = 5 e y = -1
Solução:
x2
– 7x + y = 52 – 7.5 + (-1)
= 25 – 35 – 1
= 25 – 36
= - 11
OBS.:
Lembrem de aplicar a regra dos sinais da multiplicação e adição.
EXERCÍCIOS
I)
Calcule o valor numérico das expressões:
a) 5m +
2x, para m = 2 e x = 3
b) x2 – 2y, para x = -3 e y = 5
c) ATIVIDADES 13 E 14 SMED
CONTEÚDO: RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1O
GRAU COM DUAS INCÓGNITAS
è Método da Substituição
Exemplo 1) Em
um estacionamento, há 14 veículos, entre carros e motos. Sabe-se que o número
total de rodas é 48. Quantos carros e quantas motos há nesse estacionamento?
Inicialmente, indicamos:
·
O número de carros que há no estacionamento
por x;
·
O número de motos que há no estacionamento
por y;
De
acordo com os dados do problema, formamos o sistema de equações:
x + y = 14 (carros mais motos = 14)
4x + 2y = 48 ( 4 rodas = x mais 2 rodas = y à 48
1o
passo: Na primeira equação, determinamos o valor de x:
x + y = 14
x = 14 – y à
isolei o x no 1O membro
2o
passo: Na segunda equação, substituímos o x por 14 – y:
4x + 2y = 48
4(14
– y) + 2y = 48 Substitui-se o x pelo
valor dele = 14 – y
56
– 4y + 2y = 48
56
– 2y = 48
-
2y = 48 – 56 Isola-se o termo que possui
y
-
2y = -8 .(-1)
2y = 8
y = 4
3o
passo: Substituímos y por 4 na equação:
x
= 14 – y
x
= 14 – 4 Substitui-se o y por 4
x = 10 à
Número de carros
Exemplo
2) A
soma de dois números é 15 e a diferença entre eles é 3. Determinar esses
números.
·
Primeiro substitui-se os números por letras,
então a soma de dois números será x + y = 15 e a diferença entre eles é 3,
então x – y = 3.
·
O
sistema será:
x + y = 15
x –
y = 3
1o
passo: Na primeira equação isola-se o x.
x
+ y = 15
x = 15 – y
2o
passo: Substitui-se o valor de x na segunda equação:
x – y = 3 à
segunda equação
15 – y – y = 3 à
substitui-se 15 – y no lugar do x
- 2y = 3 – 15
- 2y = -12 .(-1)
y = 6
3o passo: No valor de x que é
x = 15 – y substitui-se o valor no y:
x
= 15 – 6
x = 9
EXERCÍCIOS
I)
Determine a solução do seguinte sistema de
equação do 1O grau nas incógnitas x e y:
x +
y = 22
x –
y = 8
II)
Interprete os seguintes problemas, montando
os sistemas e resolvendo-os:
a) A
soma de dois números é igual a 8 e a diferença vale 4. Calcule os números.
b) Um estudante apanhou aranhas e joaninhas, num total de 15, e as guardou numa caixa. Contou em seguida 108 patas. Quantas aranhas e joaninhas ele apanhou? (Lembrando que a aranha tem 8 patas e joaninha 6).
ATIVIDADES 15 E 16 SMED
Assistir
o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=8JOu1G5sVOg
Sistemas de equações polinomiais de 1o grau: Resolução algébrica pelo método de adição.
Um sistema de equações é
constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita.
Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam
simultaneamente todas as equações.
Um
sistema é chamado do 1o
grau, quando o maior expoente das incógnitas, que
integram as equações, é igual a 1 e não existe multiplicação entre essas
incógnitas.
Como resolver um sistema de equações
do 1º grau?
Podemos resolver um sistema de equações do 1º grau, com duas incógnitas,
usando o método da soma.
Existem vários métodos que
podem ser usados para resolver sistemas de equações.
Um dos mais conhecidos é o método da adição.
