Atividades de Matemática – Julho/2020
Turmas A6A, A6B, A6C E A6D.
Semana 08/07 – Atividades 1 e 2
Semana 15/07 - Atividades 3 e 4
Semana 22/07 - Atividades 5 e 6
Semana 29/07 - Atividades 7 e 8
Atividades de Matemática – Agosto/2020
Turmas A6A, A6B, A6C E A6D.
Semana 05/08 - Atividades 9 e 10
Semana 12/08 - Atividades 11 e 12
Semana 24/08 - Atividades 13 e 14
Atividades de Matemática – Setembro/2020
Turmas A6A, A6B, A6C E A6D.
Semana 07/09 – Atividades 15 e 16
Semana 21/09 – Atividades 17 e 18
Atividades de Matemática – Outubro/2020
Turmas A6A, A6B, A6C E A6D.
Semana 05/10 – Atividades 19 e 20
Semana 19/10 – Atividades 21 e 22
ATIVIDADES DE AGOSTO - HISTÓRIA - PROF. JOSIANE
Semana 03/08
https://forms.gle/nrMBDVnuokA2ydHS8
Semana 10/08
https://docs.google.com/document/d/1WK0bot-amx-v2P6yx9PQelFQvqjAYyaNNCrzOUpzHgc/edit?usp=sharing
Semana 17/08
https://forms.gle/uCu6vCHrVu7wBv8A7
Semana 31/08
https://docs.google.com/document/d/1QR1un_YDqBH-_OujncCPKP7g1msWpsY2KgDy_XX1B4Y/edit?usp=sharing
ATIVIDADES DE SETEMBRO - HISTÓRIA - PROF. JOSIANE
Clique na semana desejada:
ATIVIDADES DE OUTUBRO - HISTÓRIA
SEMANA DE 13/10
COPIE O
TEXTO E AS QUESTÕES ABAIXO E RESPONDA:
O período inicial da
História humana na Terra foi chamado de PRÉ-HISTÓRIA e divide-se em – paleolítico,
neolítico e idade dos metais.
O Paleolítico foi um
período muito longo da história da humanidade, no qual os homens sobreviveram
da caça, da pesca e da coleta de frutas, sementes, raízes e folhas; por isso
ficaram conhecidos como caçadores e coletores. Para fazer seus instrumentos de
trabalho, os homens do Paleolítico batiam pedras duras em pedras menos
resistentes até conseguir os objetos desejados: pontas de projétil (lanças, por
exemplo), machados, pedras cortantes e arpões. Com essas ferramentas eles
abatiam animais, coletavam frutos e raízes, pescavam e faziam suas roupas.
Caçavam animais grandes, como o mamute, e perigosos, como o
tigre-dentes-de-sabre.
Os homens do
Paleolítico eram nômades, isto é, não tinham moradia fixa; sempre que a caça,
os peixes e os frutos de uma região começavam a rarear, eles se mudavam para
outra área em busca de alimentos.
- Em quais períodos se divide
a pré-história?
- Pesquise em dicionários,
livros ou na internet, o significado da palavra PALEOLÍTICO:
- Quais eram os alimentos das
pessoas do Paleolítico?
- O que significa NÔMADE?
- Qual era o motivo de os
povos estarem sempre se mudando de lugar?
- Qual a importância da descoberta do fogo para os primeiros humanos?
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1jb-3nKxrEXsAbVQzMdZUdGDypHDA953ajkiuOlUQ3qCWIA/viewform
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-CFpdSK-a3srLvOjolQfrtKg7SYTCdhGgUW04FmY7lff5WA/viewform
Componente Curricular: Ciências ATIVIDADES DE JULHO
Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo
Olá! Espero que estejam todos bem! Seguem as atividades se Ciências. Vocês irão clicar no link e entrar no formulário e responder.
Semana 01: atividades 1 e 2
Por favor enviar via e-mail para as respectivas professoras, contendo o nome, turma e número da atividade (somente as atividades 1 e 2, as demais será via formulário).
