Sexto Ano

 Atividades de Matemática – Julho/2020

Turmas A6A, A6B, A6C E A6D.


Semana 08/07 – Atividades 1 e 2

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEiwi_S4Rx0V-GAAXXXT7kudLNzB8Q_bz3KpdnRvmM3zQRSg/viewform?usp=pp_url

 

Semana 15/07 - Atividades 3 e 4

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexzXDZwTB-56u90xDB7ZeqydZ6pkS1Fmc1T_h7BLCAtmENqA/viewform?usp=pp_url

 

Semana 22/07 - Atividades 5 e 6

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc6e_lmHYn3dLQVBXD5LxHluZ34lhX55k_a2_NNbIRvChoulQ/viewform?usp=pp_url

 

Semana 29/07 - Atividades 7 e 8

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVJ1Ax1FtTcJnsAnc8c5fcab0pFH5n_uqrNyRPWsSRpUjlsg/viewform?usp=pp_url


Atividades de Matemática – Agosto/2020

Turmas A6A, A6B, A6C E A6D.


Semana 05/08 - Atividades 9 e 10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdkbVaWJ0lQUoKGV1iV5W_OOccZkgNgniDvXiJ-NFieAqPGA/viewform?usp=pp_url

 

 

Semana 12/08 - Atividades 11 e 12

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7IGLPjP5rw-3gy08eVkrWV38E1xb2wTE2T4GKtQlMauRnjg/viewform?usp=pp_url

 

Semana 24/08 - Atividades 13 e 14

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfD9p2lViOHJ2Ctr0NrZ5osocRS6L64cVg2cIs7cq5yT0b5UQ/viewform?usp=pp_url

 

Atividades de Matemática – Setembro/2020

Turmas A6A, A6B, A6C E A6D.

 

Semana 07/09 – Atividades 15 e 16

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeoEwLerpydpBan_pQlnTyJyYGIjI0Lv8bgNjgB-yaeRFdbQ/viewform?usp=pp_url

 

Semana 21/09 – Atividades 17 e 18

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScc5bj3LBY7K6RTg8d08nbLfEjehFDBvlD7KmUMq_T86mQKuw/viewform?usp=pp_url

 

Atividades de Matemática – Outubro/2020

Turmas A6A, A6B, A6C E A6D.

 

Semana 05/10 – Atividades 19 e 20

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxl7o8tSL-CO9HEsY2inOWBK_SepYVQNBk7GH0URCNDYH4IQ/viewform?usp=pp_url


Semana 19/10 – Atividades 21 e 22

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgzpYgtFFIvtuvzIK5i9FmX51Mi8YoRZjDQ9QLbA2H4x4nDw/viewform?usp=pp_url



ATIVIDADES DE AGOSTO - HISTÓRIA - PROF. JOSIANE

Semana 03/08

https://forms.gle/nrMBDVnuokA2ydHS8

Semana 10/08

https://docs.google.com/document/d/1WK0bot-amx-v2P6yx9PQelFQvqjAYyaNNCrzOUpzHgc/edit?usp=sharing

Semana 17/08

https://forms.gle/uCu6vCHrVu7wBv8A7

Semana 31/08

https://docs.google.com/document/d/1QR1un_YDqBH-_OujncCPKP7g1msWpsY2KgDy_XX1B4Y/edit?usp=sharing


ATIVIDADES DE SETEMBRO - HISTÓRIA - PROF. JOSIANE 

Clique na semana desejada:

SEMANA 14/09

SEMANA 28/09

ATIVIDADES DE OUTUBRO - HISTÓRIA

SEMANA DE 13/10

COPIE O TEXTO E AS QUESTÕES ABAIXO E RESPONDA: 

 Caçadores e coletores

O período inicial da História humana na Terra foi chamado de PRÉ-HISTÓRIA e divide-se em – paleolítico, neolítico e idade dos metais. 

            O Paleolítico foi um período muito longo da história da humanidade, no qual os homens sobreviveram da caça, da pesca e da coleta de frutas, sementes, raízes e folhas; por isso ficaram conhecidos como caçadores e coletores. Para fazer seus instrumentos de trabalho, os homens do Paleolítico batiam pedras duras em pedras menos resistentes até conseguir os objetos desejados: pontas de projétil (lanças, por exemplo), machados, pedras cortantes e arpões. Com essas ferramentas eles abatiam animais, coletavam frutos e raízes, pescavam e faziam suas roupas. Caçavam animais grandes, como o mamute, e perigosos, como o tigre-dentes-de-sabre.

            Os homens do Paleolítico eram nômades, isto é, não tinham moradia fixa; sempre que a caça, os peixes e os frutos de uma região começavam a rarear, eles se mudavam para outra área em busca de alimentos.

 O domínio do fogo

             Desde muito tempo, o homem obtinha o fogo mergulhando galhos em incêndios florestais causados por raios. Há cerca de 500 mil anos, descobriu como produzir o fogo. Com o domínio do fogo, a vida dos seres humanos mudou muito: tornou-se possível sobreviver em regiões geladas, ter luz à noite, afugentar animais e cozinhar os alimentos. Cozida, a carne tornava-se mais saborosa e de fácil digestão.

 RESPONDER:

  1. Em quais períodos se divide a pré-história?
  2. Pesquise em dicionários, livros ou na internet, o significado da palavra PALEOLÍTICO:
  3. Quais eram os alimentos das pessoas do Paleolítico?
  4. O que significa NÔMADE?
  5. Qual era o motivo de os povos estarem sempre se mudando de lugar?
  6. Qual a importância da descoberta do fogo para os primeiros humanos?
SEMANA DE 26/10  


NOVEMBRO HISTÓRIA 
SEMANA 09/11
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES DE ESPANHOL: (Somente para os alunos que ainda não realizaram a atividade.)