Ele visa a eliminar uma das incógnitas de
um sistema pela soma dos termos semelhantes das equações que o
compõem. No exemplo a seguir, observe que a simples soma dos termos das
equações já zera uma das suas incógnitas:
2x + 8y = 16
4x - 8y = 8
---------------
6x + 0y = 24
Então:
temos 6x = 24 ;
x = 24
6
x
= 4
Para descobrir a incógnita y,
basta substituir o valor numérico de x em uma das duas equações do sistema:
2x
+ 8y = 16
2·4
+ 8y = 16
8
+ 8y = 16
8y
= 16 – 8
8y
= 8
y = 8
8
y
= 1
A solução desse sistema é
S = {4, 1}.
Assistir vídeo sobre problemas de equações de 1o grau com duas
incógnitas:
https://www.youtube.com/watch?v=40GJPFORKfY
Exercícios
1)
Resolva os sistemas a seguir pelo método da adição:
a) x + y = 12
3x - y = 20
b) x + y = 25
x - y = 13
2)
Monte o problema a seguir e resolva pelo método de
adição:
A soma entre as idades de Júlia e Yasmim são de 22 anos e a diferença entre suas idades são 8 anos. Qual a idade de Júlia e de Yasmin?
ATIVIDADES 17 E 18 SMED
EXERCÍCIOS
DE REVISÃO
A) Calcule
as porcentagens:
1)
8% de R$ 700,00
2) 3% de R$ 400,00
3)
5% de R$ 5000, 00
B) Calcule
o valor numérico das expressões e marque a resposta correta:
1)
3x + a para
x = 2 e a = 6
a)
9
b)
12
c)
10
d) 8
2)
5m + 2x para
m = 2 e x = 3
a)
10
b)
15
c)
16
d) 20
3)
x2 – 5x + 8 para x = 2
a)
2
b)
5
c)
8
d)
11
C) Resolve
os seguintes sistemas:
1)
Pelo método da substituição:
x – y = 5
x + y = 7
2)
Pelo método da adição:
x + y = 5
x – y = 1
Atividade de Língua Portuguesa
1º
SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1f8_1MOXW2odnT1yUS6diYgC4Sfun7TZe/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1QDQB9dgTWmc6gq4Mk-nP7drtVK_3zoe4/view?usp=sharing
2º
SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/12zFdgL62ERq5UIu2uTMNyBV8YmFrRUST/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1XIXMJ-Rb5OQqsPhl13gv8pC2E8PfU3l7/view?usp=sharing
3º
SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1eMdCpVBXUJD8QcKFmkCqytW26Y2tVi0O/view?usp=sharing
4º
SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1SnQNtFYpOe0KHC-xQoFzkJfcU93IYiE-/view?usp=sharing
5º
SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1dyM9KqIrbT9nCu7kkJJtYOpWSKtJdswa/view?usp=sharing
6º
SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1A-qNZwcVrr3cQKuStjAEeoN2ijFs5pnH/view?usp=sharing
7ºSEMANA:
https://drive.google.com/file/d/19ZoEI-bWupfZ_TZAiIQfaFmh1_NYypzU/view?usp=sharing
8º SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1SB2iwwn15BMPMPkF5TLEXHa5TIl55-ul/view?usp=sharing
9º SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1PuYPLMUHXGx_ZDJkkcQfLYAsqNLxz9HW/view?usp=sharing
10º SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1R5HaDxkHEm0Ax7YhVxGUubS_zCiJHwhJ/view?usp=sharing
11º SEMANA:
https://drive.google.com/file/d/1b28QmsqBGYuiLm1_wtoSiweAXsZ9mCdV/view?usp=sharing
12º SEMANA:
https://docs.google.com/document/d/1mZ43h6T7pTRX7T9mZjWX3f7y-aLSkHv-srj4xgdVDZg/edit?usp=sharing
__________________________________________________________________________
Atividades de Ciências (Julho)
SEMANA: 01
SEMANA: 02
SEMANA : 03
SEMANA: 04
Atividades de ciências (Agosto)
SEMANA: 05
SEMANA: 06
SEMANA: 08
Atividades de ciências (Setembro)
SEMANA: 10
SEMANA: 12
Atividades 17-18 (interdisciplinar)
Atividades de ciências (Outubro)
SEMANA: 14
SEMANA: 16
Atividades de ciências (Novembro)
SEMANA: 18
semanas 20 e 21 (projeto quarentena) sem link
SEMANA: 22
_________________________________________________________________
ATIVIDADES DE ESPANHOL. (Somente para quem ainda não realizou a atividade.)