Semana 02: atividades 3 e 4
Semana 03: atividades 5 e 6
https://forms.gle/TwE6eU8BmjTWgD3o7
Semana 04: atividades 7 e 8
https://forms.gle/hoWYSRRnUXGhu12h7
Componente Curricular: Ciências ATIVIDADES DE AGOSTO
Professoras: Cristiane Luna e Dani Araújo
Semana 05: atividades 9 e 10.
https://forms.gle/u1qW4epwjig7WxQN7
Semana 06: atividade 11 e 12
https://forms.gle/wjLofv7HDzTYPDNFA
Semana 08: atividade 13 e 14
https://forms.gle/ewtYXYanPxn38mmKA
Atividades de Setembro
Semana 10: atividades 15 e 16
https://forms.gle/P7DwXvFJ5qe8LZdo7
Semana 12: atividades 17 e 18
Interdisciplinar Ciências, Religião, Espanhol e Inglês (respondendo uma vez, todas as disciplinas irão ver as respostas)
https://forms.gle/GDYdivobw9A81XRE8
Atividades de Outubro
Semana 14: atividade 19 e 20
https://forms.gle/khMZG2kUEXwYsiAn7
Semana 16: atividade 21 e 22
https://forms.gle/3AB7G492zhde5Yvb7
Atividades de Novembro
Semana 18: Atividades 23 e 24
Semana 20: Atividade geral da Escola e interdisciplinar 25 e 26 (em andamento)
____________________________________________________________
ENSINO RELIGIOSO
TRADIÇÃO ORAL E
ESCRITA / TEXTOS SAGRADOS OU ORAIS
OS PRIMEIROS REGISTROS PRÉ-HISTÓRICOS DA COMUNICAÇÃO DO SER HUMANO FORAM
ENCONTRADOS EM CAVERNAS EM FORMA DE DESENHOS. ERAM REPRESENTAÇÕES RUPESTRES DE
ANIMAIS, CAÇADORES, PLANTAS, RITUAIS E OUTROS ASPECTOS DO COTIDIANO, DENTRE
ELES, A POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO DE SUAS CRENÇAS. ESSES
REGISTROS POSSIBILITAM COMPREENDER OS COSTUMES DOS POVOS AO REPRESENTAREM A SUA
RELAÇÃO COM A NATUREZA E AS DAS PESSOAS ENTRE SI. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA
EXPRESSÃO DE COMUNICAÇÃO DO PASSADO PARA O PRESENTE.
O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA SE DEU DE FORMA PROGRESSIVA. NO DECORRER DA HISTÓRIA, A ESCRITA TORNOU-SE UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E REGISTRO DE ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DE DIFERENTES POVOS E CULTURAS. PARA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS, OS REGISTROS ESCRITOS GANHARAM, GRADATIVAMENTE, IMPORTÂNCIA COMO RECURSOS PARA CONSERVAR OS MODOS DE REALIZAR RITUAIS, CELEBRAÇÕES, EXPERIÊNCIAS, CRENÇAS E DIVULGAR HISTÓRIAS E ENSINAMENTOS QUE ERAM TRANSMITIDOS DE MANEIRA ORAL. OS REGISTROS ESCRITOS NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS CONSTITUEM-SE FONTES DE ENSINAMENTOS DA MENSAGEM RELIGIOSA, DA DOUTRINA, DAS NORMAS E PRECEITOS, COMO TAMBÉM DAS MANEIRAS DE RELACIONAR-SE COM O TRANSCENDENTE. DENTRE OS REGISTROS ESCRITOS, OS TEXTOS CHAMADOS SAGRADOS CONSTITUEM-SE COMO PATRIMÔNIO DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS POR SEREM UM INSTRUMENTO MATERIAL DE COMUNICAÇÃO E FONTE DE UNIDADE ENTRE OS SEGUIDORES, NOS QUAIS ENCONTRAM AS ORIENTAÇÕES PARA OBSERVAR A VIVÊNCIA DE SUA CRENÇA. ESSES REGISTROS AINDA SÃO IMPORTANTES, POIS POSSIBILITAM CONHECER AS DIFERENTES FORMAS DE CULTO AO TRANSCENDENTE QUE PASSARAM A SE CONSOLIDAR ATÉ OS DIAS ATUAIS.
O PODER DAS NARRATIVAS: DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO A PRESERVAÇÃO DA
MEMÓRIA.
A FORMA MAIS ANTIGA DE SE CONHECER HISTÓRIAS É ATRAVÉS DA ORALIDADE.
PROVAVELMENTE VOCÊ CONHECE ALGUMA HISTÓRIA CONTADA PELA SUA MÃE, QUE OUVIU DA
SUA AVÓ, QUE ANTES OUVIU DA MÃE DELA, OU SEJA, DA SUA BISAVÓ. TALVEZ NÃO TENHA
NENHUM REGISTRO ESCRITO, VOCÊ NÃO IRÁ ATÉ SUA ESTANTE PEGAR UM DIÁRIO E LER EM
VOZ ALTA AS HISTÓRIAS DE CENTENAS DE ANOS ATRÁS, MAS NEM POR ISSO VOCÊ DEIXARÁ
DE CONHECER E ENCANTAR-SE POR AQUELES MITOS, CONTOS, RITOS E ENSINAMENTOS.
