Oitavo Ano

ATIVIDES GEOGRAFIA JULHO, AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO

TURMA 8A e 8B

SEMANA 1

SEMANA 2

SEMANA 3

SEMANA 4

SEMANA 5

SEMANA 6

SEMANA 7

SEMANA 9

SEMANA 11

SEMANA 13

SEMANA 15

SEMANA 17

SEMANA 19

SEMANA 23

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA TURMA A8B

    SEMANA 1 - Atividade 1 e 2 - 06 a 10/07/2020

        https://drive.google.com/file/d/1CYxNg0fRBGAf95MJijaS6nZgZnf0_LGC/view?usp=sharing

    SEMANA 2 - Atividade 3 e 4 - 13 a 17/07/2020

        https://drive.google.com/file/d/1HASSlJ_rFhCTQ6YlWBVN1-dvapoNkPd0/view?usp=sharing

    SEMANA 3 - Atividade 5 e 6 - 20 a 24/07/2020

        https://drive.google.com/file/d/10QQcRnY73vAC4I4jnNTz1ecJBr9VsZe4/view?usp=sharing

    SEMANA 4 - Atividade 7 e 8 - 27 a 31/07/2020

        https://drive.google.com/file/d/1nPlIP18sNlyNjOiOTXq0Rg_58Ml85-5c/view?usp=sharing

    SEMANA 5 - Atividade 9 e 10 - 03 a 07/08/2020

        https://drive.google.com/file/d/1dHxTvaqiaC64BuXhlkPoXBU6NH-6GdeZ/view?usp=sharing

    SEMANA 6 - Atividade 11 e 12 - 10 a 14/08/2020


    SEMANA 8 - Atividade 13 e 14 - 24 a 28/08/2020


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA TURMA A8A e A8B

    SEMANA 10 - Atividade 15 e 16 - 08 a 11/09/2020

        https://drive.google.com/file/d/1yOWPE96FdSCq-FCYw8CAesSARt-sORZp/view?usp=sharing

    SEMANA 12 - Atividade 17 e 18 - 21 a 25/09/2020 

        https://drive.google.com/file/d/1oa0N0tRE6XOPruriP9qYm8ZUv-jxhCAS/view?usp=sharing

    SEMANA 14 - Atividade 19 e 20 - 05 a 09/10/2020 

        https://drive.google.com/file/d/1nlUMPzMHkNa705_EAAoK0XIpVoVlKfuJ/view?usp=sharing

    SEMANA 16 - Atividade 21 e 22 - 19 a 23/10/2020 

        https://drive.google.com/file/d/1qOjAs5-4leM04B479fJO1mXy3jcBhT6G/view?usp=sharing

    SEMANA 18 - Atividade 23 e 24 - 03 a 06/11/2020 

    https://drive.google.com/file/d/17citbKLY16x5ZFdNKwaOudVW2RwWsaQ3/view?usp=sharing

    SEMANA 20 - Projeto - 16 a 20/11/2020 

    SEMANA 22 - Atividade 27 e 28 - 30/11 a 04/12/2020 

    https://drive.google.com/file/d/1ba-cWagm_iR-LzcAzqM6OINPY2YPOITS/view?usp=sharing


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 

ATIVIDADE 03/06

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJYFELOXz0G8R725liFTNsA8VQYOa_Pt9Bx1WM9fb9l7gEA/viewform

ATIVIDADE 10/06

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMb0_Vu_
ekvHQOXQmjnQ-mPOO_OGwv37SOF8IQ1YffzN8NzQ/viewform

 ATIVIDADE 17/06

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfG36D03XWXSiYpe0ai61UWVAyBSjBqyLn4P5AzJd3Jce8Gow/viewform

ATIVIDADE 24/06

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLV5CpFWVY4TPnztCAY55B6qdt41Kf8zObTKEL7NjarwiD1w/
viewform

ATIVIDADE 01/07

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3BF3huQ2boxfTj3GPVVoCdoCXcGAb_0YVHGlD2iNmdDI-kQ/viewform

ATIVIDADES 01 E 02 SMED

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbFdHDV0QgsvyNUmKPD7ZvBPo5AzzYIxzpP1POIVpx6jijbg/viewform

ATIVIDADE 03 SMED

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgijAIQ9CxPj07HFuJlSwBSNOBu3123M2SD3TH6ZT9V5zmcg/
viewform

ATIVIDADE 04 SMED

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIdhfkc-ksLMdqDrCNQFjBiQyqPU_RqhCvvDr4iSw23yTmHA/
viewform

ATIVIDADE 05 SMED

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfS21bary1rNCoydZUUrHbjT7dJTDKV_qjiCFkcCvP944EvJw/
viewform

ATIVIDADE 06 SMED

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc886jfCynC4K5OK6-Go7So9lp-RIUsMdhnIF_kZznoKa6zOQ/viewform

ATIVIDADES 07 E 08 SMED

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdy5pYyP_MhyfDoRzL1Ou8AQDdAdqCLgl1Nt9oQKf3xH3GM0w/
viewform

ATIVIDADES 09 E 10 SMED

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7uhOMDRyF4hxxVM2zG04Fvhs7OqkSZ-IV7qZI4elS1iBLEA/viewform

ATIVIDADES 11 E 12 SMED

CONTEÚDO: VALOR NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

è     Observe os dois tipos de expressões matemáticas:

·         Expressões numéricas: possuem apenas números.