LINKS DAS ATIVIDADES DE ESPANHOL DO MÊS DE AGOSTO.

Semana de 03/08

Semana de 10/08

Semana de 17/08

Semana de 31/08


LINKS DAS ATIVIDADES DE ESPANHOL DO MÊS DE SETEMBRO.

Semana de 14/09


Semana de 29/09


LINKS DAS ATIVIDADES DE ESPANHOL DO MÊS DE  OUTUBRO.

Semana de 13/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2-0boSKZ_13U_wAJiUTKXStgp0XEBXO7U_TCQtIBGKtftXg/viewform

Semana de 26/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckOfa7VS_2hdQdeiIBOFOT5aPHGNsLXKcACLDIapNiaZxn3Q/viewform



LINKS DAS ATIVIDADES DE ESPANHOL DO MÊS DE  NOVEMBRO.

Semana de 09/11


___________________________________________________________________________________

Olá pessoal, aqui se encontram os links das atividades de História para o mês de julho.
Professora Josiane

Semana de 06/07
Semana de 20/07:
Semana de 27/07:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpmRuK2hmpbNOHj1rbuKThkYn7s5lbl23GPuZUHp0m07fV1g/viewform?usp=sf_link


Componente Curricular: Ciências ATIVIDADES DE JULHO

Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo

Olá! Espero que estejam todos bem! Seguem as atividades se Ciências. Vocês irão clicar no link e entrar no formulário e responder.

Semana 01: atividades 1 e 2



Por favor enviar via e-mail para as respectivas professoras, contendo o nome, turma e número da atividade (somente as atividades 1 e 2, as demais será via formulário).

Semana 02: atividades 3 e 4

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7Pxq2kJCQzPzGt674v4XFTr-zhv9_0pW1bXNaBDiAoiOg4w/viewform?usp=sf_link 

Semana 03: atividades 5 e 6

https://forms.gle/TwE6eU8BmjTWgD3o7

Semana 04: atividades 7 e 8

https://forms.gle/hoWYSRRnUXGhu12h7 

Componente Curricular: Ciências ATIVIDADES DE AGOSTO

Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo

Semana 05: atividades 9 e 10.

https://forms.gle/u1qW4epwjig7WxQN7

Semana 06: atividade 11 e 12

https://forms.gle/wjLofv7HDzTYPDNFA

Semana 08: atividade 13 e 14

https://forms.gle/ewtYXYanPxn38mmKA

Atividades de Setembro

Semana 10: atividades 15 e 16

https://forms.gle/P7DwXvFJ5qe8LZdo7

Semana 12: atividades 17 e 18

Interdisciplinar Ciências, Religião, Espanhol e Inglês (respondendo uma vez, todas as disciplinas irão ver as respostas)

https://forms.gle/GDYdivobw9A81XRE8

Atividades de Outubro

Semana 14: atividade 19 e 20

https://forms.gle/khMZG2kUEXwYsiAn7 


Semana 16: atividade 21 e 22

https://forms.gle/3AB7G492zhde5Yvb7


Atividades de Novembro

Semana 18: Atividades 23 e 24

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiXTHn_a-_ZCJVJ8D1wUmsS3ukvJxcQs69er4Elg9WF9IOGA/viewform?usp=sf_link


Semana 20: Atividade geral da Escola e interdisciplinar 25 e 26 (em andamento)



____________________________________________________________

ENSINO RELIGIOSO

PROFESSORA GRACIELA

CARO(A) ALUNO(A): ESTAS SÃO AS ATIVIDADES DO MÊS DE JULHO.

PEÇO QUE ENVIEM COM TODOS OS DADOS COMPLETOS (NOME, TURMA, DATA DA ATIVIDADE) PARA O EMAIL: 

professoragraci007@gmail.com


ATIVIDADE DIA 08/07

TRADIÇÃO ORAL E ESCRITA / TEXTOS SAGRADOS OU ORAIS

OS PRIMEIROS REGISTROS PRÉ-HISTÓRICOS DA COMUNICAÇÃO DO SER HUMANO FORAM ENCONTRADOS EM CAVERNAS EM FORMA DE DESENHOS. ERAM REPRESENTAÇÕES RUPESTRES DE ANIMAIS, CAÇADORES, PLANTAS, RITUAIS E OUTROS ASPECTOS DO COTIDIANO, DENTRE ELES, A POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO DE SUAS CRENÇAS. ESSES REGISTROS POSSIBILITAM COMPREENDER OS COSTUMES DOS POVOS AO REPRESENTAREM A SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA E AS DAS PESSOAS ENTRE SI. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA EXPRESSÃO DE COMUNICAÇÃO DO PASSADO PARA O PRESENTE.

      O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA SE DEU DE FORMA PROGRESSIVA. NO DECORRER DA HISTÓRIA, A ESCRITA TORNOU-SE UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E REGISTRO DE ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DE DIFERENTES POVOS E CULTURAS. PARA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS, OS REGISTROS ESCRITOS GANHARAM, GRADATIVAMENTE, IMPORTÂNCIA COMO RECURSOS PARA CONSERVAR OS MODOS DE REALIZAR RITUAIS, CELEBRAÇÕES, EXPERIÊNCIAS, CRENÇAS E DIVULGAR HISTÓRIAS E ENSINAMENTOS QUE ERAM TRANSMITIDOS DE MANEIRA ORAL. OS REGISTROS ESCRITOS NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS CONSTITUEM-SE FONTES DE ENSINAMENTOS DA MENSAGEM RELIGIOSA, DA DOUTRINA, DAS NORMAS E PRECEITOS, COMO TAMBÉM DAS MANEIRAS DE RELACIONAR-SE COM O TRANSCENDENTE. DENTRE OS REGISTROS ESCRITOS, OS TEXTOS CHAMADOS SAGRADOS CONSTITUEM-SE COMO PATRIMÔNIO DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS POR SEREM UM INSTRUMENTO MATERIAL DE COMUNICAÇÃO E FONTE DE UNIDADE ENTRE OS SEGUIDORES, NOS QUAIS ENCONTRAM AS ORIENTAÇÕES PARA OBSERVAR A VIVÊNCIA DE SUA CRENÇA. ESSES REGISTROS AINDA SÃO IMPORTANTES, POIS POSSIBILITAM CONHECER AS DIFERENTES FORMAS DE CULTO AO TRANSCENDENTE QUE PASSARAM A SE CONSOLIDAR ATÉ OS DIAS ATUAIS.