A TRADIÇÃO ORAL TEM A FUNÇÃO DE PRESERVAR A MEMÓRIA ATRAVÉS DAS
HISTÓRIAS, E ASSIM GARANTIR ÀS NOVAS GERAÇÕES O CONHECIMENTO, A SABEDORIA DE
SEUS ANTEPASSADOS. PARA MUITOS GRUPOS A ORALIDADE É A ÚNICA FORMA DE RESGATAR E
PRESERVAR SUA ANCESTRALIDADE, PODEMOS CITAR COMO EXEMPLOS AS COMUNIDADES
INDÍGENAS E AFRICANAS.
HOJE, MAIS DE UM MILHÃO DE BRASILEIROS NÃO POSSUEM O PORTUGUÊS COMO SUA
LÍNGUA MATERNA. TEMOS MAIS DE 200 LÍNGUAS EM NOSSO TERRITÓRIO, ONDE MUITAS SÃO
INDÍGENAS E AINDA NÃO POSSUEM REGISTRO ESCRITO. E ESTE PODE SER UM DESAFIO A
PRESERVAÇÃO DESSAS COMUNIDADES. ATUALMENTE, MILHARES DE BRASILEIROS COM
ANCESTRALIDADE INDÍGENA E/OU AFRICANA DESCONHECEM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA OU
ACREDITAM NÃO TER UMA DE FATO.
A TRADIÇÃO ORAL NÃO SE APRESENTA SOMENTE EM FORMATO DE CONTOS E MITOS.
CANÇÕES E REZAS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PRESERVAÇÃO HISTÓRICA DE COMUNIDADES
INDÍGENAS E AFRICANAS.
AGORA É COM VOCÊ:
APÓS FAZER A LEITURA DOS TEXTOS ANTERIORES, FAÇA UM PEQUENO RESUMO
EXPLICANDO COM SUAS PALAVRAS QUAL A IMPORTÂNCIA DOS TEXTOS SAGRADOS (ORAIS E ESCRITOS).
ATIVIDADE DIA 15/07
OS LIVROS SAGRADOS
OS LIVROS SAGRADOS SÃO TEXTOS ESCRITOS QUE EM SEU SIGNIFICADO RELIGIOSO
APRESENTAM A EXPERIÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO DO SAGRADO, COMO TAMBÉM O MOMENTO DE
REGISTRO HISTÓRICO DA RELIGIÃO.
OS LIVROS SAGRADOS ADQUIREM “UMA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA INSUBSTITUÍVEL E
TORNAM-SE CONFIRMAÇÃO DA ORIGEM SOBRENATURAL DA RELIGIÃO, DA ORIGEM DIVINA DA
MENSAGEM, E COLOCAM-SE TAMBÉM, POR CONSEQUÊNCIA, COMO TUTELA DA ORTODOXIA”.
(TERRIN, 2003, P. 140).
PARA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS OS LIVROS SAGRADOS DEVEM SER PRESERVADOS
PARA NÃO COMPROMETER O ENSINAMENTO DA PRÓPRIA DIVINDADE. POR ISSO, COM A
INTENÇÃO DE PRESERVAR A UNICIDADE, AS RELIGIÕES ESTABELECEM CRITÉRIOS PARA A
INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DOS LIVROS SAGRADOS, QUE GERALMENTE SÃO:
Ø O LIVRO SAGRADO É O CENTRO DA TRADIÇÃO RELIGIOSA E
DEVE SER RESPEITADO.
Ø APRESENTA A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA SAGRADA.
Ø A MENSAGEM ESCRITA NO LIVRO SAGRADO É PRESERVADA AO
LONGO DO TEMPO. MESMO O TEXTO SENDO ESCRITO EM UM PERÍODO QUE NÃO É O ATUAL,
SUA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA REVELA SIGNIFICADO E ORIENTAÇÃO PARA O GRUPO
RELIGIOSO QUE A SEGUE.
Ø A NARRATIVA DA ESCRITA É SAGRADA E NÃO CIENTÍFICA. O HOMEM RELIGIOSO QUANDO ABRE O LIVRO SAGRADO ENCONTRA UMA
MENSAGEM DE ORIENTAÇÃO PARA A SUA VIDA.
Ø PARA A COMPREENSÃO DA MENSAGEM, O LEITOR DEVE
RESPEITAR NORMAS ESTABELECIDAS PELA PRÓPRIA MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA.
Ø OS LIVROS SAGRADOS PODEM APRESENTAR NOS SEUS TEXTOS
DIVERSAS FASES, OU SEJA, TEXTOS ESCRITOS EM TEMPOS DIFERENTES, AUTORIAS
DIVERSAS, LINGUAGENS DIFERENTES, ETC.