 Exs.: a)   9 – 1 + 4

          b)   3.5 – 5

          c)    82 – 2 + 3

 

·         Expressões algébricas: possuem números e letras ou apenas letras.

 Exs.: a)   a + b – c

          b)   4x – 2a + 3

          c)    5x2 – 3x + 4


VALOR NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

è    Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, deve-se proceder do seguinte modo:

1)    Substituir as letras por números reais dados;

2)    Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem:

a)    Potenciação;

b)    Divisão e Multiplicação;

c)    Adição e Subtração.

 

OBS.: Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos.

Exemplo 1) Calcular o valor numérico de 2x + 3a para x = 5 e a = -4.

Solução:

Troca-se x por 5 e a por -4.

Veja: 2x + 3a = 2.5 + 3. (-4)

                      = 10 – 12

                      = - 2

Exemplo 2) Calcular o valor numérico de x2 – 7x + y para x = 5 e y = -1

Solução:

x2 – 7x + y = 52 – 7.5 + (-1)

                  = 25 – 35 – 1

                  = 25 – 36

                  = - 11

    

OBS.: Lembrem de aplicar a regra dos sinais da multiplicação e adição.

 

EXERCÍCIOS

I)             Calcule o valor numérico das expressões:

 

a)       5m + 2x, para m = 2 e x = 3

 

b)       x2 – 2y, para x = -3 e y = 5

 

c)     ATIVIDADES 13 E 14 SMED

CONTEÚDO: RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1O GRAU COM DUAS INCÓGNITAS

è Método da Substituição

Exemplo 1) Em um estacionamento, há 14 veículos, entre carros e motos. Sabe-se que o número total de rodas é 48. Quantos carros e quantas motos há nesse estacionamento?

Inicialmente, indicamos:

·         O número de carros que há no estacionamento por x;

·         O número de motos que há no estacionamento por y;

De acordo com os dados do problema, formamos o sistema de equações:

x + y = 14 (carros mais motos = 14)

4x + 2y = 48 ( 4 rodas = x mais 2 rodas = y à 48

 

1o passo: Na primeira equação, determinamos o valor de x:

            x + y = 14


            x = 14 – y à isolei o x no 1O membro

 

2o passo: Na segunda equação, substituímos o x por 14 – y:


            4x + 2y = 48

            4(14 – y) + 2y = 48    Substitui-se o x pelo valor dele = 14 – y

            56 – 4y + 2y = 48

            56 – 2y = 48

            - 2y = 48 – 56  Isola-se o termo que possui y

            - 2y = -8   .(-1)

            2y = 8


            y = 4

 

3o passo: Substituímos y por 4 na equação:

            x = 14 – y

            x = 14 – 4 Substitui-se o y por 4


            x = 10  à Número de carros

 

Exemplo 2) A soma de dois números é 15 e a diferença entre eles é 3. Determinar esses números.

·         Primeiro substitui-se os números por letras, então a soma de dois números será x + y = 15 e a diferença entre eles é 3, então x – y = 3.

·         O sistema será:

x + y = 15

x – y = 3

1o passo: Na primeira equação isola-se o x.

            x + y = 15


            x = 15 – y

 

2o passo: Substitui-se o valor de x na segunda equação:

          x – y = 3 à segunda equação

          15 – y – y = 3 à substitui-se 15 – y no lugar do x

          - 2y = 3 – 15

          - 2y = -12 .(-1)


            y = 6

 

3o passo: No valor de x que é x = 15 – y substitui-se o valor no y:

            x = 15 – 6


            x = 9

 

 

EXERCÍCIOS

 

I)             Determine a solução do seguinte sistema de equação do 1O grau nas incógnitas x e y:

 

x + y = 22

x – y = 8

 

II)            Interprete os seguintes problemas, montando os sistemas e resolvendo-os:

 

a)      A soma de dois números é igual a 8 e a diferença vale 4. Calcule os números.

 

b)    Um estudante apanhou aranhas e joaninhas, num total de 15, e as guardou numa caixa. Contou em seguida 108 patas. Quantas aranhas e joaninhas ele apanhou? (Lembrando que a aranha tem 8 patas e joaninha 6).


ATIVIDADES 15 E 16 SMED

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=8JOu1G5sVOg

 Sistemas de equações polinomiais de 1o grau: Resolução algébrica pelo método de adição.

Um sistema de equações é constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita. Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações.

Um sistema é chamado do 1o grau, quando o maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1 e não existe multiplicação entre essas incógnitas.

Como resolver um sistema de equações do 1º grau?

Podemos resolver um sistema de equações do 1º grau, com duas incógnitas, usando o método da soma.

Existem vários métodos que podem ser usados para resolver sistemas de equações. Um dos mais conhecidos é o método da adição. Ele visa a eliminar uma das incógnitas de um sistema pela soma dos termos semelhantes das equações que o compõem. No exemplo a seguir, observe que a simples soma dos termos das equações já zera uma das suas incógnitas:

2x + 8y = 16

4x - 8y = 8

  ---------------

6x + 0y = 24

Então: temos   6x = 24 ;

x = 24
      6

x = 4

Para descobrir a incógnita y, basta substituir o valor numérico de x em uma das duas equações do sistema:

2x + 8y = 16

2·4 + 8y = 16

8 + 8y = 16

8y = 16 – 8

8y = 8

y = 8
      8

y = 1

A solução desse sistema é S = {4, 1}.