 

O PODER DAS NARRATIVAS: DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA.

 

A FORMA MAIS ANTIGA DE SE CONHECER HISTÓRIAS É ATRAVÉS DA ORALIDADE. PROVAVELMENTE VOCÊ CONHECE ALGUMA HISTÓRIA CONTADA PELA SUA MÃE, QUE OUVIU DA SUA AVÓ, QUE ANTES OUVIU DA MÃE DELA, OU SEJA, DA SUA BISAVÓ. TALVEZ NÃO TENHA NENHUM REGISTRO ESCRITO, VOCÊ NÃO IRÁ ATÉ SUA ESTANTE PEGAR UM DIÁRIO E LER EM VOZ ALTA AS HISTÓRIAS DE CENTENAS DE ANOS ATRÁS, MAS NEM POR ISSO VOCÊ DEIXARÁ DE CONHECER E ENCANTAR-SE POR AQUELES MITOS, CONTOS, RITOS E ENSINAMENTOS.


A TRADIÇÃO ORAL TEM A FUNÇÃO DE PRESERVAR A MEMÓRIA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS, E ASSIM GARANTIR ÀS NOVAS GERAÇÕES O CONHECIMENTO, A SABEDORIA DE SEUS ANTEPASSADOS. PARA MUITOS GRUPOS A ORALIDADE É A ÚNICA FORMA DE RESGATAR E PRESERVAR SUA ANCESTRALIDADE, PODEMOS CITAR COMO EXEMPLOS AS COMUNIDADES INDÍGENAS E AFRICANAS.

HOJE, MAIS DE UM MILHÃO DE BRASILEIROS NÃO POSSUEM O PORTUGUÊS COMO SUA LÍNGUA MATERNA. TEMOS MAIS DE 200 LÍNGUAS EM NOSSO TERRITÓRIO, ONDE MUITAS SÃO INDÍGENAS E AINDA NÃO POSSUEM REGISTRO ESCRITO. E ESTE PODE SER UM DESAFIO A PRESERVAÇÃO DESSAS COMUNIDADES. ATUALMENTE, MILHARES DE BRASILEIROS COM ANCESTRALIDADE INDÍGENA E/OU AFRICANA DESCONHECEM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA OU ACREDITAM NÃO TER UMA DE FATO.

A TRADIÇÃO ORAL NÃO SE APRESENTA SOMENTE EM FORMATO DE CONTOS E MITOS. CANÇÕES E REZAS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PRESERVAÇÃO HISTÓRICA DE COMUNIDADES INDÍGENAS E AFRICANAS.

 

AGORA É COM VOCÊ:

APÓS FAZER A LEITURA DOS TEXTOS ANTERIORES, FAÇA UM PEQUENO RESUMO EXPLICANDO COM SUAS PALAVRAS QUAL A IMPORTÂNCIA DOS TEXTOS SAGRADOS (ORAIS E ESCRITOS).


ATIVIDADE DIA 15/07


OS LIVROS SAGRADOS

 

OS LIVROS SAGRADOS SÃO TEXTOS ESCRITOS QUE EM SEU SIGNIFICADO RELIGIOSO APRESENTAM A EXPERIÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO DO SAGRADO, COMO TAMBÉM O MOMENTO DE REGISTRO HISTÓRICO DA RELIGIÃO.

OS LIVROS SAGRADOS ADQUIREM “UMA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA INSUBSTITUÍVEL E TORNAM-SE CONFIRMAÇÃO DA ORIGEM SOBRENATURAL DA RELIGIÃO, DA ORIGEM DIVINA DA MENSAGEM, E COLOCAM-SE TAMBÉM, POR CONSEQUÊNCIA, COMO TUTELA DA ORTODOXIA”. (TERRIN, 2003, P. 140).

PARA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS OS LIVROS SAGRADOS DEVEM SER PRESERVADOS PARA NÃO COMPROMETER O ENSINAMENTO DA PRÓPRIA DIVINDADE. POR ISSO, COM A INTENÇÃO DE PRESERVAR A UNICIDADE, AS RELIGIÕES ESTABELECEM CRITÉRIOS PARA A INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DOS LIVROS SAGRADOS, QUE GERALMENTE SÃO:

 

Ø  O LIVRO SAGRADO É O CENTRO DA TRADIÇÃO RELIGIOSA E DEVE SER RESPEITADO.

Ø  APRESENTA A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA SAGRADA.

Ø  A MENSAGEM ESCRITA NO LIVRO SAGRADO É PRESERVADA AO LONGO DO TEMPO. MESMO O TEXTO SENDO ESCRITO EM UM PERÍODO QUE NÃO É O ATUAL, SUA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA REVELA SIGNIFICADO E ORIENTAÇÃO PARA O GRUPO RELIGIOSO QUE A SEGUE.