Ø DISTINGUE O TEMPO DO TEXTO DO TEMPO DO LEITOR E,
PORTANTO, A NECESSIDADE DE INSTRUMENTOS PARA COMPREENDÊ-LO E ATUALIZÁ-LO.
ATIVIDADES:
A) MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS SOBRE OS LIVROS
SAGRADOS:
( ) É O CENTRO DA TRADIÇÃO
RELIGIOSA; APRESENTA MENSAGEM DE ORIENTAÇÃO PARA A VIDA;
( ) TEM APRESENTAÇÃO CIENTÍFICA; SÃO
APRESENTADOS EM UMA ÚNICA LINGUAGEM.
B) MARQUE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE A FRASE A SEGUIR:
1) O HOMEM RELIGIOSO QUANDO ABRE O LIVRO SAGRADO ENCONTRA
UMA MENSAGEM DE ORIENTAÇÃO PARA A SUA _______________.
( ) VIDA
( ) MORTE
( ) SOBREVIVÊNCIA
2) MARQUE A ALTERNATIVA VERDADEIRA:
( ) O LIVRO SAGRADO É O CENTRO DA
TRADIÇÃO RELIGIOSA E DEVE SER RESPEITADO.
( ) O LIVRO SAGRADO NÃO TEM
IMPORTÂNCIA PARA A TRADIÇÃO RELIGIOSA, CADA UM DEVE AGIR COMO QUISER.
ATIVIDADE DIA 22/07
VAMOS CONHECER ALGUNS LIVROS SAGRADOS?
VEDAS, COLETÂNEA DE TEXTO –
HINDUÍSMO
O HINDUÍSMO É UMA DAS RELIGIÕES MAIS ANTIGAS
DO MUNDO. ESSA TRADIÇÃO RELIGIOSA TEVE INÍCIO COM A ANTIGA CULTURA VÉDICA POR
VOLTA DE 3.000 A.C. ATUALMENTE A RELIGIÃO É A TERCEIRA MAIOR DO MUNDO, FICANDO
ATRÁS APENAS DO CRISTIANISMO E DO ISLAMISMO.
UM DOS LIVROS SAGRADOS PARA OS
HINDUÍSTAS, QUE FOI COMPILADO POR VOLTA DE 3.000 A.C., CHAMA-SE VEDAS.
TRATAM-SE DE QUATRO COLEÇÕES DE
HINOS, ORAÇÕES E TEXTOS RITUALÍSTICOS, REVELADOS AOS ANTIGOS SÁBIOS. O MAIS
ANTIGO E SAGRADO É O RIG VEDAS.
VEDAS SIGNIFICA: “SABER E
CONHECIMENTO”.
É CONSIDERADA PELA HISTÓRIA A
ESCRITURA SAGRADA MAIS ANTIGA DA HUMANIDADE.
OS VEDAS PODEM SER DIVIDIDOS
EM DUAS GRANDES PARTES. A PRIMEIRA É O SHRUTI (OUVIDOS), ONDE ESTÃO OS TEXTOS
REVELADOS; E O SEGUNDO O SHMRITI (LEMBRADOS), QUE SÃO OS TEXTOS QUE O PRÓPRIO
HOMEM PRODUZIU.
SAIBA MAIS
OS VEDAS TIVERAM GRANDE
IMPORTÂNCIA PARA O INÍCIO DO HINDUÍSMO, POR MEIO DELES FOI POSSÍVEL REUNIR AS
DIVERSAS CRENÇAS PRÉ-HISTÓRICAS EM UM MESMO SISTEMA RELIGIOSO. SUA ESSÊNCIA
ESTÁ NO RESPEITO AOS ANCESTRAIS E A VINCULAÇÃO AOS DEUSES.
UM DOS PRINCÍPIOS QUE APARECEM NESSES ESCRITOS É A TOLERÂNCIA AOS OUTROS CREDOS (DIVERSAS FORMAS DE CRER),
PERMITINDO UMA CONVIVÊNCIA PACÍFICA COM OUTROS SERES QUE NASCEM EM OUTRAS
RELIGIÕES.
ATIVIDADES:
1-MARQUE VERDADEIRO OU FALSO:
( ) O HINDUÍSMO SURGIU DEPOIS DE CRISTO
( ) O HINDUÍSMO É A MAIOR RELIGIÃO DO MUNDO
( )UM DOS LIVROS SAGRADOS PARA OS HINDUÍSTAS,
QUE FOI COMPILADO POR VOLTA DE 3.000 A.C., CHAMA-SE VEDAS.