 

Assistir vídeo sobre problemas de equações de 1o grau com duas incógnitas:

https://www.youtube.com/watch?v=40GJPFORKfY

Exercícios

1)      Resolva os sistemas a seguir pelo método da adição:

a)    x  + y = 12

         3x - y = 20

 

  

b)   x + y = 25

          x - y = 13

 

 

2)      Monte o problema a seguir e resolva pelo método de adição:

     A soma entre as idades de Júlia e Yasmim são de 22 anos e a diferença entre suas idades são 8 anos. Qual a idade de Júlia e de Yasmin?


ATIVIDADES 17 E 18 SMED

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

A)   Calcule as porcentagens:

 

1)    8% de R$ 700,00

 

2)    3% de R$ 400,00

3)    5% de R$ 5000, 00

 

B)   Calcule o valor numérico das expressões e marque a resposta correta:

 

1)    3x + a       para x = 2       e          a = 6

a)    9

b)    12

c)    10

d)    8

2)    5m + 2x    para m = 2      e          x = 3

a)    10

b)    15

c)    16

d)    20 

3)    x2 – 5x + 8 para x = 2

a)    2

b)    5

c)    8

d)    11

 

C)   Resolve os seguintes sistemas:

 

1)    Pelo método da substituição:



x – y = 5

x + y = 7

 

2)    Pelo método da adição:



x + y = 5

x – y = 1



Atividade de Língua Portuguesa 

1º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1f8_1MOXW2odnT1yUS6diYgC4Sfun7TZe/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1QDQB9dgTWmc6gq4Mk-nP7drtVK_3zoe4/view?usp=sharing

2º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/12zFdgL62ERq5UIu2uTMNyBV8YmFrRUST/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1XIXMJ-Rb5OQqsPhl13gv8pC2E8PfU3l7/view?usp=sharing

3º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1eMdCpVBXUJD8QcKFmkCqytW26Y2tVi0O/view?usp=sharing

4º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1SnQNtFYpOe0KHC-xQoFzkJfcU93IYiE-/view?usp=sharing

5º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1dyM9KqIrbT9nCu7kkJJtYOpWSKtJdswa/view?usp=sharing

6º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1A-qNZwcVrr3cQKuStjAEeoN2ijFs5pnH/view?usp=sharing

7ºSEMANA:

https://drive.google.com/file/d/19ZoEI-bWupfZ_TZAiIQfaFmh1_NYypzU/view?usp=sharing

8º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1SB2iwwn15BMPMPkF5TLEXHa5TIl55-ul/view?usp=sharing

9º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1PuYPLMUHXGx_ZDJkkcQfLYAsqNLxz9HW/view?usp=sharing

10º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1R5HaDxkHEm0Ax7YhVxGUubS_zCiJHwhJ/view?usp=sharing

11º SEMANA:

https://drive.google.com/file/d/1b28QmsqBGYuiLm1_wtoSiweAXsZ9mCdV/view?usp=sharing

12º SEMANA:

https://docs.google.com/document/d/1mZ43h6T7pTRX7T9mZjWX3f7y-aLSkHv-srj4xgdVDZg/edit?usp=sharing

__________________________________________________________________________


Atividades de Ciências (Julho)

SEMANA: 01

Atividades 1 e 2

SEMANA: 02

Atividades 3 e 4

SEMANA : 03

Atividades 5 e 6

SEMANA: 04

Atividades 7 e 8

Atividades de ciências (Agosto)

SEMANA: 05

Atividades 9-10

SEMANA: 06

Atividades 11-12

SEMANA: 08

Atividades 13 e 14

Atividades de ciências (Setembro)

SEMANA: 10 

Atividades 15-16

SEMANA: 12

Atividades 17-18 (interdisciplinar)

Atividades de ciências (Outubro)

SEMANA: 14

Atividades 19-20

SEMANA: 16

Atividades 21 e 22

Atividades de ciências (Novembro)

SEMANA: 18

Atividades 23 e 24

semanas 20 e 21 (projeto quarentena) sem link

SEMANA: 22

Atividades: 27 e 28

_________________________________________________________________

ATIVIDADES DE ESPANHOL. (Somente para quem ainda não realizou a atividade.)

Links das atividades de Espanhol do mês de JULHO.

 

Links das atividades de Espanhol do mês de AGOSTO.

Semana de 03/08

Semana de 10/08

Semana de 17/08

Semana de 31/08






LINKS DAS ATIVIDADES DE ESPANHOL DO MÊS DE  NOVEMBRO.

Semana de 09/11


__________________________________________________________________________________

HISTÓRIA
Olá pessoal, seguem abaixo as atividades de História para o mês de Julho.
Professoras Camilla e Josiane

Ao realizar atividades atrasadas, deve enviar um e-mail informando a SEMANA DA ATIVIDADE  realizada para que seja feita a conferência e o resgistro.

cmarenhart@gmail.com = PROF. CAMILLA

josipinhorosa@gmail.com = PROF. JOSIANE

Semana 1:  de 06/07

Semana 3: de 20/07:
Semana 4: de 27/07:

https://docs.google.com/forms/d/1zTOxprzIiATXpz2x_X4RVS_hAiTWok0SZYqeGaVpZyc/edit 




____________________________________________________________________________


ENSINO RELIGIOSO

PROFESSORA GRACIELA

CARO(A) ALUNO(A), ESTAS SÃO AS ATIVIDADES DO MÊS DE JULHO.