Ø  A NARRATIVA DA ESCRITA É SAGRADA E NÃO CIENTÍFICA. O HOMEM RELIGIOSO QUANDO ABRE O LIVRO SAGRADO ENCONTRA UMA MENSAGEM DE ORIENTAÇÃO PARA A SUA VIDA.

Ø  PARA A COMPREENSÃO DA MENSAGEM, O LEITOR DEVE RESPEITAR NORMAS ESTABELECIDAS PELA PRÓPRIA MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA.

Ø  OS LIVROS SAGRADOS PODEM APRESENTAR NOS SEUS TEXTOS DIVERSAS FASES, OU SEJA, TEXTOS ESCRITOS EM TEMPOS DIFERENTES, AUTORIAS DIVERSAS, LINGUAGENS DIFERENTES, ETC.

Ø  DISTINGUE O TEMPO DO TEXTO DO TEMPO DO LEITOR E, PORTANTO, A NECESSIDADE DE INSTRUMENTOS PARA COMPREENDÊ-LO E ATUALIZÁ-LO.

 

 

ATIVIDADES:

 

A) MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS SOBRE OS LIVROS SAGRADOS:

(   ) É O CENTRO DA TRADIÇÃO RELIGIOSA; APRESENTA MENSAGEM DE ORIENTAÇÃO PARA A VIDA;

(   ) TEM APRESENTAÇÃO CIENTÍFICA; SÃO APRESENTADOS EM UMA ÚNICA LINGUAGEM.

 

 

B) MARQUE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE A FRASE A SEGUIR:

1)      O HOMEM RELIGIOSO QUANDO ABRE O LIVRO SAGRADO ENCONTRA UMA MENSAGEM DE ORIENTAÇÃO PARA A SUA _______________.

(  ) VIDA

(  ) MORTE

(  ) SOBREVIVÊNCIA

 

2)      MARQUE A ALTERNATIVA VERDADEIRA:

(  ) O LIVRO SAGRADO É O CENTRO DA TRADIÇÃO RELIGIOSA E DEVE SER RESPEITADO.

(  ) O LIVRO SAGRADO NÃO TEM IMPORTÂNCIA PARA A TRADIÇÃO RELIGIOSA, CADA UM DEVE AGIR COMO QUISER.


ATIVIDADE DIA 22/07

 

 VAMOS CONHECER ALGUNS LIVROS SAGRADOS?

 

VEDAS, COLETÂNEA DE TEXTO – HINDUÍSMO

 

HINDUÍSMO É UMA DAS RELIGIÕES MAIS ANTIGAS DO MUNDO. ESSA TRADIÇÃO RELIGIOSA TEVE INÍCIO COM A ANTIGA CULTURA VÉDICA POR VOLTA DE 3.000 A.C. ATUALMENTE A RELIGIÃO É A TERCEIRA MAIOR DO MUNDO, FICANDO ATRÁS APENAS DO CRISTIANISMO E DO ISLAMISMO.

UM DOS LIVROS SAGRADOS PARA OS HINDUÍSTAS, QUE FOI COMPILADO POR VOLTA DE 3.000 A.C., CHAMA-SE VEDAS.

TRATAM-SE DE QUATRO COLEÇÕES DE HINOS, ORAÇÕES E TEXTOS RITUALÍSTICOS, REVELADOS AOS ANTIGOS SÁBIOS. O MAIS ANTIGO E SAGRADO É O RIG VEDAS.



VEDAS SIGNIFICA: “SABER E CONHECIMENTO”.

É CONSIDERADA PELA HISTÓRIA A ESCRITURA SAGRADA MAIS ANTIGA DA HUMANIDADE.

OS VEDAS PODEM SER DIVIDIDOS EM DUAS GRANDES PARTES. A PRIMEIRA É O SHRUTI (OUVIDOS), ONDE ESTÃO OS TEXTOS REVELADOS; E O SEGUNDO O SHMRITI (LEMBRADOS), QUE SÃO OS TEXTOS QUE O PRÓPRIO HOMEM PRODUZIU.


 

SAIBA MAIS

OS VEDAS TIVERAM GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O INÍCIO DO HINDUÍSMO, POR MEIO DELES FOI POSSÍVEL REUNIR AS DIVERSAS CRENÇAS PRÉ-HISTÓRICAS EM UM MESMO SISTEMA RELIGIOSO. SUA ESSÊNCIA ESTÁ NO RESPEITO AOS ANCESTRAIS E A VINCULAÇÃO AOS DEUSES.

UM DOS PRINCÍPIOS QUE APARECEM NESSES ESCRITOS É A TOLERÂNCIA AOS OUTROS CREDOS (DIVERSAS FORMAS DE CRER), PERMITINDO UMA CONVIVÊNCIA PACÍFICA COM OUTROS SERES QUE NASCEM EM OUTRAS RELIGIÕES.

 

ATIVIDADES:

1-MARQUE VERDADEIRO OU FALSO:

(   ) O HINDUÍSMO SURGIU DEPOIS DE CRISTO

(   ) O HINDUÍSMO É A MAIOR RELIGIÃO DO MUNDO

(  )UM DOS LIVROS SAGRADOS PARA OS HINDUÍSTAS, QUE FOI COMPILADO POR VOLTA DE 3.000 A.C., CHAMA-SE VEDAS.

(   ) VEDAS É CONSIDERADA PELA HISTÓRIA A ESCRITURA SAGRADA MAIS ANTIGA DA HUMANIDADE

 

2-MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

VEDAS SIGNIFICA:

(   ) RELIGIÃO SAGRADA

(   ) SABER E CONHECIMENTO

 

UM DOS PRINCÍPIOS CONTIDOS EM VEDAS É:

(  ) TOLERÂNCIA AOS OUTROS CREDOS (DIVERSAS FORMAS DE CRER), PERMITINDO UMA CONVIVÊNCIA PACÍFICA COM OUTROS SERES QUE NASCEM EM OUTRAS RELIGIÕES.