( ) VEDAS É CONSIDERADA PELA HISTÓRIA A
ESCRITURA SAGRADA MAIS ANTIGA DA HUMANIDADE
2-MARQUE A ALTERNATIVA
CORRETA:
VEDAS SIGNIFICA:
( ) RELIGIÃO SAGRADA
( ) SABER E CONHECIMENTO
UM DOS PRINCÍPIOS CONTIDOS EM
VEDAS É:
( ) TOLERÂNCIA AOS OUTROS CREDOS (DIVERSAS
FORMAS DE CRER), PERMITINDO UMA CONVIVÊNCIA PACÍFICA COM OUTROS SERES QUE
NASCEM EM OUTRAS RELIGIÕES.
( ) CONVICÇÃO EM UMA ÚNICA FORMA VERDADEIRA
DE CRER
ATIVIDADE DIA 29/07
NESTA AULA PROPONHO
FAZER UMA LEITURA REFLEXIVA. PARA QUE POSSA PARAR UM POUCO E ANALISAR COMO VOCÊ
TEM ENFRENTADO ESSA SITUAÇÃO SE ISOLAMENTO.
NOS PEQUENOS TEXTOS
ENCONTRARÁ DICAS QUE SUGEREM UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E PARA MANTER SUA
SAÚDE ATRAVÉS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.
GUIA PARA PROTEGER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE
ISOLAMENTO SOCIAL
NÃO SE SINTA PRESSIONADO COM AULAS VIRTUAIS: OS PROFESSORES ESTÃO
DISPONÍVEIS PARA DÚVIDAS E DIFICULDADES DE CADA UM. POR ISSO, NÃO DEIXEM DE
INFORMÁ-LOS QUANTO ALGUM PROBLEMA DE ACESSO ÀS MATÉRIAS, RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES,
ETC. O DIÁLOGO É A MELHOR SOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA. MAS LEMBRE-SE: EXISTE
HORA ADEQUADA PARA TUDO, E TALVEZ A RESPOSTA NÃO VENHA IMEDIATAMENTE.
TENHA
PACIÊNCIA!
TUDO SE
RESOLVERÁ!
AMBIENTE DE
ESTUDO
FAÇA
PLANEJAMENTOS DIÁRIOS E SEMANAIS, COLABORE COM A ORGANIZAÇÃO DO SEU LOCAL DE ESTUDO,
DA SUA CASA. AO ACORDAR TIRE O PIJAMA, TOME BANHO, COLOQUE UMA ROUPA
CONFORTÁVEL, SE ALIMENTE, ABRA AS JANELAS E SE PREPARE PARA MAIS UM DIA.
PREENCHER O TEMPO COM ATIVIDADES SAUDÁVEIS PARA AJUDAR A GERAR BEM-ESTAR PARA
SUA MENTE.
TENHA UMA BOA NOITE DE SONO DORMIR MAL PODE CAUSAR REDUÇÃO DA IMUNIDADE,
ALTERAÇÕES NO HUMOR, AUMENTO DO
ESTRESSE, DORES DE CABEÇA, ETC. POR ISSO É
IMPORTANTE TER UM SONO
REGULAR E DEFINIR AS HORAS DO DIA
QUE SERÃO DEDICADAS AO ESTUDO E AS HORAS QUE SERÃO DEDICADAS A OUTRAS ATIVIDADES,
COMO TAREFAS DE CASA E CUIDADOS PESSOAIS.
O SEGREDO DE UMA BOA CONVIVÊNCIA
FAMILIAR NO COTIDIANO
ATIVIDADE
SEJA CRIATIVO E CONSTRUA SEU PRÓPRIO QUADRO DE BOA
CONVIVÊNCIA FAMILIAR. CONTENDO 10 FRASES (CRIADAS POR VOCÊ) DAS
REGRAS DA FAMILIA (PODE SER FEITO COM MATERIAL QUE VOCÊ TEM EM CASA: EM
CARTOLINA, PAPEL PARDO, EVA, FOLHA DE OFÍCIO A4, PAPELÃO, PAPEL COLORIDO, CAPA
DE CADERNO VELHO QUE VOCÊ NÃO USE
MAIS, RECORTES DE REVISTAS OU JORNAIS, ENTRE OUTRAS). ESCREVA COM FORMATOS DE LETRAS DIFERENTES, CORES DIFERENTES (USE LÁPIS DE COR, CANETINHAS, TINTA GUACHE...), INSTIGUE
A SUA IMAGINAÇÃO! DEPOIS DE PRONTO COLOQUE EM UM LOCAL VISÍVEL PARA
TODOS DA CASA ONDE VOCÊ PREFERIR. E TIRE
UMA FOTO JUNTO COM SEU QUADRO E ENVIE
PARA A PROFESSORA.