PEÇO QUE ENVIEM COM DADOS COMPLETOS (NOME, TURMA E DATA DA ATIVIDADE) PARA O EMAIL :

professoragraci007@gmail.com


ATIVIDADE DIA 08/07


O QUE É RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE?

A religião é um assunto que geralmente está presente no dia-a-dia das pessoas e isso é percebido quando as pessoas tomam decisões baseadas em princípios éticos, ou assumem uma forma ou outra de viver de acordo com regras que a religião propõe.

O QUE É RELIGIÃO

            Religião é o resultado da busca das pessoas no decorrer da história, por uma resposta sobre o sentido e origem da vida, da natureza e do universo. Por isso é que encontramos não apenas uma religião, mas várias religiões, pois cada uma delas nasceu em lugares e épocas diferentes. Atualmente as religiões são comunidades ou grupo de pessoas reunidas em torno de uma mesma crença e que põem em prática os ensinamentos e valores anunciados por essa crença. Existem várias formas de se relacionar com Deus segundo cada religião. Esse relacionamento pode ser comunitário, como por exemplo através dos cultos, das celebrações dos momentos de oração, do compromisso em viver os ensinamentos da religião.

            As religiões possuem alguns aspectos, tais como:

DOUTRINA: É o conteúdo que explica a origem e o sentido de tudo. Por exemplo: a palavra dos sábios, a revelação que os profetas receberam de Deus.

TEOLOGIA: é a atualização da doutrina, realizada por estudiosos, para que as pessoas compreendam melhor os ensinamentos registrados nos Textos Sagrados. Os teólogos estudam e interpretam os Textos Sagrados, atualizando os ensinamentos para nossos dias.

COMUNIDADE: é o grupo de pessoas que acreditam num mesmo Deus e praticam a mesma crença. Por exemplo: muçulmanos, católicos, evangélicos, judeus, etc.

RITUAIS E CULTOS: são um conjunto de expressões da fé, usados pelas comunidades religiosas, expressos por meio de símbolos e cultos. Por exemplo: batismo, culto da palavra, missa, ceia, oração, jejum.

TEMPLOS PRÓPRIOS: São os espaços construídos para a reunião das pessoas. Por exemplo: sinagoga, mesquita, igreja, templo.

O QUE É RELIGIOSIDADE

É uma experiência interior de cada pessoa com Deus, que pode ser compartilhada com um grupo ou comunidade. Essa experiência pessoal pode ser vivenciada por meio de orações, das atitudes, dos comportamentos, distinguindo o que é bom e o que é ruim para consigo mesmo, para com o outro e para com a natureza. Por exemplo: o cuidado com a própria saúde, o respeito pelo o outro, o não-desperdício de alimentos e água.

A religiosidade é também um conjunto de sentimentos religiosos que se manifestam através de rituais e sinais religiosos. Através da religiosidade as pessoas buscam estar mais próximas de Deus. Esses sentimentos religiosos traduzem-se em cultos e rituais para agradecer os benefícios recebidos, para implorar ajuda e proteção, para louvar e adorar o Deus presente no cotidiano das pessoas. Eis alguns exemplos:  as festas populares, os nomes de ruas e praças, os nomes de cidades, os nomes de escolas, a presença dos textos sagrados na vida das pessoas, a diversidade religiosa.

TIPOS DE RELIGIÕES

As religiões de libertação ajudam o ser humano a libertar-se da escravidão. Elas apresentam as maneiras para um bom relacionamento com as pessoas e com mundo e valorizam as atitudes, como a bondade, o perdão, o amor, para viver bem e conquistar o além. Exemplos: hinduísmo, e o budismo, etc.

As religiões de salvação são aquelas que acreditam na ação de Deus para a salvação das pessoas. Deus age através das pessoas que praticam o bem. Exemplos: judaísmo, cristianismo, islamismo.

 

ATIVIDADES:

1-A ___________________É UM ASSUNTO QUE GERALMENTE ESTÁ PRESENTE NO DIA-A-DIA DAS PESSOAS E ISSO É PERCEBIDO QUANDO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES BASEADAS EM PRINCÍPIOS ÉTICOS, OU ASSUMEM UMA FORMA OU OUTRA DE VIVER DE ACORDO COM REGRAS QUE A RELIGIÃO PROPÕE.

(  ) RELIGIÃO

(  ) RELIGIOSIDADE

 

2- ATUALMENTE AS RELIGIÕES SÃO_________________OU_____________ DE PESSOAS REUNIDAS EM TORNO DE UMA MESMA CRENÇA E QUE PÕEM EM PRÁTICA OS ENSINAMENTOS E VALORES ANUNCIADOS POR ESSA CRENÇA. EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE SE RELACIONAR COM DEUS SEGUNDO CADA RELIGIÃO.