 

(    ) CONVICÇÃO EM UMA ÚNICA FORMA VERDADEIRA DE CRER



ATIVIDADE DIA 29/07


NESTA AULA PROPONHO FAZER UMA LEITURA REFLEXIVA. PARA QUE POSSA PARAR UM POUCO E ANALISAR COMO VOCÊ TEM ENFRENTADO ESSA SITUAÇÃO SE ISOLAMENTO.

NOS PEQUENOS TEXTOS ENCONTRARÁ DICAS QUE SUGEREM UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E PARA MANTER SUA SAÚDE ATRAVÉS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.

  

GUIA PARA PROTEGER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

 

 EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS: O ISOLAMENTO SOCIAL NÃO É PUNIÇÃO E, SIM, PRESERVAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM COMUM. PERMANECER EM CASA POR ALGUNS DIAS É NECESSÁRIO, MAS NÃO É UMA CONDIÇÃO DEFINITIVA. EVITE O PENSAMENTO NEGATIVO. CRIE MOMENTOS DE AUTOCUIDADO, MELHORES HÁBITOS ALIMENTARES, ESCUTE BOA MÚSICA, LEIA LIVROS, ASSISTA FILMES, PEÇA AJUDA AOS PROFESSORES, CONSELHOS, QUANDO NÃO ESTIVER BEM. NÃO GUARDE SENTIMENTOS PARA SI, PEÇA AJUDA. O IMPORTANTE AGORA É VOLTAR PARA O AUTOCUIDADO MENTAL E FÍSICO.

 COMBATA SUAS AFLIÇÕES DURANTE A QUARENTENA: PARA COMBATER A ANSIEDADE PROVOCADA PELO ISOLAMENTO, FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CASA, PINTURAS, ATIVIDADES MANUAIS. DESAFIE-SE. BUSQUE APRENDER ALGUMA ATIVIDADE NOVA NESTE PERÍODO DE CONFINAMENTO. ESTABELECER UMA ROTINA DIÁRIA, ORGANIZE SEU TEMPO CONFORME ERAM OS HORÁRIOS DE AULAS PRESENCIAIS, ISSO VAI AJUDAR A VOCÊ SE CONCENTRAR E RENDER SEUS DIAS PARA PAUSAS E INTERVALOS DE DESCANSO SEM QUE SE SINTA PERDIDO OU ANGUSTIADO.

 

NÃO SE SINTA PRESSIONADO COM AULAS VIRTUAIS: OS PROFESSORES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DÚVIDAS E DIFICULDADES DE CADA UM. POR ISSO, NÃO DEIXEM DE INFORMÁ-LOS QUANTO ALGUM PROBLEMA DE ACESSO ÀS MATÉRIAS, RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES, ETC. O DIÁLOGO É A MELHOR SOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA. MAS LEMBRE-SE: EXISTE HORA ADEQUADA PARA TUDO, E TALVEZ A RESPOSTA NÃO VENHA IMEDIATAMENTE.

TENHA PACIÊNCIA!

TUDO SE RESOLVERÁ!

 

AMBIENTE DE ESTUDO

 

FAÇA PLANEJAMENTOS DIÁRIOS E SEMANAIS, COLABORE COM A ORGANIZAÇÃO DO SEU LOCAL DE ESTUDO, DA SUA CASA. AO ACORDAR TIRE O PIJAMA, TOME BANHO, COLOQUE UMA ROUPA CONFORTÁVEL, SE ALIMENTE, ABRA AS JANELAS E SE PREPARE PARA MAIS UM DIA. PREENCHER O TEMPO COM ATIVIDADES SAUDÁVEIS PARA AJUDAR A GERAR BEM-ESTAR PARA SUA MENTE.


TENHA UMA BOA NOITE DE SONO DORMIR MAL PODE CAUSAR REDUÇÃO DA IMUNIDADE, ALTERAÇÕES NO HUMOR, AUMENTO DO ESTRESSE, DORES DE CABEÇA, ETC. POR ISSO É IMPORTANTE TER UM SONO REGULAR E DEFINIR AS HORAS DO DIA QUE SERÃO DEDICADAS AO ESTUDO E AS HORAS QUE SERÃO DEDICADAS A OUTRAS ATIVIDADES, COMO TAREFAS DE CASA E CUIDADOS PESSOAIS.

O SEGREDO DE UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR NO COTIDIANO


ATIVIDADE

 

 

SEJA CRIATIVO E CONSTRUA SEU PRÓPRIO QUADRO DE BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR. CONTENDO 10 FRASES (CRIADAS POR VOCÊ) DAS REGRAS DA FAMILIA (PODE SER FEITO COM MATERIAL QUE VOCÊ TEM EM CASA: EM CARTOLINA, PAPEL PARDO, EVA, FOLHA DE OFÍCIO A4, PAPELÃO, PAPEL COLORIDO, CAPA DE CADERNO VELHO QUE VOCÊ NÃO USE MAIS, RECORTES DE REVISTAS OU JORNAIS, ENTRE OUTRAS). ESCREVA COM FORMATOS DE LETRAS DIFERENTES, CORES DIFERENTES (USE LÁPIS DE COR, CANETINHAS, TINTA GUACHE...), INSTIGUE A SUA IMAGINAÇÃO! DEPOIS DE PRONTO COLOQUE EM UM LOCAL VISÍVEL PARA TODOS DA CASA ONDE VOCÊ PREFERIR. E TIRE UMA FOTO JUNTO COM SEU QUADRO E ENVIE PARA  A PROFESSORA.