ENSINO RELIGIOSO
AULA 05
Clique no link a seguir para acessar a aula:
AULA 05 (SEMANA 05.08 à 09.08)
AULA 06
Clique no link a seguir para acessar a aula:
AULA 06 (SEMANA 12.08 à 16.08)
AULA 07
Clique no link a seguir para acessar a aula:
AULA 07 (SEMANA 24.08 à 28.08)
AULA 08
Clique no link a seguir para acessar a aula:
AULA 08 (SEMANA 08.09 à 12.09)
AULA 09
Clique no link a seguir para acessar a aula:
_____________________________________________________________________________________________________
Português - SOMENTE TURMA A6D
PROFESSORA: Cláudia Leite 🔰🔰✋✋😤😤
Enviar atividades para o e-mail: atividadespandemiansl@gmail.com
OBS: Não esquecer de colocar nome e turma
Ativ. 1 e 2 - Português- Julho - Semana 1 e 2 (06/07 à 17/07)
https://drive.google.com/file/d/1X8s6YcbX66NiGYcXc5EoJqK53pZfpsl9/view?usp=sharing
Ativ. 3 e 4 - Português - Julho - Semana 3 (20/07 à 24/07)
https://drive.google.com/file/d/1cqTBirEwPiYiFltH3-Jxu9n5wMPvOqdZ/view?usp=sharing
Ativ. 5 e 6 - Português - Julho - Semana 4 (27/07 à 07/08)
https://drive.google.com/file/d/1BCGKmTA3qJHDEGo7nLrWufVog3qcvBaC/view?usp=sharing
Ativ. 7 e 8 - Português - Julho - Semana 5 (27/07 à 07/08)
https://drive.google.com/file/d/1Q_tlGwD0SC-Ja50OJ6GifjdMnArV98vC/view?usp=sharing
Ativ. 9 e 10 - Português - Agosto - Semana 6 (10/08 à 14/08)
https://drive.google.com/file/d/1Sl3ZeDabhHq8Sfs3DTg_pxyau2HK2OpQ/view?usp=sharing
Ativ. 11 e 12 - Português - Agosto - Semana 7 (17/08 à 28/08)
https://drive.google.com/file/d/1cTtVmRSoNpE36-TDKKpJd-ZWDYNJWvEx/view?usp=sharing
Ativ. 13 e 14 - Português - Agosto - Semana 7 (17/08 à 28/08)
https://drive.google.com/file/d/1oYa7KrXNeLaXlJ4mXAGlz92mB89gJe-X/view?usp=sharing
Ativ. 15 e 16 - Português - Agosto - Semana 9 ( 31/08 à 11/09)
https://drive.google.com/file/d/1htx8M6AkRhuCCo0vxAn1FVr5KuqVhaFQ/view?usp=sharing
Ativ. 17 e 18 - Português - Setembro- Semana 11 (14/09 à 25/09)
https://drive.google.com/file/d/1MysxSx7KoFW7pw0r3rNeS7Kcmr8BZSJV/view?usp=sharing
Ativ. 19 e 20 - Português - Setembro - Semana 13 (28/09 à 09/10)
https://drive.google.com/file/d/13n_krgaei5oEWxdWjUvd9QhOr1UEfh2g/view?usp=sharing
Ativ. 21 e 22 - Português - Outubro - Semana 15 (13/10 à 23/10)
Ativ. 23 e 24 - Português - Outubro - Semana 17 ( 26/10 à 06/11)
https://forms.gle/Nv8iW7XhkSGhax3W6
Ativ. 25 e 26 - Português - Novembro - Semana 19 ( 03/11 à 13/11)
https://forms.gle/TxsjAKKxF3S1Cc3B9
Ativ. 27 e 28 - Português - Novembro - Semana 21 (16/11 à 27/11)
Projeto - relatos do cotidiano de uma pandemia - sábado letivo
Ativ. 29 e 30 - Português - Dezembro - Semana 23 (30/11 à 11/12)
https://forms.gle/SxbSP7RU2Yn3QZaA8
_____________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADES DE PORTUGUÊS.
TURMAS A6A, A6B e A6C
Professora JANAÍNA
Enviar para o e-mail: profjanaina2017@gmail.com
Não esquece de colocar teu nome e tua turma!