(  ) PESSOAS OU LUGARES

(  ) COMUNIDADES OU GRUPOS

 

3- ________________É O CONTEÚDO QUE EXPLICA A ORIGEM E O SENTIDO DE TUDO. POR EXEMPLO: A PALAVRA DOS SÁBIOS, A REVELAÇÃO QUE OS PROFETAS RECEBERAM DE DEUS.

(  ) DOUTRINA

(  ) TEOLOGIA

 

4- _____________________________SÃO UM CONJUNTO DE EXPRESSÕES DA FÉ, USADOS PELAS COMUNIDADES RELIGIOSAS, EXPRESSOS POR MEIO DE SÍMBOLOS E CULTOS. POR EXEMPLO: BATISMO, CULTO DA PALAVRA, MISSA, CEIA, ORAÇÃO, JEJUM.

(  ) RITUIAIS E CULTOS

(  ) RELIGIOSIDADE E RELIGIÃO

 


ATIVIDADE DIA 15/07

LIBERDADE DE CRENÇA E RELIGIÃO

Você já ouviu o ditado popular sobre não discutir assuntos considerados polêmicos, como religião e política?

As religiões ajudam o ser humano a conectar-se com o que acreditam ser sagrado, construindo experiências de fé e esperança. Essas experiências podem ser compartilhadas tanto com pessoas que creem da mesma maneira quanto com pessoas que creem de maneira diferente.

Infelizmente, nem sempre é pacífica a convivência de crenças e pensamentos. No campo das religiões, isso pode ocorrer por uma agressividade na defesa das próprias crenças ou pela falta de aceitação das crenças alheias, como a imposição de uma única opinião.

Conviver com pessoas diferentes, em aspectos culturais, políticos e religiosos, pode não ser uma tarefa fácil. Mas pode também ser uma oportunidade de desenvolver a compreensão e exercitar o respeito por meio de uma convivência pacífica. Afinal todos temos algo a ensinar e algo a aprender.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, não é permitido agir de forma preconceituosa, julgando a inferioridade de alguns por qualquer razão (etnia, religião, gênero ou condição social) sustentar e promover a desigualdade ou humilhar qualquer pessoa.

O art. 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao tratar da liberdade de pensamento, de consciência e de religião, afirma que todos têm liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos”.

Mesmo com esse direito assegurado, existem vários crimes relacionados à intolerância religiosa. Sejam eles agressões verbais e físicas, destruição de espaços sagrados, entre outros.

Apesar do Brasil ser um país em que predomina a religião católica, nos últimos 200 anos, novos movimentos religiosos floresceram. Nunca houve tanta diversidade de correntes religiosas como agora. Em países que receberam múltiplas influências culturais, como o Brasil, sincretismos e crenças originais enriquecem a experiência da humanidade. O pluralismo religioso é uma característica marcante do País. Muitos segmentos têm sua fé marcada em tradições milenares. É muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e, consequentemente, com tradições e hábitos diversificados. Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

Quando nos permitimos conhecer as vivências e práticas religiosas dos outros, não estamos abrindo mão de nossa própria convicção ou crença. Quanto mais conhecemos as religiosidades, maior discernimento e clareza terão também sobre nosso segmento.

Dialogar, conhecer, estudar ou pesquisar o universo religioso são atividades fascinantes, interessantes e servem, sobretudo, para acabar com os fundamentalismos. Os fundamentalistas são aqueles que cultivam a ideia de que sua religião é única e de que todas as demais formas têm de ser abolidas.

Em nome das religiões, não se justificam guerras e conflitos, porque todas elas deveriam

ensinar o amor como valor maior da convivência humana. Em nome das religiões, cabem

atitudes de respeito, consideração, diálogo e paz. As religiões são caminhos diferentes que buscam o mesmo fim. Por que, então, brigar?

 

ATIVIDADES:

1-No texto foram citados dois grandes documentos que tratam dos direitos à liberdade de crença e respeito à todas as diferenças. Quais são esses documentos?  

 

2-Cite importante contribuição da Religião para o ser humano.

 

ATIVIDADE DIA 22/07

NA AULA PASSADA VOCÊ FEZ A LEITURA DO TEXTO “LIBERDADE DE CRENÇA E RELIGIÃO”. NESTA AULA ELE TAMBÉM SERVIRÁ COMO SUBSÍDIO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.

BONS ESTUDOS!

 

ATIVIDADES:

1-Marque a alternativa que preenche os espaços corretamente:

Conviver com pessoas diferentes, em aspectos........................, ............................... e ..............................., pode não ser uma tarefa fácil. Mas pode também ser uma oportunidade de desenvolver a compreensão e exercitar o respeito por meio de uma convivência pacífica. Afinal todos temos algo a ensinar e algo a aprender.

 

(    ) Culturais, políticos e religiosos

(    ) Econômicos, sociais e tradicionais

 

2-As experiências de fé e religiosidade podem ser compartilhadas tanto com pessoas que creem da mesma maneira quanto com pessoas que creem de maneira diferente. Infelizmente, nem sempre é pacífica a convivência de crenças e pensamentos. No campo das religiões, isso pode ocorrer por:

(  ) Pode ocorrer por uma agressividade na defesa das próprias crenças ou pela falta de aceitação das crenças alheias, como a imposição de uma única opinião.