 BOM TRABALHO!!!


ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADES DE AGOSTO E SETEMBRO

ENVIAR ATIVIDADES ATRASADAS PARA O EMAIL: professoragraci007@gmail.com

 


AULA 05

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 05 (SEMANA 05.08 à 09.08)


AULA 06

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 06 (SEMANA 12.08 à 16.08)


AULA 07

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 07 (SEMANA 24.08 à 28.08)


AULA 08

Clique no link a seguir para acessar a aula:

AULA 08 (SEMANA 08.09 à 12.09)


AULA 09

Clique no link a seguir para acessar a aula:



ATIVIDADES DO MÊS DE OUTUBRO

AULA 10

Clique no link a seguir para acessar a aula:


AULA 11

Clique no link a seguir para acessar a aula:


ATIVIDADES MÊS DE NOVEMBRO

AULA 12

Clique no link a seguir para acessar a aula:


_____________________________________________________________________________________________________

 

        Português - SOMENTE TURMA A6D

PROFESSORA: Cláudia Leite   🔰🔰✋✋😤😤

Enviar atividades para o e-mail: atividadespandemiansl@gmail.com

OBS: Não esquecer de colocar nome e turma


Ativ. 1 e 2 - Português- Julho - Semana 1 e 2 (06/07 à 17/07)

https://drive.google.com/file/d/1X8s6YcbX66NiGYcXc5EoJqK53pZfpsl9/view?usp=sharing


Ativ. 3 e 4 - Português - Julho - Semana 3 (20/07 à 24/07)

 https://drive.google.com/file/d/1cqTBirEwPiYiFltH3-Jxu9n5wMPvOqdZ/view?usp=sharing


Ativ. 5 e 6 - Português - Julho - Semana 4 (27/07 à 07/08)

 https://drive.google.com/file/d/1BCGKmTA3qJHDEGo7nLrWufVog3qcvBaC/view?usp=sharing


Ativ. 7 e 8 - Português - Julho - Semana 5 (27/07 à 07/08)

 https://drive.google.com/file/d/1Q_tlGwD0SC-Ja50OJ6GifjdMnArV98vC/view?usp=sharing


Ativ. 9 e 10 - Português - Agosto - Semana 6 (10/08 à 14/08)

https://drive.google.com/file/d/1Sl3ZeDabhHq8Sfs3DTg_pxyau2HK2OpQ/view?usp=sharing


Ativ. 11 e 12 - Português - Agosto - Semana 7 (17/08 à 28/08)

 https://drive.google.com/file/d/1cTtVmRSoNpE36-TDKKpJd-ZWDYNJWvEx/view?usp=sharing


Ativ. 13 e 14 - Português - Agosto - Semana 7 (17/08 à 28/08)

 https://drive.google.com/file/d/1oYa7KrXNeLaXlJ4mXAGlz92mB89gJe-X/view?usp=sharing


Ativ. 15 e 16 - Português - Agosto - Semana 9 ( 31/08 à 11/09)

 https://drive.google.com/file/d/1htx8M6AkRhuCCo0vxAn1FVr5KuqVhaFQ/view?usp=sharing


Ativ. 17 e 18 - Português - Setembro- Semana 11 (14/09 à 25/09)

https://drive.google.com/file/d/1MysxSx7KoFW7pw0r3rNeS7Kcmr8BZSJV/view?usp=sharing


Ativ. 19 e 20 - Português - Setembro - Semana 13 (28/09 à 09/10)

https://drive.google.com/file/d/13n_krgaei5oEWxdWjUvd9QhOr1UEfh2g/view?usp=sharing


Ativ. 21 e 22 - Português - Outubro - Semana 15 (13/10 à 23/10)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSds6IX5utOlky85mPAnsBvIuKNlyXJ9cKaarQeUk5G5o3kcLQ/viewform?usp=sf_link


Ativ. 23 e 24 - Português - Outubro - Semana 17 ( 26/10 à 06/11)

https://forms.gle/Nv8iW7XhkSGhax3W6


Ativ. 25 e 26 - Português - Novembro - Semana 19 ( 03/11 à 13/11)

https://forms.gle/TxsjAKKxF3S1Cc3B9


Ativ. 27 e  28 - Português - Novembro - Semana 21 (16/11 à 27/11)

Projeto - relatos do cotidiano de uma pandemia - sábado letivo


Ativ. 29 e 30 - Português - Dezembro - Semana 23 (30/11 à 11/12)

https://forms.gle/SxbSP7RU2Yn3QZaA8



_____________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS. 

TURMAS A6A, A6B e A6C

Professora JANAÍNA

Enviar para o e-mail: profjanaina2017@gmail.com

Não esquece de colocar teu nome e tua turma!


Atividades  1 e 2 - Julho - Semana 1

https://drive.google.com/file/d/1h6mKGZzRjmmXMRr-HD6iXNdPmvyucnYO/view?usp=sharing

Atividades 3 e 4 - Julho - Semana 2

https://drive.google.com/file/d/1rmSyGvqlJt9A9H69TINNqcl4z3kntLIq/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1XspAsFrM9XdTzCU8PK3vK3RAw7tOlIE3/view?usp=sharing

Atividades 5 e 6 - Julho - Semana 3 

https://drive.google.com/file/d/1hdlCFy8jTIi-AzooyRsXyuyNlrRQpqWy/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/10_DhEzzm1DBrr-8qcUqIFxqmE_l2JWjJ/view?usp=sharing

Atividades 7 e 8 - Julho - Semana 4 

https://drive.google.com/file/d/1apxr96UuPv-qHgiLoIuOQUZrtcOn8tkw/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1G7B6UsG7-oYuhAzpCZf6K--Gf-hImVIE/view?usp=sharing