Links das atividades de Espanhol do mês de JULHO.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKwioeSvE0GSm49F0G7dl3azlBXwV9ieUqejWZQzY3GZSYdg/viewform
Ao realizar atividades atrasadas, deve enviar um e-mail informando a SEMANA DA ATIVIDADE realizada para que seja feita a conferência e o resgistro.
cmarenhart@gmail.com = PROF. CAMILLA
josipinhorosa@gmail.com = PROF. JOSIANE
https://docs.google.com/document/d/1PGkdFd6GMTDyG-pf7xiFwrqU3zjwul25ZR5oqP-vxO0/edit?usp=sharing
https://docs.google.com/forms/d/1zTOxprzIiATXpz2x_X4RVS_hAiTWok0SZYqeGaVpZyc/edit
____________________________________________________________________________
ENSINO RELIGIOSO
O QUE É RELIGIÃO E
RELIGIOSIDADE?
A religião é um assunto que
geralmente está presente no dia-a-dia das pessoas e isso é percebido quando as
pessoas tomam decisões baseadas em princípios éticos, ou assumem uma forma ou
outra de viver de acordo com regras que a religião propõe.
O QUE É RELIGIÃO
Religião é o resultado da busca das pessoas no decorrer da história,
por uma resposta sobre o sentido e origem da vida, da natureza e do universo.
Por isso é que encontramos não apenas uma religião, mas várias religiões, pois
cada uma delas nasceu em lugares e épocas diferentes. Atualmente as religiões
são comunidades ou grupo de pessoas reunidas em torno de uma mesma crença e que
põem em prática os ensinamentos e valores anunciados por essa crença. Existem
várias formas de se relacionar com Deus segundo cada religião. Esse
relacionamento pode ser comunitário, como por exemplo através dos cultos, das
celebrações dos momentos de oração, do compromisso em viver os ensinamentos da
religião.
As religiões
possuem alguns aspectos, tais como:
DOUTRINA: É o conteúdo que explica a origem e o
sentido de tudo. Por exemplo: a palavra dos sábios, a revelação que os profetas
receberam de Deus.
TEOLOGIA: é a atualização da doutrina,
realizada por estudiosos, para que as pessoas compreendam melhor os
ensinamentos registrados nos Textos Sagrados. Os teólogos estudam e interpretam
os Textos Sagrados, atualizando os ensinamentos para nossos dias.
COMUNIDADE: é o grupo de pessoas que acreditam
num mesmo Deus e praticam a mesma crença. Por exemplo: muçulmanos, católicos, evangélicos,
judeus, etc.
RITUAIS E CULTOS: são um conjunto de expressões da fé,
usados pelas comunidades religiosas, expressos por meio de símbolos e cultos.
Por exemplo: batismo, culto da palavra, missa, ceia, oração, jejum.
TEMPLOS PRÓPRIOS: São os espaços construídos para a
reunião das pessoas. Por exemplo: sinagoga, mesquita, igreja, templo.
O QUE É RELIGIOSIDADE
É uma experiência interior de cada pessoa com Deus, que pode
ser compartilhada com um grupo ou comunidade. Essa experiência pessoal pode ser
vivenciada por meio de orações, das atitudes, dos comportamentos, distinguindo
o que é bom e o que é ruim para consigo mesmo, para com o outro e para com a
natureza. Por exemplo: o cuidado com a própria saúde, o respeito pelo o outro,
o não-desperdício de alimentos e água.