(   ) Porque as religiões ajudam o ser humano a conectar-se com o que acreditam ser sagrado

 

3-Marque verdadeiro ou falso:

(   ) O Brasil é um país predominantemente Católico.

(  ) Respeitar as diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

(  ) Os fundamentalistas são aqueles que cultivam a ideia de que sua religião é única e de que todas as demais formas têm de ser abolidas.

(   ) Em nome das religiões, podemos justificar guerras e conflitos, porque todas elas deveriam ensinar o conflito como valor maior da convivência humana.

 


 ATIVIDADE DIA 29/07


NESTA AULA PROPONHO FAZER UMA LEITURA REFLEXIVA. PARA QUE POSSA PARAR UM POUCO E ANALISAR COMO VOCÊ TEM ENFRENTADO ESSA SITUAÇÃO SE ISOLAMENTO.

NOS PEQUENOS TEXTOS ENCONTRARÁ DICAS QUE SUGEREM UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E PARA MANTER SUA SAÚDE ATRAVÉS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.

 

GUIA PARA PROTEGER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS: O ISOLAMENTO SOCIAL NÃO É PUNIÇÃO E, SIM, PRESERVAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM COMUM. PERMANECER EM CASA POR ALGUNS DIAS É NECESSÁRIO, MAS NÃO É UMA CONDIÇÃO DEFINITIVA. EVITE O PENSAMENTO NEGATIVO. CRIE MOMENTOS DE AUTOCUIDADO, MELHORES HÁBITOS ALIMENTARES, ESCUTE BOA MÚSICA, LEIA LIVROS, ASSISTA FILMES, PEÇA AJUDA AOS PROFESSORES, CONSELHOS, QUANDO NÃO ESTIVER BEM. NÃO GUARDE SENTIMENTOS PARA SI, PEÇA AJUDA. O IMPORTANTE AGORA É VOLTAR PARA O AUTOCUIDADO MENTAL E FÍSICO.


COMBATA SUAS AFLIÇÕES DURANTE A QUARENTENA: PARA COMBATER A ANSIEDADE PROVOCADA PELO ISOLAMENTO, FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CASA, PINTURAS, ATIVIDADES MANUAIS. DESAFIE-SE. BUSQUE APRENDER ALGUMA ATIVIDADE NOVA NESTE PERÍODO DE CONFINAMENTO. ESTABELECER UMA ROTINA DIÁRIA, ORGANIZE SEU TEMPO CONFORME ERAM OS HORÁRIOS DE AULAS PRESENCIAIS, ISSO VAI AJUDAR A VOCÊ SE CONCENTRAR E RENDER SEUS DIAS PARA PAUSAS E INTERVALOS DE DESCANSO SEM QUE SE SINTA PERDIDO OU ANGUSTIADO.

 

NÃO SE SINTA PRESSIONADO COM AULAS VIRTUAIS: OS PROFESSORES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DÚVIDAS E DIFICULDADES DE CADA UM. POR ISSO, NÃO DEIXEM DE INFORMÁ-LOS QUANTO ALGUM PROBLEMA DE ACESSO ÀS MATÉRIAS, RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES, ETC. O DIÁLOGO É A MELHOR SOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA. MAS LEMBRE-SE: EXISTE HORA ADEQUADA PARA TUDO, E TALVEZ A RESPOSTA NÃO VENHA IMEDIATAMENTE.

TENHA PACIÊNCIA!

TUDO SE RESOLVERÁ!

 

AMBIENTE DE ESTUDO

 

FAÇA PLANEJAMENTOS DIÁRIOS E SEMANAIS, COLABORE COM A ORGANIZAÇÃO DO SEU LOCAL DE ESTUDO, DA SUA CASA. AO ACORDAR TIRE O PIJAMA, TOME BANHO, COLOQUE UMA ROUPA CONFORTÁVEL, SE ALIMENTE, ABRA AS JANELAS E SE PREPARE PARA MAIS UM DIA. PREENCHER O TEMPO COM ATIVIDADES SAUDÁVEIS PARA AJUDAR A GERAR BEM-ESTAR PARA SUA MENTE.

 

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO DORMIR MAL PODE CAUSAR REDUÇÃO DA IMUNIDADE, ALTERAÇÕES NO HUMOR, AUMENTO DO ESTRESSE, DORES DE CABEÇA, ETC. POR ISSO É IMPORTANTE TER UM SONO REGULAR E DEFINIR AS HORAS DO DIA QUE SERÃO DEDICADAS AO ESTUDO E AS HORAS QUE SERÃO DEDICADAS A OUTRAS ATIVIDADES, COMO TAREFAS DE CASA E CUIDADOS PESSOAIS.