Atividades 9-10 - Agosto - Semana 5 - clica aqui

Atividades 11-12 - Agosto - Semana 6 - clica aqui

Atividades 13-14 - Agosto - Semana 7 - clica aqui

Atividades 15-16 - Agosto - Semana 9 - clica aqui

Atividades 17-18 -  Setembro - Semana 11 - clica aqui

Atividades 19-20 - Setembro - Semana 13 - clica aqui

Atividades 21-22 - Outubro - Semana 15 - clica aqui

Atividades 23-24 - Outubro - Semana 17 - clica aqui

Atividades 25-26 - Novembro - Semana 19 - clica aqui


             ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA

                         JULHO E AGOSTO

ENVIE SUAS ATIVIDADES PARA O E-MAIL:

teacheradrigeisler@gmail.com


                                      SEMANA 01 (08/07)


                                      
                                         SEMANA 02 (15/07)

SEMANA 03 (20/07)

https://www.blogger.com/blog/page/edit/777050274305674989/2813457877309835568#


                                      SEMANA 04 (29/07)



                               SEMANA 05 (05/08)



                             SEMANA 06 (12/08)




SEMANA 07 (24/08)


                               Atividades de Artes

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 06/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com

ATIVIDADE: Olhar revelador

O olho humano é um órgão extremamente complexo; atua como uma câmera, coletando, focando luz e convertendo a luz em um sinal elétrico traduzido em imagens pelo cérebro. Mas, em vez de um filme fotográfico, o que existe aqui é uma retina altamente especializada que detecta e processa os sinais usando dezenas de tipos de neurônios.  E é partindo desse órgão fascinante que iremos desenvolver esta atividade que, mais uma vez, estimulará o poder criativo dos alunos. A atividade consiste em o aluno criar uma imagem refletida em seu globo ocular.

 

 Como fazer:

Use a folha inteira de papel para desenhar um olho gigante, podendo acrescentar a sobrancelha e poucos traços do rosto. Em seguida, cada aluno criará uma imagem refletida no globo ocular no olho do personagem retratado. As possiblidades são infinitas e, com certeza, surgirão belíssimos trabalhos!   Observe, mas não copie!

                     




                               Atividades de Artes

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 13/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com



Atividade: Desenho Ilusão ótica


Modo de fazer:

Use sua mão como molde. Depois faça linhas horizontais na folha, tendo o cuidado de fazer as ondulações em cima do risco da mão. São elas que causarão o efeito 3D, como mostra a imagem abaixo.



                      





                               Atividades de Artes

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 27/07
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com


Atividade: A fantástica simetria dos insetos

Todos os dias nos deparamos com as formas simétricas produzidas pela natureza e nas obras dos homens. Nesta atividade, seremos inspirados pelo mundo dos insetos e a proposta é criar vários insetos imaginários e simétricos.

Como fazer:

Passo 01: Faça um retângulo e divida ao meio. Escolha um inseto, pode ser imaginário e desenhe somente numa parte do retângulo.

Passo 02: Depois de ter criado a primeira parte do inseto imaginário (com asas, olhos, pernas, chifres, exoesqueleto), dobre o papel e passe por cima do que você desenhou. Para facilitar ponha a folha no vidro da janela para poder enxergar. Depois é só riscar novamente o inseto do outro lado do papel.  Após desenhar contorne de preto e pinte. 

         
               

                         



                              Atividades de Artes

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 10/08
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com

Atividade: Pinturas tridimensionais.

Modo de fazer:

Crie um cenário ou uma paisagem, utilizando tiras de papelão ou papel mais grosso (embalagens de papel cartão, caixa de pizza, café, etc). Faça um esboço a lápis e após cole tiras de papel em cima como se estivesse fazendo o contorno. Se for pintar com lápis de cor ou giz de cera, pinte antes de colar o papelão. Se for pintar com tinta, cole o papelão, deixe secar, só depois de seco poderá pintar por dentro.

Observe as imagens:



                                                                                            



                               Atividades de Artes e Música

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 30/08
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Enviar as atividades de Música para  email:

1-                 Atividade de Artes:

O cartunista ou humorista gráfico é o desenhista especializado em cartum, um dos tipos de humor gráfico caracterizado por retratar de forma crítica aspectos que envolvem o dia a dia de uma sociedade.  Cartunistas podem trabalhar em diversos formatos, tais como animação, tira de jornal, charge, cartum e caricatura. Nesta atividade, você irá abusar da criatividade e criar caricaturas a partir de formatos pré-definidos.

Como fazer:

Crie cartuns usando como base os modelos propostos, seguindo as etapas de construção dos personagens. Siga os mesmos padrões dos itens 01, 02 e 03. Porém, a partir do item 4 (onde irão adicionar cabelos aos personagens),faça modelos exclusivos. Ou seja, desenvolver seus próprios personagens. Não copie!

        2- Música

Pesquise sobre o Hino Nacional e identifique o autor da letra da música. Procure o significado das seguintes palavras do Hino: plácidas, brado, retumbante, fúlgidos, penhor e idolatrada.



                               Atividades de Artes e Música

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 14/09
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Enviar as atividades de Música para  email:


1-  Atividade de Artes:

Desenhe linhas numa folha de revista ou jornal (se não tiver pinte uma folha de ofício) e depois faça 4 tipos de linhas desenhando com o lápis sem pressionar muito forte. Depois recorte e cole em outra folha. Observe as imagens abaixo.


1-     2-  Música

Pesquise sobre o ritmo gaúcho xote e quais os instrumentos musicais são utilizados.