A religiosidade é também um conjunto de sentimentos
religiosos que se manifestam através de rituais e sinais religiosos. Através da
religiosidade as pessoas buscam estar mais próximas de Deus. Esses sentimentos
religiosos traduzem-se em cultos e rituais para agradecer os benefícios
recebidos, para implorar ajuda e proteção, para louvar e adorar o Deus presente
no cotidiano das pessoas. Eis alguns exemplos:
as festas populares, os nomes de ruas e praças, os nomes de cidades, os
nomes de escolas, a presença dos textos sagrados na vida das pessoas, a
diversidade religiosa.
TIPOS DE RELIGIÕES
As religiões de libertação ajudam o ser humano a libertar-se
da escravidão. Elas apresentam as maneiras para um bom relacionamento com as
pessoas e com mundo e valorizam as atitudes, como a bondade, o perdão, o amor,
para viver bem e conquistar o além. Exemplos: hinduísmo, e o budismo, etc.
As religiões de salvação são aquelas que acreditam na ação de
Deus para a salvação das pessoas. Deus age através das pessoas que praticam o
bem. Exemplos: judaísmo, cristianismo, islamismo.
ATIVIDADES:
1-A ___________________É UM ASSUNTO QUE GERALMENTE ESTÁ
PRESENTE NO DIA-A-DIA DAS PESSOAS E ISSO É PERCEBIDO QUANDO AS PESSOAS TOMAM
DECISÕES BASEADAS EM PRINCÍPIOS ÉTICOS, OU ASSUMEM UMA FORMA OU OUTRA DE VIVER
DE ACORDO COM REGRAS QUE A RELIGIÃO PROPÕE.
( ) RELIGIÃO
( ) RELIGIOSIDADE
2- ATUALMENTE AS RELIGIÕES
SÃO_________________OU_____________ DE PESSOAS REUNIDAS EM TORNO DE UMA MESMA
CRENÇA E QUE PÕEM EM PRÁTICA OS ENSINAMENTOS E VALORES ANUNCIADOS POR ESSA
CRENÇA. EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE SE RELACIONAR COM DEUS SEGUNDO CADA RELIGIÃO.
( ) PESSOAS OU LUGARES
( ) COMUNIDADES OU
GRUPOS
3- ________________É O CONTEÚDO QUE EXPLICA A ORIGEM E O
SENTIDO DE TUDO. POR EXEMPLO: A PALAVRA DOS SÁBIOS, A REVELAÇÃO QUE OS PROFETAS
RECEBERAM DE DEUS.
( ) DOUTRINA
( ) TEOLOGIA
4- _____________________________SÃO UM CONJUNTO DE EXPRESSÕES
DA FÉ, USADOS PELAS COMUNIDADES RELIGIOSAS, EXPRESSOS POR MEIO DE SÍMBOLOS E
CULTOS. POR EXEMPLO: BATISMO, CULTO DA PALAVRA, MISSA, CEIA, ORAÇÃO, JEJUM.
( ) RITUIAIS E CULTOS
( ) RELIGIOSIDADE E
RELIGIÃO
ATIVIDADE DIA 15/07
LIBERDADE DE CRENÇA E RELIGIÃO
Você já
ouviu o ditado popular sobre não discutir assuntos considerados polêmicos, como
religião e política?
As religiões
ajudam o ser humano a conectar-se com o que acreditam ser sagrado, construindo
experiências de fé e esperança. Essas experiências podem ser compartilhadas
tanto com pessoas que creem da mesma maneira quanto com pessoas que creem de
maneira diferente.
Infelizmente,
nem sempre é pacífica a convivência de crenças e pensamentos. No campo das religiões,
isso pode ocorrer por uma agressividade na defesa das próprias crenças ou pela falta
de aceitação das crenças alheias, como a imposição de uma única opinião.
Conviver com
pessoas diferentes, em aspectos culturais, políticos e religiosos, pode não ser
uma tarefa fácil. Mas pode também ser uma oportunidade de desenvolver a
compreensão e exercitar o respeito por meio de uma convivência pacífica. Afinal
todos temos algo a ensinar e algo a aprender.