Atividades 1 e 2 - Julho - Semana 1
https://drive.google.com/file/d/1h6mKGZzRjmmXMRr-HD6iXNdPmvyucnYO/view?usp=sharing
Atividades 3 e 4 - Julho - Semana 2
https://drive.google.com/file/d/1rmSyGvqlJt9A9H69TINNqcl4z3kntLIq/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1XspAsFrM9XdTzCU8PK3vK3RAw7tOlIE3/view?usp=sharing
Atividades 5 e 6 - Julho - Semana 3
https://drive.google.com/file/d/1hdlCFy8jTIi-AzooyRsXyuyNlrRQpqWy/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/10_DhEzzm1DBrr-8qcUqIFxqmE_l2JWjJ/view?usp=sharing
Atividades 7 e 8 - Julho - Semana 4
https://drive.google.com/file/d/1apxr96UuPv-qHgiLoIuOQUZrtcOn8tkw/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1G7B6UsG7-oYuhAzpCZf6K--Gf-hImVIE/view?usp=sharing
Atividades 9-10 - Agosto - Semana 5 - clica aqui
Atividades 11-12 - Agosto - Semana 6 - clica aqui
Atividades 13-14 - Agosto - Semana 7 - clica aqui
Atividades 15-16 - Agosto - Semana 9 - clica aqui
Atividades 17-18 - Setembro - Semana 11 - clica aqui
Atividades 19-20 - Setembro - Semana 13 - clica aqui
Atividades 21-22 - Outubro - Semana 15 - clica aqui
Atividades 23-24 - Outubro - Semana 17 - clica aqui
Atividades 25-26 - Novembro - Semana 19 - clica aqui
ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA
JULHO E AGOSTO
ENVIE SUAS ATIVIDADES PARA O E-MAIL:
teacheradrigeisler@gmail.com
SEMANA 01 (08/07)
https://www.blogger.com/blog/page/edit/777050274305674989/2813457877309835568#
SEMANA 04 (29/07)
SEMANA 05 (05/08)
SEMANA 06 (12/08)
ATIVIDADE: Olhar revelador
O olho humano é um órgão
extremamente complexo; atua como uma câmera, coletando, focando luz e
convertendo a luz em um sinal elétrico traduzido em imagens pelo cérebro. Mas,
em vez de um filme fotográfico, o que existe aqui é uma retina altamente
especializada que detecta e processa os sinais usando dezenas de tipos de
neurônios. E é partindo desse órgão
fascinante que iremos desenvolver esta atividade que, mais uma vez, estimulará
o poder criativo dos alunos. A atividade consiste em o aluno criar uma imagem
refletida em seu globo ocular.
Como fazer:
Use a folha inteira de papel para desenhar um olho gigante, podendo acrescentar a sobrancelha e poucos traços do rosto. Em seguida, cada aluno criará uma imagem refletida no globo ocular no olho do personagem retratado. As possiblidades são infinitas e, com certeza, surgirão belíssimos trabalhos! Observe, mas não copie!
Atividade: Desenho Ilusão ótica
Modo de fazer:
Use sua mão como molde. Depois faça linhas horizontais na folha, tendo o
cuidado de fazer as ondulações em cima do risco da mão. São elas que causarão o
efeito 3D, como mostra a imagem abaixo.
Todos os dias nos deparamos com as formas simétricas
produzidas pela natureza e nas obras dos homens. Nesta atividade, seremos
inspirados pelo mundo dos insetos e a proposta é criar vários insetos
imaginários e simétricos.
Como fazer:
Passo 01: Faça um retângulo e divida ao meio.
Escolha um inseto, pode ser imaginário e desenhe somente numa parte do
retângulo.
Passo 02: Depois de ter criado a primeira parte do inseto imaginário (com asas, olhos, pernas, chifres, exoesqueleto), dobre o papel e passe por cima do que você desenhou. Para facilitar ponha a folha no vidro da janela para poder enxergar. Depois é só riscar novamente o inseto do outro lado do papel. Após desenhar contorne de preto e pinte.
Atividade: Pinturas tridimensionais.
Modo de fazer:
Crie um cenário ou uma paisagem, utilizando tiras
de papelão ou papel mais grosso (embalagens de papel cartão,
caixa de pizza, café, etc). Faça um esboço a lápis e após cole tiras de papel
em cima como se estivesse fazendo o contorno. Se for pintar com lápis de cor ou
giz de cera, pinte antes de colar o papelão. Se for pintar com tinta, cole o
papelão, deixe secar, só depois de seco poderá pintar por dentro.
Observe as imagens:
1- Atividade
de Artes:
O cartunista ou humorista gráfico
é o desenhista especializado em cartum, um dos tipos de humor gráfico
caracterizado por retratar de forma crítica aspectos que envolvem o dia a dia
de uma sociedade. Cartunistas podem
trabalhar em diversos formatos, tais como animação, tira de jornal, charge,
cartum e caricatura. Nesta atividade, você irá abusar da criatividade e criar
caricaturas a partir de formatos pré-definidos.