                              Atividades de Artes e Música

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 28/09
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Enviar as atividades de Música para  email:


1-                  Atividade de Artes: Recordando a infância

Nesta atividade vocês irão fazer uma releitura do quadro “Jogos infantis” do ano de 1560 do artista holandês Pieter Brueghel. Nesta obra a cerca de 250 personagens participando de 84 brincadeiras, muitas delas são conhecidas como  cabra cega, pião, pula corda, bambolê, bolinha de gude, etc.

 

Como fazer:

Faça um resgate e retrate as saudosas lembranças que temos da infância. Anote num papel separado quais são suas brincadeiras e personagens infantis que mais gosta ou gostava. Cada pessoa independente da idade tem lembranças da infância. No desenho quero que represente algumas guloseimas (comida, doces) bebidas, uma brincadeira, um desenho animado, animal de estimação. Podem inserir colagens, desenho e pintura. A ideia é fazer um amontoados de lembranças e boas recordações.

                         


1-    2-  Música

Continuando a pesquisa sobre o ritmo gauchesco responda qual a origem do ritmo Rancheira?




__________________________________________________________________________

   GEOGRAFIA


Professora: Laura da Silva Gonçalves

Enviar atividades para o e-mail: laurasg04@yahoo.com.br

OBS: Não esqueça de colocar NOME, TURMA  e o número da atividade


PARA ACESSAR A ATIVIDADE BASTA CLICAR SOBRE O LINK

Atividade 1- Julho - Semana 1-  06 à 10/07



Atividade 2- Julho - Semana 2- 13 à 17/07



Atividade 3- Julho - Semana 3- 20 à 24/07



Atividade 4 - Julho - Semana 4 - 27 à 31/07



Atividade 5 - Agosto - Semana 5- 03 à 07/08



Atividade 6 - Agosto - Semana 6 - 10 à 14/08



Atividade 7 - Agosto - Semana 7- 17 à 21/08



Atividade 8  - Agosto - Semana 9- 31/08 à 04/09



Atividade 9 - Setembro - Semana 11- 14 à 18/09



Atividade 10 - Setembro - Semana 13 - 28/09 à 02/10



Atividade 11 - Outubro - Semana 15 -  13/10 à 23/10



Atividade 12 - Outubro - Semana 17 - 26/10 à 06/11



Atividade 13 - Novembro - Semana 19 - 03/11 à 13/11



Atividade - Novembro - Semana 21 (16/11 à 27/11)

Projeto - relatos do cotidiano de uma pandemia - sábado letivo


Atividade 14 - Dezembro - Semana 23 (30/11 à 11/12)

https://drive.google.com/file/d/10opxb8uC6bnO64XkplXbaM8G_0BBR_go/view?usp=sharing








-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
            Música

PROFESSOR: Fernando Aldeia

ENVIAR ATIVIDADES PARA: fernando.aldeia@hotmail.com

OBS: Não esqueça de colocar nome e turma.


Atividade 1- julho - 06/07 à 17/07


Atividade 2 - julho - 27/07 à 07/08


Atividade 3 - Agosto - 10/08 à 14/08



Atividade 4 - Agosto - 17/08 à 23/08


OBS: A partir do dia 31/08 as atividades de Música passaram a ser junto com as de Artes numa única postagem. Ver atividades de Artes postadas acima. 👆👆👆


                               Atividades de Artes e Música

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 13/10
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Enviar as atividades de Música para  email:


1-Atividade de Artes: Mapeando sombras

Nesta atividade você deve realizar o mapeamento de sombras, sendo uma ótima maneira de explorar o espaço e exercitar a observação.

 

Como fazer:

Observa em sua casa os objetos ou no pátio flores, arvores, o varal, grades, etc. Todos os tipos de coisas que fazem sombras interessantes. Coloque o papel sob a sombra e vire-a até encontrar uma posição legal. Em seguida trace a sombra refletida no papel usando o lápis grafite. Será preciso trabalhar rapidamente, pois as sombras mudam de lugar de acordo com o sol. O traçado da sombra terá destaque nesta atividade, pinte de preto ou cinza e o fundo bem colorido contrastando.

                                        


                                                        

  2- Música:

O que é musica e Erudita? Cite dois compositores de música Erudita.


                              Atividades de Artes e Música

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 26/10
Enviar as atividades de artes para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Enviar as atividades de Música para  email:


1-Atividade de Artes: Esqueletos

Nesta atividade você terá que desenhar como seria o esqueleto dos personagens. Abaixo estão alguns exemplos.



Desenhe os esqueletos dos personagens abaixo.

                                                   


2-Música:

Escolha uma música que você mais gosta e envie um vídeo ou por escrito.


                               Atividades de Artes

Turmas A6a, A6b,A6c, A6d
Data: 09/11
Enviar para o email: emanuelemnogueira@hotmail.com
Enviar as atividades de Música para  email:

1-Atividade de Artes:

Onomatopeias

 É uma característica presente em histórias em quadrinhos. É uma figura de linguagem que representa a escrita dos sons. Observe:

                                       
                                   

Algumas onomatopeias:

 

Som do Espirro Atchim!

Som da Tosse Cof, cof!

Som do Gato Miau!

Som do Cachorro Au! Au!

Som do Galo Cocoricó

Som do Coração Tum! Tum!

Som do Beijo Smack!

Som do Telefone Trimm!

Som de um Tiro Bang! Bang!

Som de Explosão Boom!

Som do Relógio Tic-tac!

Som do bater à porta Toc! Toc!

Som do Campainha Ding! Dong!

 

Escolha três onomatopeias da lista e represente como seria usado numa história em quadrinho, usando cores e letras diferentes.

                                                                                     

 2-Música:

 

a)      Pergunte aos seus pais qual a música que eles escutavam quando eram crianças?[










Nenhum comentário:

Postar um comentário