De acordo
com a Constituição Federal de 1988, não é permitido agir de forma
preconceituosa, julgando a inferioridade de alguns por qualquer razão (etnia,
religião, gênero ou condição social) sustentar e promover a desigualdade ou
humilhar qualquer pessoa.
O art. 18º da
Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao tratar da liberdade de
pensamento, de consciência e de religião, afirma que todos têm liberdade de mudar
de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou
convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino,
pela prática, pelo culto e pelos ritos”.
Mesmo com
esse direito assegurado, existem vários crimes relacionados à intolerância
religiosa. Sejam eles agressões verbais e físicas, destruição de espaços
sagrados, entre outros.
Apesar do
Brasil ser um país em que predomina a religião católica, nos últimos 200 anos,
novos movimentos religiosos floresceram. Nunca houve tanta diversidade de
correntes religiosas como agora. Em países que receberam múltiplas influências
culturais, como o Brasil, sincretismos e crenças originais enriquecem a
experiência da humanidade. O pluralismo religioso é uma característica marcante
do País. Muitos segmentos têm sua fé marcada em tradições milenares. É muito
comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e, consequentemente, com tradições
e hábitos diversificados. Respeitar essas diferenças é fundamental,
principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos
positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores,
tendo sempre em mente a compreensão do outro.
Quando nos
permitimos conhecer as vivências e práticas religiosas dos outros, não estamos abrindo
mão de nossa própria convicção ou crença. Quanto mais conhecemos as religiosidades,
maior discernimento e clareza terão também sobre nosso segmento.
Dialogar, conhecer,
estudar ou pesquisar o universo religioso são atividades fascinantes, interessantes
e servem, sobretudo, para acabar com os fundamentalismos. Os fundamentalistas
são aqueles que cultivam a ideia de que sua religião é única e de que todas as
demais formas têm de ser abolidas.
Em nome das
religiões, não se justificam guerras e conflitos, porque todas elas deveriam
ensinar o
amor como valor maior da convivência humana. Em nome das religiões, cabem
atitudes de
respeito, consideração, diálogo e paz. As religiões são caminhos diferentes que
buscam o mesmo fim. Por que, então, brigar?
ATIVIDADES:
1-No texto foram citados dois
grandes documentos que tratam dos direitos à liberdade de crença e respeito à todas
as diferenças. Quais são esses documentos?
2-Cite importante contribuição da
Religião para o ser humano.
ATIVIDADE DIA 22/07
NA AULA
PASSADA VOCÊ FEZ A LEITURA DO TEXTO “LIBERDADE DE CRENÇA E RELIGIÃO”. NESTA AULA
ELE TAMBÉM SERVIRÁ COMO SUBSÍDIO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.
BONS
ESTUDOS!
ATIVIDADES:
1-Marque a alternativa que preenche
os espaços corretamente:
Conviver com pessoas diferentes, em
aspectos........................, ...............................
e ..............................., pode não ser uma tarefa fácil. Mas pode
também ser uma oportunidade de desenvolver a compreensão e exercitar o respeito
por meio de uma convivência pacífica. Afinal todos temos algo a ensinar e algo
a aprender.
( ) Culturais, políticos e religiosos
(
) Econômicos, sociais e tradicionais
2-As experiências de fé e religiosidade podem ser
compartilhadas tanto com pessoas que creem da mesma maneira quanto com pessoas
que creem de maneira diferente. Infelizmente, nem sempre é pacífica a
convivência de crenças e pensamentos. No campo das religiões, isso pode ocorrer
por:
(
) Pode ocorrer por uma agressividade na defesa das próprias crenças ou
pela falta de aceitação das crenças alheias, como a imposição de uma única opinião.
(
) Porque as religiões ajudam o ser humano a conectar-se com o que acreditam
ser sagrado
3-Marque verdadeiro ou falso:
(
) O Brasil é um país predominantemente Católico.
( ) Respeitar as diferenças é fundamental,
principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos
positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores,
tendo sempre em mente a compreensão do outro.
(
) Os fundamentalistas são aqueles que cultivam a ideia de que sua
religião é única e de que todas as demais formas têm de ser abolidas.