Como fazer:
Crie cartuns usando como base os
modelos propostos, seguindo as etapas de construção dos personagens. Siga os
mesmos padrões dos itens 01, 02 e 03. Porém, a partir do item 4 (onde irão
adicionar cabelos aos personagens),faça modelos exclusivos. Ou seja,
desenvolver seus próprios personagens. Não copie!
2- Música
Pesquise sobre o
Hino Nacional e identifique o autor da letra da música. Procure o significado
das seguintes palavras do Hino: plácidas,
brado, retumbante, fúlgidos, penhor e idolatrada.
1- Atividade
de Artes:
Desenhe linhas numa folha de revista ou jornal (se não tiver pinte uma folha de ofício) e depois faça 4 tipos de linhas desenhando com o lápis sem pressionar muito forte. Depois recorte e cole em outra folha. Observe as imagens abaixo.
1- 2- Música
Pesquise sobre o ritmo
gaúcho xote e quais os instrumentos musicais são utilizados.
1-
Atividade
de Artes: Recordando a infância
Nesta
atividade vocês irão fazer uma releitura do quadro “Jogos infantis” do ano de
1560 do artista holandês Pieter Brueghel. Nesta obra a cerca de 250 personagens
participando de 84 brincadeiras, muitas delas são conhecidas como cabra cega, pião, pula corda, bambolê,
bolinha de gude, etc.
Como fazer:
Faça um resgate e retrate as saudosas lembranças que temos da infância. Anote num papel separado quais são suas brincadeiras e personagens infantis que mais gosta ou gostava. Cada pessoa independente da idade tem lembranças da infância. No desenho quero que represente algumas guloseimas (comida, doces) bebidas, uma brincadeira, um desenho animado, animal de estimação. Podem inserir colagens, desenho e pintura. A ideia é fazer um amontoados de lembranças e boas recordações.
1- 2- Música
Continuando a
pesquisa sobre o ritmo gauchesco responda qual a origem do ritmo Rancheira?
Professora: Laura da Silva Gonçalves
Enviar atividades para o e-mail: laurasg04@yahoo.com.br
OBS: Não esqueça de colocar NOME, TURMA e o número da atividade
PARA ACESSAR A ATIVIDADE BASTA CLICAR SOBRE O LINK
Atividade - Novembro - Semana 21 (16/11 à 27/11)
Projeto - relatos do cotidiano de uma pandemia - sábado letivo
Atividade 14 - Dezembro - Semana 23 (30/11 à 11/12)
https://drive.google.com/file/d/10opxb8uC6bnO64XkplXbaM8G_0BBR_go/view?usp=sharing
1-Atividade de Artes: Mapeando sombras
Nesta
atividade você deve realizar o mapeamento de sombras, sendo uma ótima maneira
de explorar o espaço e exercitar a observação.
Como fazer:
Observa
em sua casa os objetos ou no pátio flores, arvores, o varal, grades, etc. Todos
os tipos de coisas que fazem sombras interessantes. Coloque o papel sob a
sombra e vire-a até encontrar uma posição legal. Em seguida trace a sombra
refletida no papel usando o lápis grafite. Será preciso trabalhar rapidamente,
pois as sombras mudam de lugar de acordo com o sol. O traçado da sombra terá
destaque nesta atividade, pinte de preto ou cinza e o fundo bem colorido
contrastando.
2- Música:
O que é musica e Erudita? Cite dois compositores de música
Erudita.
1-Atividade de Artes: Esqueletos
Nesta atividade você terá que desenhar como
seria o esqueleto dos personagens. Abaixo estão alguns exemplos.
Desenhe os esqueletos dos personagens
abaixo.
2-Música:
Escolha uma música que você mais gosta e
envie um vídeo ou por escrito.
1-Atividade de Artes:
Onomatopeias
Algumas onomatopeias:
Som do Espirro Atchim!
Som da Tosse Cof, cof!
Som do Gato Miau!
Som do Cachorro Au! Au!
Som do Galo Cocoricó
Som do Coração Tum! Tum!
Som do Beijo Smack!
Som do Telefone Trimm!
Som de um Tiro Bang! Bang!
Som de Explosão Boom!
Som do Relógio Tic-tac!
Som do bater à porta Toc! Toc!
Som do Campainha Ding! Dong!
Escolha três onomatopeias da lista e represente como seria usado
numa história em quadrinho, usando cores e letras diferentes.
2-Música:
a) Pergunte aos seus pais qual a música que eles escutavam quando eram crianças?[
Nenhum comentário:
Postar um comentário