O SEGREDO DE UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR NO COTIDIANO



ATIVIDADE

 

 

SEJA CRIATIVO E CONSTRUA SEU PRÓPRIO QUADRO DE BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR. CONTENDO 10 FRASES (CRIADAS POR VOCÊ) DAS REGRAS DA FAMILIA (PODE SER FEITO COM MATERIAL QUE VOCÊ TEM EM CASA: EM CARTOLINA, PAPEL PARDO, EVA, FOLHA DE OFÍCIO A4, PAPELÃO, PAPEL COLORIDO, CAPA DE CADERNO VELHO QUE VOCÊ NÃO USE MAIS, RECORTES DE REVISTAS OU JORNAIS, ENTRE OUTRAS). ESCREVA COM FORMATOS DE LETRAS DIFERENTES, CORES DIFERENTES (USE LÁPIS DE COR, CANETINHAS, TINTA GUACHE...), INSTIGUE A SUA IMAGINAÇÃO! DEPOIS DE PRONTO COLOQUE EM UM LOCAL VISÍVEL PARA TODOS DA CASA ONDE VOCÊ PREFERIR. E TIRE UMA FOTO JUNTO COM SEU QUADRO E ENVIE PARA  A PROFESSORA.


 

BOM TRABALHO!!!


ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADES DE AGOSTO E SETEMBRO

ENVIAR AS ATIVIDADES ATRASADAS PARA O EMAIL:  professoragraci007@gmail.com

AULA 05

Clique no link a seguir para acessar a aula:


AULA 06

Clique no link a seguir para acessar a aula:


AULA 07

Clique no link a seguir para acessar a aula:


AULA 08

Clique no link a seguir para acessar a aula:


 AULA 09

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 09 (SEMANA 21.09 à 27.09)


ATIVIDADES MÊS DE OUTUBRO

AULA 10

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 10 (SEMANA 05.10 à 11.10)


AULA 11

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 11 (SEMANA 19.10 à 23.10)


ATIVIDADES MÊS DE NOVEMBRO


AULA 12

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 12 (SEMANA 03.11 à 06.11)

________________________________________________________________________________

ATIVIDADES DE HISTÓRIA

Ao realizar atividades atrasadas, deve enviar um e-mail informando a SEMANA DA ATIVIDADE  realizada para que seja feita a conferência e o resgistro.

cmarenhart@gmail.com = PROF. CAMILLA

josipinhorosa@gmail.com = PROF. JOSIANE


SEMANA 5:  03/08


SEMANA 6:  10/08


SEMANA 7:  17/08


SEMANA 8:  31/08



SEMANA 9:  14/09


SEMANA 10: 28/09


Semana 11: de 13 a 19 de outubro:

https://forms.gle/3n2uYX9k84TSERD78


SEMANA 12: DE 26 A 01 DE NOVEMBRO:



NOVEMBRO HISTÓRIA 
SEMANA 09/11


SEMANA: DE 07 A 13 DE DEZEMBRO






                          ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA
                                   JULHO E AGOSTO
ENVIE SUAS ATIVIDADES PARA O E-MAIL:
teacheradrigeisler@gmail.com

SEMANA 01 (08/07)


 

SEMANA 02 (15/07)




SEMANA 03 (20/07)

https://www.blogger.com/blog/page/edit/777050274305674989/3068959073073321520#

SEMANA 04 (29/07)



SEMANA 05 (05/08)




SEMANA 06 (12/08)



SEMANA 07 (24/08)



                               Atividades de Artes

Data: 06/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com



Atividade: Galo Cubista de Pablo Picasso

Atividade inspirada na obra cubista “O Galo” do pintor Pablo Picasso, que foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo- ao lado de Georges Braque.



Os artistas do cubismo usavam formas geométricas, para retratar a natureza.

Agora desenhem o galo de vocês inspirado no galo de Pablo Picasso. Abaixo algumas ideias. Ah! Não esquece de pintar!





                               Atividades de Artes

Data: 13/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com


Atividade: Efeito 3D

 

Modo de fazer:

1- Faça primeiro o desenho das esferas, quantas e do tamanho que vocês quiserem;

2- Use a régua para desenhar as linhas diagonais que levam a um mesmo ponto. Lembre-se de saltar sob as esferas;

3- Faça curvas entrelaçadas dentro das esferas e entre as linhas diagonais;

4-Pinte de preto uma camada sim e outra não para causar o efeito de profundidade.


          Observe as imagens:


                                 




                                Atividades de Artes

Data: 27/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com


Atividade: Desenho simétrico.


1º Dobre a folha ao meio duas vezes de modo a obter quatro quadrados, depois dobre em diagonal formando um triângulo pequeno. Após desdobre a folha e observe a marcação das dobras.  

2º Escolha um lado do triângulo e faça um desenho com linhas e formas.

3º Com o auxilio de uma janela de vidro que haja luz, sobreponha o papel dobrado e copie o desenho que você fez passando por cima em todos os lados, dessa forma preenchendo toda a folha.

4º Pinte trabalhando tonalidades claras e escuras.

Observe a sequencia:

    

  



                               Atividades de Artes

Data: 10/08
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com

    Atividade: Closes da Natureza por Georgia O'Keeffe

 

 Georgia O'Keeffe (1887 – 1986) foi uma pintora que ficou conhecida por suas pinturas com foco em detalhes de flores. É considerada hoje como a "mãe" do modernismo dos Estados Unidos. É importante explanar sobre quem foi O’keeffe e observar suas obras para que vocês entendam a temática da atividade. Você encontra muita coisa sobre ela neste link: https://www.historiadasartes.com/prazer-emconhecer/georgia-okeeffe/.   

                       

   

Modo de fazer:

Escolha a foto de um animal ou de flores (com boa resolução). Faça uma observação dos detalhes da imagem.  Analise qual parte da imagem será mais interessante para realizar a ampliação em forma de desenho. Iniciem com um esboço, em seguida, pinte com o giz de cera (se não tiver pode ser com lápis de cor) e conclua contornando com o marcador permanente, caso ache necessário.