(
) Em nome das religiões, podemos justificar guerras e conflitos, porque
todas elas deveriam ensinar o conflito como valor maior da convivência humana.
NESTA AULA PROPONHO FAZER UMA LEITURA REFLEXIVA. PARA QUE POSSA PARAR UM POUCO E ANALISAR COMO VOCÊ TEM ENFRENTADO ESSA SITUAÇÃO SE ISOLAMENTO.
NOS PEQUENOS TEXTOS ENCONTRARÁ DICAS QUE SUGEREM UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E PARA MANTER SUA SAÚDE ATRAVÉS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.
GUIA PARA PROTEGER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS: O ISOLAMENTO SOCIAL NÃO É PUNIÇÃO E, SIM, PRESERVAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM COMUM. PERMANECER EM CASA POR ALGUNS DIAS É NECESSÁRIO, MAS NÃO É UMA CONDIÇÃO DEFINITIVA. EVITE O PENSAMENTO NEGATIVO. CRIE MOMENTOS DE AUTOCUIDADO, MELHORES HÁBITOS ALIMENTARES, ESCUTE BOA MÚSICA, LEIA LIVROS, ASSISTA FILMES, PEÇA AJUDA AOS PROFESSORES, CONSELHOS, QUANDO NÃO ESTIVER BEM. NÃO GUARDE SENTIMENTOS PARA SI, PEÇA AJUDA. O IMPORTANTE AGORA É VOLTAR PARA O AUTOCUIDADO MENTAL E FÍSICO.
COMBATA SUAS AFLIÇÕES DURANTE A QUARENTENA: PARA COMBATER A ANSIEDADE PROVOCADA PELO ISOLAMENTO, FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CASA, PINTURAS, ATIVIDADES MANUAIS. DESAFIE-SE. BUSQUE APRENDER ALGUMA ATIVIDADE NOVA NESTE PERÍODO DE CONFINAMENTO. ESTABELECER UMA ROTINA DIÁRIA, ORGANIZE SEU TEMPO CONFORME ERAM OS HORÁRIOS DE AULAS PRESENCIAIS, ISSO VAI AJUDAR A VOCÊ SE CONCENTRAR E RENDER SEUS DIAS PARA PAUSAS E INTERVALOS DE DESCANSO SEM QUE SE SINTA PERDIDO OU ANGUSTIADO.
NÃO SE SINTA PRESSIONADO COM AULAS VIRTUAIS: OS PROFESSORES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DÚVIDAS E DIFICULDADES DE CADA UM. POR ISSO, NÃO DEIXEM DE INFORMÁ-LOS QUANTO ALGUM PROBLEMA DE ACESSO ÀS MATÉRIAS, RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES, ETC. O DIÁLOGO É A MELHOR SOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA. MAS LEMBRE-SE: EXISTE HORA ADEQUADA PARA TUDO, E TALVEZ A RESPOSTA NÃO VENHA IMEDIATAMENTE.
TENHA PACIÊNCIA!
TUDO SE RESOLVERÁ!
AMBIENTE DE ESTUDO
FAÇA PLANEJAMENTOS DIÁRIOS E SEMANAIS, COLABORE COM A ORGANIZAÇÃO DO SEU LOCAL DE ESTUDO, DA SUA CASA. AO ACORDAR TIRE O PIJAMA, TOME BANHO, COLOQUE UMA ROUPA CONFORTÁVEL, SE ALIMENTE, ABRA AS JANELAS E SE PREPARE PARA MAIS UM DIA. PREENCHER O TEMPO COM ATIVIDADES SAUDÁVEIS PARA AJUDAR A GERAR BEM-ESTAR PARA SUA MENTE.
TENHA UMA BOA NOITE DE SONO DORMIR MAL PODE CAUSAR REDUÇÃO DA IMUNIDADE, ALTERAÇÕES NO HUMOR, AUMENTO DO ESTRESSE, DORES DE CABEÇA, ETC. POR ISSO É IMPORTANTE TER UM SONO REGULAR E DEFINIR AS HORAS DO DIA QUE SERÃO DEDICADAS AO ESTUDO E AS HORAS QUE SERÃO DEDICADAS A OUTRAS ATIVIDADES, COMO TAREFAS DE CASA E CUIDADOS PESSOAIS.
O SEGREDO DE UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR NO COTIDIANO
ATIVIDADE
SEJA CRIATIVO E CONSTRUA SEU PRÓPRIO QUADRO DE BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR. CONTENDO 10 FRASES (CRIADAS POR VOCÊ) DAS REGRAS DA FAMILIA (PODE SER FEITO COM MATERIAL QUE VOCÊ TEM EM CASA: EM CARTOLINA, PAPEL PARDO, EVA, FOLHA DE OFÍCIO A4, PAPELÃO, PAPEL COLORIDO, CAPA DE CADERNO VELHO QUE VOCÊ NÃO USE MAIS, RECORTES DE REVISTAS OU JORNAIS, ENTRE OUTRAS). ESCREVA COM FORMATOS DE LETRAS DIFERENTES, CORES DIFERENTES (USE LÁPIS DE COR, CANETINHAS, TINTA GUACHE...), INSTIGUE A SUA IMAGINAÇÃO! DEPOIS DE PRONTO COLOQUE EM UM LOCAL VISÍVEL PARA TODOS DA CASA ONDE VOCÊ PREFERIR. E TIRE UMA FOTO JUNTO COM SEU QUADRO E ENVIE PARA A PROFESSORA.
ENSINO RELIGIOSO
AULA 10
Clique no link a seguir para acessar a aula:
AULA 11
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AULA 11 (SEMANA 19.10 à 23.10)
AULA 12
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AULA 12 (SEMANA 03.11 à 06.11)
Ao realizar atividades atrasadas, deve enviar um e-mail informando a SEMANA DA ATIVIDADE realizada para que seja feita a conferência e o resgistro.
cmarenhart@gmail.com = PROF. CAMILLA
josipinhorosa@gmail.com = PROF. JOSIANE
SEMANA 02 (15/07)
SEMANA 03 (20/07)
https://www.blogger.com/blog/page/edit/777050274305674989/3068959073073321520#
SEMANA 04 (29/07)
SEMANA 05 (05/08)
SEMANA 06 (12/08)
SEMANA 07 (24/08)
Atividade inspirada na obra cubista “O Galo” do pintor Pablo Picasso, que foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo- ao lado de Georges Braque.
Os artistas do cubismo usavam
formas geométricas, para retratar a natureza.
Agora desenhem o galo de vocês
inspirado no galo de Pablo Picasso. Abaixo algumas ideias. Ah! Não esquece de
pintar!
Atividade: Efeito 3D
Modo de fazer:
1- Faça primeiro o desenho das
esferas, quantas e do tamanho que vocês quiserem;
2- Use a régua para desenhar as
linhas diagonais que levam a um mesmo ponto. Lembre-se de saltar sob as
esferas;
3- Faça curvas entrelaçadas dentro
das esferas e entre as linhas diagonais;
4-Pinte de preto uma camada sim e
outra não para causar o efeito de profundidade.
Observe as imagens:
Atividade: Desenho simétrico.
1º Dobre a folha ao meio duas vezes de modo a
obter quatro quadrados, depois dobre em diagonal formando um triângulo pequeno.
Após desdobre a folha e observe a marcação das dobras.
2º Escolha um lado do triângulo e faça um desenho
com linhas e formas.
3º Com o auxilio de uma janela de vidro que haja
luz, sobreponha o papel dobrado e copie o desenho que você fez passando por
cima em todos os lados, dessa forma preenchendo toda a folha.
4º Pinte trabalhando tonalidades claras e
escuras.
Observe a sequencia:
Atividade: Closes da Natureza por Georgia O'Keeffe
Georgia O'Keeffe (1887 – 1986) foi uma pintora que ficou conhecida por suas pinturas com foco em detalhes de flores. É considerada hoje como a "mãe" do modernismo dos Estados Unidos. É importante explanar sobre quem foi O’keeffe e observar suas obras para que vocês entendam a temática da atividade. Você encontra muita coisa sobre ela neste link: https://www.historiadasartes.com/prazer-emconhecer/georgia-okeeffe/.
Modo de fazer:
Escolha a
foto de um animal ou de flores (com boa resolução). Faça uma observação dos
detalhes da imagem. Analise qual parte da imagem será mais
interessante para realizar a ampliação em forma de desenho. Iniciem com um
esboço, em seguida, pinte com o giz de cera (se não tiver pode ser com lápis de
cor) e conclua contornando com o marcador permanente, caso ache necessário.
Observe alguns trabalhos de alunos: (não é para copiar)
1- ATIVIDADE DE ARTES:
Observe o quadro “A cadeira” de Van Gogh. Nesta atividade vocês irão
fazer uma releitura em 3D da obra.
Como fazer:
1º Use uma
folha de ofício e dobre ao meio. Com uma tesoura faça dois cortes paralelos do
mesmo tamanho de mais ou menos 4 com no centro da folha como mostra a figura 1
e 2.
2º Dobre a
área destacada para dentro da folha como mostra as imagens 3 e 4.
3º Agora é só
abrir o papel para dar início a formação da cadeira. Feito esse processo, crie
um cenário onde esta cadeira está. Na parte de baixo devem criar o piso,
decorar a cadeira e fazer o fundo.
Observe as imagens do passo a passo e alguns exemplos:
1- ATIVIDADE DE MÚSICA:
Pesquise sobre
o Hino de Pelotas e identifique o autor da letra e Música. Escreve a primeira
estrofe do hino.
1- ATIVIDADE DE ARTES: Positivo e negativo
Use jornais, revistas ou se tiver papel colorido, para fazer os recortes. Desenhe três quadrados medindo 10 cm. Em cada um, faça um desenho de uma forma bem simples no centro do quadrado (pode ser formas geométricas ou algum símbolo) em seguida recorte-as não descartando nenhuma parte.
Depois cole os quadrinhos sobre a folha de ofício de
forma organizada, seguindo uma sequência, colocando primeiro o quadrado vazado
e ao lado centralizando o que foi recortado. Repetir o processo até colar os
três quadrados.
2- ATIVIDADE DE MÚSICA:
Pesquise sobre o sobre o ritmo gaúcho Milonga e quais os instrumentos são
utilizados.
1- ATIVIDADE DE ARTES: Bailarina de papel
Por ela ser recheada de detalhes recortes e algumas
dobraduras, aparenta ser um trabalho difícil. Mas muito pelo contrario,
seguindo o passo a passo das imagens abaixo.
Como fazer:
Pegue uma folha de ofício e dobre de acordo com a
imagem abaixo e faça cortes para formar a saia da bailarina. Não esqueça que
quando cortar a lateral, não corte de um lado ao outro, pois senão separa os
pedaços.
1-
ATIVIDADE DE MÚSICA:
Continuando a pesquisar ritmos gauchescos, perguntamos: Qual a origem do
ritmo “Chamamé”
1- ATIVIDADE DE ARTES: Auto retrato filtrado
1- ATIVIDADE DE MÚSICA
O que é Música Barroca? Cite dois compositores de Música Barroca.
1-
ATIVIDADE
DE ARTES: Aquário
Em vários parques pelo
Brasil e pelo mundo, existem lugares onde é possível sentir a sensação de
realmente estar dentro de um aquário. Nesta atividade iremos montar um desses
aquários que passam a impressão que fazemos parte deles.
Primeiro passo é riscar as linhas centrais no papel ofício para a partir delas iniciar a construção do aquário. Elas devem ser feitas como demonstra a imagem.
1-
ATIVIDADE
DE ARTES:
Faça uma breve pesquisa sobre o que seria ”Fovismo” ou “Fauvismo”, como se caracterizava as obras e quais os artistas que fizeram parte desse período.
2- ATIVIDADE DE MÚSICA:
b)
Qual a música que eles gostam hoje?
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