Observe alguns trabalhos de alunos: (não é para copiar)






                      Atividades de Artes e Música

Data: 31/08
Enviar a atividade de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com

1-      ATIVIDADE DE ARTES:

    Observe o quadro “A cadeira” de Van Gogh. Nesta atividade vocês irão fazer uma releitura em 3D da obra.



                                                                   

Como fazer:

1º Use uma folha de ofício e dobre ao meio. Com uma tesoura faça dois cortes paralelos do mesmo tamanho de mais ou menos 4 com no centro da folha como mostra a figura 1 e 2.

2º Dobre a área destacada para dentro da folha como mostra as imagens 3 e 4.

3º Agora é só abrir o papel para dar início a formação da cadeira. Feito esse processo, crie um cenário onde esta cadeira está. Na parte de baixo devem criar o piso, decorar a cadeira e fazer o fundo.

Observe as imagens do passo a passo e alguns exemplos:



     


1-      ATIVIDADE DE MÚSICA:

Pesquise sobre o Hino de Pelotas e identifique o autor da letra e Música. Escreve a primeira estrofe do hino.



                     Atividades de Artes e Música

Data: 14/09
Enviar a atividade de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com

1-      ATIVIDADE DE ARTES: Positivo e negativo

Use jornais, revistas ou se tiver papel colorido, para fazer os recortes. Desenhe três quadrados medindo 10 cm. Em cada um, faça um desenho de uma forma bem simples no centro do quadrado (pode ser formas geométricas ou algum símbolo) em seguida recorte-as não descartando nenhuma parte.

Depois cole os quadrinhos sobre a folha de ofício de forma organizada, seguindo uma sequência, colocando primeiro o quadrado vazado e ao lado centralizando o que foi recortado. Repetir o processo até colar os três quadrados.






2- ATIVIDADE DE MÚSICA

 

Pesquise sobre o sobre o ritmo gaúcho Milonga e quais os instrumentos são utilizados.




                    Atividades de Artes e Música

Data: 28/09
Enviar a atividade de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com


1-      ATIVIDADE DE ARTES: Bailarina de papel

 

Por ela ser recheada de detalhes recortes e algumas dobraduras, aparenta ser um trabalho difícil. Mas muito pelo contrario, seguindo o passo a passo das imagens abaixo.

 

Como fazer:

Pegue uma folha de ofício e dobre de acordo com a imagem abaixo e faça cortes para formar a saia da bailarina. Não esqueça que quando cortar a lateral, não corte de um lado ao outro, pois senão separa os pedaços.







1-      ATIVIDADE DE MÚSICA:

 

Continuando a pesquisar ritmos gauchescos, perguntamos: Qual a origem do ritmo “Chamamé”




_______________________________________________________________________

MÚSICA🎶

PROFESSOR: Fernando Aldeia

Enviar atividades pra o e-mail: fernando.aldeia@hotmail.com

Obs: Não esqueça de colocar NOME e TURMA



Atividade 1 - Julho - 06/07 à 17/07



Atividade 2 - Julho - 27/07 à 07/08



Atividade 3 - Agosto- 03/08 à 10/08



Atividade 4 - Agosto- 17/08 à 23/08



OBS: A partir do dia 31/08 as atividades de música passaram a ser junto com as de artes numa única postagem. Ver atividades de Artes acima.👆👆👆




                    Atividades de Artes e Música

Data: 13/10
Enviar a atividade de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com


1-      ATIVIDADE DE ARTES: Auto retrato filtrado

Escolha um aplicativo do seu celular que tenha filtro de bichinhos ou acessórios ( facebook, instagran, snepchat), para tirar uma selfie, utilize um dos filtros animados disponibilizados por esses apps. Depois que escolher o filtro desejado e ter retirado a sua selfie, desenhe no papel a foto. Esse será seu auto retrato animado. Pinte!

 





1-      ATIVIDADE DE MÚSICA

O que é Música Barroca? Cite dois compositores de Música Barroca.



                   Atividades de Artes e Música

Data: 26/10
Enviar a atividade de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com


1-      ATIVIDADE DE ARTES: Aquário

    Em vários parques pelo Brasil e pelo mundo, existem lugares onde é possível sentir a sensação de realmente estar dentro de um aquário. Nesta atividade iremos montar um desses aquários que passam a impressão que fazemos parte deles.

    Primeiro passo é riscar as linhas centrais no papel ofício para a partir delas iniciar a construção do aquário. Elas devem ser feitas como demonstra a imagem. 

   





          Atividades de Artes e Música

Data: 09/11
Enviar a atividade de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com e as atividades de música para o email: fernando.aldeia@hotmail.com


   1-      ATIVIDADE DE ARTES:

Faça uma breve pesquisa sobre o que seria ”Fovismo” ou “Fauvismo”, como se caracterizava as obras e quais os artistas que fizeram parte desse período.

2-      ATIVIDADE DE MÚSICA:

 a)        Pergunte aos seus pais qual a música que eles escutavam quando eram crianças?

         b)        Qual a música que eles gostam hoje?

 

 












































 

Um comentário: